Tumblr e negócios: como usar na sua empresa?

Desconhecido por boa parte dos usuários de mídias sociais, o Tumblr vem se mostrando mais uma excelente ferramenta de comunicação e que desperta mais interesse das empresas. Ainda na sombra do Twitter, Facebook e Orkut, o Tumblr consegue unir duas ótimas ferramentas de comunicação online com maestria.

Pode-se dizer que o Tumblr seria união da praticidade e síntese do Twitter com as possibilidades de divulgação de mensagens dos blogs. Por isso, ele vem crescendo ano a ano. Um estudo recente da Nielsen revelou que o Tumblr aumentou em 183% sua base de usuários em um ano. Um marco significativo, especialmente para quem quer inovar e sair do tradicional mix Twitter, Orkut e Facebook.

Tumblr para negócios

Assim como o Twitter e blogs, que não foram criados especialmente para serem utilizados pelas empresas, o Tumblr também vive este mesmo processo. Um grande filão do mercado está lá e empresas de todas as áreas estão de olho.

Veja como inserir sua empresa no Tumblr e torna-lo uma ferramenta interessante para as suas estratégias de marketing online.

  1. Use o Tumblr como uma ferramenta de filtro de informação

Reblogar conteúdo interessante pode ser uma forma de se posicionar no mercado como uma fonte de informação valiosa. Reblogar conteúdo de empresas parceiras, fornecedores ou clientes pode ajudar a divulgar o seu trabalho. Mas gerar conteúdo próprio é fundamental para aparecer.

  1. Seja social, interaja com outros Tumblr

A regra aqui é praticamente a mesma para qualquer mídia social. Além de gerar o seu conteúdo, “curta” e comente outros posts de Tumblrs do seu mercado ou de seus seguidores. Assim, o nome da sua empresa e os seus comentários podem ajudar a construir sua marca na rede. Se os comentários da sua empresa são interessantes e com informações relevantes, tanto o dono do Tumblr comentado, quanto os followers dele, podem gostar do que você escreve.

  1. Referencie-se

Com a velocidade em que ocorrem as trocas de informações e reblogs no Tumblr, muitas vezes o autor de determinado conteúdo pode ser esquecido. Por isso, sempre que possível, insira um link para o seu Tumblr ou seu site, por exemplo. Assim, sempre que seu conteúdo for compartilhado, sua “assinatura” estará presente.

Sign-in do Tumblr (Foto: Reprodução)

  1. Use tags sem moderação, mas com cuidado

Assim como no Twitter e suas hashtags, no Tumblr as tags também ajudam a organizar o conteúdo postado na rede. Por isso, ao postar algo no Tumblr não se esqueça de inserir tags para classificar suas postagens e torna-las mais “encontráveis”. Entretanto, “não se esquecer de inserir” não significa utilizar tags que não têm nada a ver com o conteúdo do post. Isso pode ser visto com maus olhos pelos seus followers e, ao invés de aparecer, você pode ser categorizado como spammer.

  1. Recicle conteúdo

Se no seu mercado de atuação os comentários do seu Facebook ou blog são muito interessantes, por que não reuni-los em um Tumblr? Se seus consumidores adoram enviar fotos deles com seus produtos para o seu Twitter, por que não utilizar este conteúdo também em um Tumblr? Você pode utilizar o mesmo conteúdo de várias formas e cativar usuários de várias redes sociais.

  1. Use o Tumblr como uma peça da sua comunicação

Assim como todas as mídias sociais, o Tumblr precisa estar integrado às suas estratégias de comunicação, tanto online quanto off-line. Por este motivo, fazer seu Twitter, Facebook, Orkut “conversarem”, bem como seu site ou campanhas na mídia tradicional, pode ajudar a divulgar seu posicionamento nesta ferramenta e atrair a atenção dos seus clientes.

Com informações Mashable