Como colocar o Facebook em seu site

Ninguém duvida que o Facebook roubou a cena este ano. Além de estar nos holofotes da mídia, seu criador, Mark Zuckberg, ganhou até um filme contando sua história à frente da maior rede social do mundo. Com tanta fama e popularidade, o Facebook se tornou uma excelente forma de conectar pessoas e fazer negócios. Com mais de 500 milhões de membros, suas ferramentas permitem que empresas se comuniquem com facilidade com seus clientes.

O Facebook no seu site

Felizmente, a rede social permite que haja comunicação tanto dentro da rede, quanto fora dela. É aí que os plug-ins sociais entram em cena e permitem a integração entre o Facebook, os sites, clientes e empresas.

Opções de plug-ins

O Facebook oferece gratuitamente oito opções de aplicativos para integrar seu site com a rede social: Like Button, Activity Feed, Recomendations, Like Box, Login Button, Facepile, Live Stream e Comments. Cada um deles permite que uma ação seja realizada dentro de uma página e reproduzida dentro da rede social.

Like Button

O botão Like se tornou muito popular. Por meio dele, é possível compartilhar conteúdos de fora do Facebook dentro da rede.

Activity Feed

Este plug-in permite mostrar às pessoas que acessam seu site o que aconteceu recentemente. A partir de dados coletados do próprio Facebook, ele mostra para cada pessoa algo relacionado ao comportamento dela, ou seja, a partir de informações coletadas, o conteúdo exibido geralmente possui alguma relação com o que ela tem feito tanto no Facebook, quanto em seu site.

Recommendations

Assim como o Activity Feed, o aplicativo Recommendations usa o histórico do seu visitante para mostrar conteúdo personalizado. Quando ele acessa seu site logado no Facebook, o conteúdo exibido varia de acordo com seu histórico de interações na rede social.

Like Box

O aplicativo Like Box permite que os donos de páginas no Facebook atraiam mais “Curtir” a partir de seu próprio site. A partir deste app, é possível ver quantas pessoas curtiram a página da sua empresa, quais amigos já curtiram a página da empresa lá no Facebook, ler artigos recentes provenientes da página e também funciona como um atalho entre sua página no FB e seu cliente.

Login Button

O Login Button permite que pessoas façam o login em seu site a partir de sua conta no Facebook. Geralmente é usado em sites onde é possível deixar comentários, pois a pessoa não precisa se cadastrar em outro lugar para deixar sua opinião.

Facepile

O aplicativo Facepile mostra a foto de perfil das pessoas que curtiram seu site. é possível personaliza-lo e exibir apenas o número de “Curtir” recebidos.

Live Stream

O Live Stream é um aplicativo indicado para sites que produzem conteúdo em tempo real. Sites de notícias ou de eventos, por exemplo, podem usar o Live Stream para fomentar discussões sobre determinados assuntos na medida em que eles são apresentados.

Comments

O Comments também permite que as pessoas usem suas próprias contas no Facebook para interagir em seu site. Aplicativo é indicado também para sites que produzem conteúdo ou ecommerces que disponibilizam campos para a divulgação de opiniões sobre produtos.

Como colocar em seu site?

Os plug-ins do Facebook precisam ser personalizados de acordo com o seu site. Isso quer dizer que dependendo do que você for incluir em sua página, é necessário alterar algumas informações. Este processo é simples e qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento em programação consegue fazer.

Basicamente, em cada plug-in há um quadro do lado esquerdo (imagem) onde, basta inserir as informações necessárias para obter o código do aplicativo e inserir em seu site.

Depois de obter o código (imagem), aí é necessário conhecimento técnico para saber onde inseri-lo. Porém, basta contatar seu programador para que ele insira o código em sua página rapidamente.

Para conhecer mais sobre os Social Plug-ins do Facebook, acesse este link. Além destas opções, há mais algumas ferramentas disponíveis para inserir em seu site e personalizá-lo ainda mais. O Single Sign-on, Account Registration Data e o Serve-Side Personalization permitem incrementar ainda mais sua página com todos os recursos gratuitos do Facebook.

Convergência

Sem dúvida, com o boom das redes sociais em 2010, a palavra do ano é: convergência. O que se faz em seu site pode ser compartilhado em outros lugares e vice-versa. Fazer seu negócio conversar com seus clientes onde quer que eles estejam é uma estratégia muito importante, pois com cada dia mais informação na rede, é bom estar perto do seu consumidor onde quer que ele esteja. Contudo, nada de sufoca-lo. O Marketing Digital também demanda cautela e planejamento, como qualquer outra ação.

Até a próxima!

Comentários

  1. [...] quais são as peças mais votadas e, se desejar, entrar na brincadeira apenas clicando no botão “Connect with Facebook”. Automaticamente o Facebook mostra  seus amigos que também gostaram de algo da Levi’s e vocês [...]

  2. Ola Camila, quanto ao botão like após a aplicação dele mostra a contagem mas as fotos de quem gostou não apareceu, sabe poque?

    1. Deve ser porque você não está habilitando esta opção na hora de construir o botão. Tente testar o Facepile, pode ser que o problema seja resolvido. Abraços.

      1. sofocles monteiro disse:

        Ola! Camila descobri, oque acontece é que para mostrar a foto de quem gostou aquela pessoa tem que ser minha amiga.

        Obrigado, parabéns pela postagem.

      2. Ah tá. Que bom que deu certo. Abraços!

  3. Orlando Simões disse:

    É impressão minha oi Facepile e o Like box são a mesma coisa? Qual a diferença bácisa entre eles?

    1. Oi Orlando, pelo o que eu entendi, o Like Button oferece a opção “Curtir” o Facepile só mostra quem já curtiu, sem a opção para Curtir. Pelo o que entendi é isso. =D

  4. Muito Bom Camila,
    Suas informações foram muito utéis para desenvolvimento de meus projetos.. Obrigado.

    1. Obrigada Felipe! ^^

  5. [...] o lançamento dos Social Plugins, em abril de 2010, 10 mil sites, em média, os integram em seus [...]

  6. Camila, adicionei um botão curtir em um blog (www.linearprdg.blogspot.com) e lá aprarece que 5 pessoas curtiram a página. Abaixo coloquei um Like Box, que permite curtir a página do blog no Facebook. Gostaria de saber se é possível saber quem curtiu nesse primeiro botão.
    Obrigado !

    1. Oi Vinícius.

      Saber quem curtiu seria o nome das pessoas?

      Se for, acho que não tem como saber. A não ser que você use uma ferramenta de monitoramento e busque pelo link no Facebook ou algo do gênero.

      Bj

  7. angel disse:

    SALVE POMBA-GIRA MARIA PADILHA RAINHA DAS 7 ENCRUZILHADAS!. Atrás de mim você AMCL., vai vir de rastro, apaixonado e manso. Salve Pomba Gira MARIA PADILHA RAINHA DAS 7 ENCRUZILHADAS! Dizendo assim: Conheço a tua força e o teu poder, te peço que me atenda o seguinte pedido: QUE AMCL. não coma e não durma NÃO BEBA NÃO TRABALHE NÃO CONSIGA SE DIVERTIR FIQUE TRISTE DEPRIMIDO E SÓ PENSANDO EM MIM se não estiver ao meu lado. Que seu corpo queime de desejo E TESÃO por mim. Que seu desejo por mim o deixe cego para outras mulheres. Que nenhuma outra consiga fazer com que sinta prazer, somente eu terei esse poder. Que AMCL. deixe de vez todas as outras MULHERES QUE TIVER NA RUA, E EM CASA TOME ODIO E RAIVA DELAS E NÃO PROCURE MAIS NENHUMA OUTRA QUE NÃO SEJA EU. Que ele AMCL me procure a todo instante, HOJE, AGORA, desejando estar ao meu lado. E, que ME TENHA EM SEUS PENSAMENTOS O TEMPO TODO. AGORA, COM QUEM ESTIVER, ONDE ESTIVER ELE AMCL IRÁ PARAR PORQUE O seu PENSAMENTO ESTÁ EM MIM. IRÁ FICAR LOUCO DE DESEJO, TESÃO E FICARÁ MUITO EXCITADO AO PENSAR EM MIM, NESTE MOMENTO PEÇO A TI MINHA RAINHA MARIA PADILHA DAS 7 ENCRUZILHADAS QUE FAÇA MFL FICAR LOUCO DE PAIXÃO, DESEJO, TESÃO E MUITO EXCITADO POR MIM, E FICARA LOUCO DE VONTADE DE ESTAR COMIGO, ME ABRAÇAR, ME BEIJAR E FAZER AMOR LOUCAMENTE COMIGO. E Ao deitar, ao acordar, que tenha sonhos ERÓTICOS comigo fazendo assim com que SE APAIXONE CADA VEZ MAIS POR MIM. PEÇO AJUDA A TI MINHA RAINHA MARIA PADILHA DAS 7 ENCRUZILHADAS, QUE FAÇA AMCL ME ACHAR LINDA, ME ACHAR GOSTOSA E ACHAR O MEU CORPO LINDO E FICAR LOUCO POR MIM E SENTIR MUITO MUITO MUITO E MUITO CIUMES DE MIM. Que AMCL sinta prazer somente por ouvir minha voz. Faça ele sentir por mim um desejo fora do normal como nunca sentiu por outra e nunca sentirá. PEÇO A TI MINHA RAINHA MARIA PADILHA DAS 7 ENCRUZILHADAS QUE ME TORNE UMA MULHER MUITÍSSIMO BOA DE CAMA, QUE EU SEJA FOGOSA, ATRAENTE, SEDUTORA, SEXY, ME DE O PODER DE CONQUISTAR A TODOS OS HOMENS QUE EU QUISER E QUE EU LEVE MFL. A LOUCURA QUANDO ESTIVERMOS FAZENDO AMOR, QUE ELE GOZE VÁRIAS VEZES E SÓ DE ENCOSTAR EM MIM ELE FIQUE LOUCO DE TANTO DESEJO E MUITO EXCITADO, QUE A GENTE FAÇA AMOR LOUCAMENTE COMO DOIS ANIMAIS SELVAGENS NO CIO, QUE A GENTE SEMPRE CONSIGA GOZAR JUNTOS E SEJA UMA EXPLOSÃO DE TANTO AMOR, DESEJO E TESÃO. Agradeço por estar trabalhando a meu favor. Vou divulgar SEU nome em troca deste pedido,E SEMPRE VOU LEMBRAR DE TI,DANDO O QUE GOSTAS,TE PEÇO, ME TRAGA MFL MUITO MUITO MUITO MUITO APAIXONADO, CARINHOSO, ROMANTICO E AMAVEL COMIGO. OBRIGADA MINHA RAINHA MARIA PADILHA DAS 7 ENCRUZILHADAS, CONFIO EM TEUS PODERES E QUERO QUE ESTEJA SEMPRE JUNTO DE MIM, ME TORNE UMA MULHER MUITO LINDA, JOVEM, DELICADA, AMADA E QUERIDA POR TODOS, ABRA TODOS OS MEUS CAMINHOS AJUDE-ME A CONSEGUIR TUDO O QUE EU QUERO COM RAPIDez E URGÊNCIA, ME AJUDE NA PARTE FINANCEIRA TAMBÉM POIS ESTOU PRECISANDO MUITO DE DINHEIRO, . MUITO OBRIGADA POR TUDO SEJA MINHA GUARDIÃ TODO O MOMENTO.

    1. Aprovei só para mais pessoas pensarem o mesmo que eu: WTF pomba-gira?

      1. Jonas Rafael disse:

        Parabéns pelo post Camila, o(a) engraçadinho(a) aí num tem noção não neah… rsrsrsrs

        Jamais deve ter ouvido a palavra censura e jamais teve o mínimo de conhecimento em programação. Aí no lugar estar ajudando com comentários, mesmo que críticos, para sabermos a opinião real, fica perdendo tempo com ctrl+c e ctrl+v… kkkkkk

        Aliás, pelo menos mais um com o mesmo que você! ;)

        Abraço….

        Sobre Jonas Rafael (perto de você fico com vergonha… :$ …tenho só 3 especialidades)
        Técnico em Informática, administrador de redes, web designer.

  8. Carlos Félix disse:

    Camila,

    Você sabe me informar se existe algum plug-in do Facebook que eu possa colocar no meu site, e aparecer no site o que eu postar no facebook?

    Ex.: e-commerce de informatica.
    ao fazer um post no facebook do e-commerce, exibir esses posts direto no site?!

    Grato

    1. Oi Carlos.

      Você pode usar o Like Box. Acesse o Facebook Developers e crie a sua. Aqui tem mais infos: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2011/02/como-inserir-os-plug-ins-do-facebook-em-seu-site.html

  9. [...] à frente e começou a indexar o conteúdo de comentários feitos por usuários em sites que usam o social plugin “Comentários”, do [...]

  10. Olá camila, primeiramente parabéns pelo artigo… gostaria de saber se tem como eu postar um artigo no meu site, e atualizar no facebook? Pelo que eu entendi, somente dá o contrário. Eu posto algo no face e aparece no “like box”.

    1. Oi Alexandre. Você pode usar apps como o Networked Blog, RSS for pages ou RSS Grafitti. Tudo o que você posta em seu site ou blog, vai para o Facebook via RSS.

  11. [...] nele ao invés do botão real e, por não conseguirem, deixar sua fanpage. Se possível, coloque um plugin social do Like Button ou deixe isso para [...]

  12. No facebook like button do meu blog não aparece os botões like e send e nem aparece as pessoas que curtiram (duas pessoas que são amigas minhas já deram o curtir pelo facebook).

    Como resolver este problema?

    1. Camila Camargo disse:

      Você pode usar plugins diferentes que tenham estes botões (Like e Send). Acesse a página de criação dos plugins e crie o plugin com estes botões. Aqui há todos os plugins: http://pontocomteudo.com/2010/12/22/como-colocar-o-facebook-em-seu-site/

  13. Renato Pika disse:

    Estou usando o Facepile

    como q eu faço para que quando um usuário curta minha página no meu site, seja postado no mural do usuário que curtiu??

    desde já agradeço!

  14. Claudia Lima disse:

    Olá Camila,
    Tenho um blog. Para utilizar os aplicativos do Face, devo abrir uma nova página de Face para o Blog? ou faço através de minha página pessoal do face?

    1. Anônimo disse:

      Oi Cláudia. Depende dos seus objetivos. Se o blog é profissional, acho legal criar uma página só para ele. mas se forem publicações pessoais, não vejo problema em estar vinculado à sua página. Bjo

  15. Anônimo disse:

    espera um tutorial mais detalhado …

    1. Camila Camargo disse:

      Hum.

  16. Jeguetall disse:

    num ensinou nada

    1. Camila Camargo disse:

      Rs

  17. D Logmengao disse:

    nao entendi bst nenhuma só piorou peste

    1. Camila Camargo disse:

      auahuahauah. É a vida!

    2. Só sabe falar palavrão? Por Faz um curso pago então!
      Educação mandou lembrança!

  18. Edgard Romão disse:

    Obrigado pelas explicações e exemplos. Sucesso

    1. Camila Camargo disse:

      De nada ;D

  19. Radi disse:

    Peço a gentileza se possivel… uma informação:
    tenho um site e preciso estar atualizando as fotos diariamente retiradas do facebook.
    Existe alguma forma onde eu possa atualizar o meu site obtendo as fotos do facebook automaticamente? POR FAVOR ME RESPONDAM radi@yrfa.com.br

    1. Camila Camargo disse:

      Não conheço nada que faça esse serviço automaticamente. Se as fotos forem postadas em seu mural, você pode usar o Like Box com a opção de exibir o feed de notícias. Assim, tudo o que for postado em sua página, será exibido dentro do aplicativo. Procure por plugins sociais aqui no blog para saber mais.

  20. [...] navega pela web já deve ter curtido, compartilhado ou comentado algum conteúdo utilizando os Plug-ins sociais. Aqui em nosso blog, no fim deste texto, você encontrar vários botões de compartilhamento que [...]

  21. [...] site que utilize o Login do Facebook e ofereça experiências [...]

  22. [...] texto “Como colocar o Facebook em seu site” é possível entender como gerar os plug-ins e como coloca-los no site ou blog da sua empresa. [...]

  23. Ialdo Belo disse:

    Muito bom! Técnico, mas acessível. Bem escrito, mas sem afetações.

    Parabéns!
    Ialdo Belo

    1. Camila Camargo disse:

      Muito obrigado Ialdo!

  24. Um pouco tecnico para iniciantes ou não-programadores, porém muito sugestivo e util…

  25. [...] é possível observar, os plug-ins sociais do Facebook podem ser usados nos mais diferentes casos. De e-commerces, sites de conteúdo ou de encontros, o [...]

  26. Lucy Duarte disse:

    Eu tenho um site, como faço para quando o cliente clicar no botão do facebook, ele ser redirecionado para a minha fanpage. Desde já agradeço

  27. Etienne disse:

    alguem poderia me informar se é possivel colocar os posts da fan page no site ? Obrigada pela ajuda

    1. Camila Camargo disse:

      Etienne, tente utilizar o plugin Like Box com a opção Stream habilitada.

  28. Marcelo Design disse:

    gostei da explicação quem não tem paciencia para entender faz que nem vc flw vai fazer um cursooooo o mal educado!!!!

    obrigado pela ajuda pra mim ajudou muito a explicação curti :)

    1. Camila Camargo disse:

      Muito obrigada Marcelo!