Como ser uma blogueira de sucesso: 9 dicas imperdíveis!

Nunca uso textos de outros autores na íntegra, mas hoje vou reproduzir um texto publicado no Ponto Marketing escrito pelo simpático Gabriel Galvão. O Gabriel entrou em contato comigo por email para que eu e mais algumas blogueiras, só a mulherada, deixassem algumas dicas para as meninas que têm interesse em começar a blogar.

Várias autoras de blogs profissionais ou amadores deram suas dicas e, com isso, o artigo “Como ser uma blogueira de sucesso: 9 dicas imperdíveis!” foi ao ar no dia 31 de janeiro. Agora, você pode ler o post na íntegra e acompanhar algumas dicas das meninas que estão agitando a blogosfera. 

O mundo dos blogs é muito vasto e democrático. Quem viaja pelos blogs, principalmente os brasileiros, vê que não existe idade, cor ou sexo: todo mundo bloga e bloga muito! No entanto, tenho percebido que as mulheres têm se saído muito bem na blogosfera brasileira, o que não é de se estranhar. Como as mulheres conseguem colocar grandes doses de capricho e dedicação em tudo que fazem, elas também conseguem criar e manter blogs de muito sucesso.

Baseado nisso, conversei online com algumas das melhores blogueiras do Brasil e consegui reunir 9 dicas muito importantes para as blogueiras iniciantes que querem se destacar no mundo dos blogs. Vejam as dicas das especialistas:

Renata Alves – Gestão Feminina

“Considero que um trabalho que contribuiu para consolidar a audiência do Gestão Feminina foi o cuidado com as pautas. Uma vez por semana eu analiso os temas que considero interessantes para as leitoras e determino as datas de publicação dos artigos. Quando o leitor sabe quando e em que horário terá texto novo no blog, ele volta, principalmente se o conteúdo for bem trabalhado. Outra coisa que considero importante são as parcerias. Em meu blog há links e banners de parceiros importantes, que agregam valor ao meu trabalho. Isso me ajuda a rankear o blog (o pagerank é nível 3) e facilitar a leitura do visitante, que economiza tempo de procurar informações similares, bastando clicar nos parceiros.”

Cyntia Bravo – ComuniqueC

Seja inédita. É claro que em alguns casos uma notícia é de relevância geral e ficar sem comentar sobre o fato seria alienar seu blog. Mas, na maioria das vezes, o que importa é postar conteúdo novo. Por isso, é interessante sempre buscar referências em sites estrangeiros para trazer um panorama diferente para seus leitores. Além disso, escreva com o seu olhar. Copiar um texto é possível, desde que se ponha a referência, porém ter sua visão faz seu blog ser único e ter sua identidade, atraindo muito mais leitores que identificam em você mais um crítico do assunto.”

Suzie Clavery – Blog da Suzie Clavery

Modere os comentários só excluindo aqueles que forem de alguma forma muito pejorativos, que contenham palavrões, obscenidades ou preconceitos, pois eles podem trazer problemas judiciais inclusive para você, blogueiro(a). Fora isso, dê o máximo de liberdade de expressão para seus leitores. Aprenda que as críticas são bem-vindas e servirão para seu aprimoramento como escritor(a). Saiba ouvir e apreciar a opinião dos outros.”

Raquel Coelho – Tramado Por Mulheres

Dê o seu melhor, faça as coisas com o coração e com prazer! Quando você foca só em ter sucesso perde o foco em fazer um bom trabalho. Para ter um blog de sucesso é importante ter um conteúdo de qualidade, que seja interessante o suficiente para cativar cada vez mais leitores e deixá-los com aquele gostinho de quero mais.”

Misna e Sianny – Blog Hô Fia!

“Bom, acho que primeiro temos que estabelecer nosso público para que assim a linguagem seja bem recebida, haja um bom feedback. Direcionar o blog a um assunto é uma coisa bem importante, tem que dominar o que vai abordar para que sempre haja o que falar. Ser uma pessoa antenada é o básico!”

Red Hair – Red Hair Tattoo

“Na verdade, para se ter muitas visitas em um blog, basta ter um conteudo legal, bem escrito e de fácil compreensão, criar textos que interaja com seus leitores, creio que essa é a grande sacada.”

Camila Porto – .Com/Teúdo

Conheça, pelo menos, um pouco de SEO. Isso ajuda a posicionar bem seu blog em mecanismos de busca, ter seu conteúdo encontrado e, consequentemente, seus posts lidos.”

Fabrícia Nakashima – Gavetinha de Luxo

“Seja original e autêntica. Não tente copiar ninguém, pois os leitores irão perceber! Usar bem as redes sociais nem sempre é fácil, leia sobre o assunto, informe-se. Bem utilizadas, farão total diferença no crescimento do blog. Leia todos comentários e tente respondê-los sempre que possível, cada leitor conquistado é importantíssimo.”

Karol Nogueira - Apartamento Fashion

A Karol deixou um link para um post que ela tinha feito sobre publieditorial (também conhecido como post pago ou patrocinado). Importante para as blogueiras que querem começar a ganhar dinheiro com seus blogs.

Muito obrigado a todas que dispuseram do seu precioso tempo para enviar (duas vezes) suas maravilhosas dicas! Aprendemos muito com elas!

E que os machões de plantão deixem o preconceito de lado e prestem atenção nas ótimas dicas dessas mulheres. Elas sabem muito bem o que estão dizendo!

Até a próxima!

Veja o original em: http://www.pontomarketing.com/blog/como-ser-uma-blogueira-de-sucesso-9-dicas-imperdiveis/#ixzz1D70FugvE

Comments

  1. [...] This post was mentioned on Twitter by Marcella Hortencio, SBGC. SBGC said: só para as mulheres: Como ser uma blogueira de sucesso: 9 dicas imperdíveis! http://ow.ly/3RdWj [...]

  2. monique nunes says:

    Oi, adorei as dicas, quero criar um dia um blog sobre moda, vou começar a faculdade de moda ano que vem, e pretendo criar um junto com meu primo, que cursa publicidade, para divulgar o trabalho dele, gostaria de saber como conseguir ganhar dinheiro com isto? e se é fácil?

    1. Oi Monique. Que bom que você gostou =D Sucesso no seu blog. Espero que você vá longe com ele!

      Sobre ganhar dinheiro, nunca é fácil ganhar dinheiro. Se fosse, todos seriam ricos. ahahah. Mas se você tiver um bom conteúdo, se dedicar e ter muitos acessos no seu blog, você pode ganhar dinheiro com publicidade. Se não, se seu blog for bacana, você pode se tornar uma referência e ganhar dinheiro indiretamente com ele.

      Bjs