Google começa a indexar comentários nos plugins sociais

Na briga entre o Google e Facebook, ser sensato pode ser decisivo para vencer. Não que eu considere Google e Facebook concorrentes diretos, mas acredito que eles brigam mais pelo número de usuários e, consequentemente, mais publicidade, do que por serviços.

Enfim, com briga ou não, a Google deu um passo à frente e começou a indexar o conteúdo de comentários feitos por usuários em sites que usam o social plugin “Comentários”, do Facebook.

É o que afirma o site Digital Inspiration. Por ser um post bem esclarecedor, resolvi traduzi-lo para quem não tem afinidade com o inglês poder entender o que está acontecendo e como isso pode mudar no SEO de sites.

Grande parte das ferramentas de comentários como Disqus, Intense Debate e Comentários do Facebook, tornam muito fácil permitir uma área de comentários em sites e blogs. Por outro lado, alguns desses mecanismos de comentários utilizam JavaScript e geralmente o conteúdo dos comentários não pode ser indexados pelos mecanismos de pesquisa.

Em outras palavras, suas páginas raramente podem ser beneficiadas na área de SEO se utilizar uma ferramenta de comentários em JavaScript. Porém, isso parece ter mudado, pelo menos no caso do Google.

Os robôs do Google, que leem as páginas na web, estão agora indexando os comentários feitos no plugin social “Comments”, assim como leem outros conteúdos. O mais interessante é que agora é possível realizar buscas no Google e encontrar resultados de todos os comentários feitos por uma pessoa no Comments do Facebook.

Para dar um exemplo, em seguida há uma comentário feito por Robert Scoble, em uma página do TechCrunch.

A seguir o mesmo comentário está disponível na busca do Google.

Se você estava evitando usar os Comentários do Facebook em seu site ou blog por causa deste problema na indexação, agora é possível reconsiderar sua escolha.

Então, os comentários do Facebook podem ser de vez, uma ótima opção para suas ações de SEO e SMO.

Fonte: Digital Inspiration

\o/

Comentários

  1. Procurei no google por comentário feitos através do Facebook Comments do olhar digital e não encontrei nada nos resultados.

    1. Camila Camargo disse:

      Boa informação Péricles. Vou pesquisar mais sobre isso. A informação que eu tenho é de que eles são indexados.