Marketing para Leigos

Planejamento de marketing em mídias sociais: como começar?

Há alguns dias li um ótimo post do meu colega, Bruno de Souza, no blog Marketing Digital 2.0, que, aliás, recomendo muito. O texto “Como implementar um Plano de Marketing Digital” é repleto de informações úteis para quem deseja realizar um planejamento de marketing digital.

Por coincidência, como não tenho a área do Marketing como a de formação (cursei Comunicação), resolvi ler um livro extremamente relevante para quem não tem conhecimento aprofundado em outras áreas do marketing, como a definição de preço, avaliação de mercado, MKT de guerrilha, PDV e outras áreas.

O livro em questão é “Marketing para Leigos”, de Alexander Hiam que, junto ao livro “Marketing na Era Digital”, da Martha Gabriel, sempre recomendo no Curso de Facebook. Acredito que seja a combinação perfeita para quem quer começar a trabalhar com marketing e atuar no marcado digital.

Como começar um planejamento de marketing nas mídias sociais

Dados as dicas de leitura, vamos ao que interessa: início de um planejamento de marketing nas mídias sociais. Para mim, um bom planejamento começa com uma cadeira confortável, pois, por mais que a vontade de começar logo a fazer tudo seja mais forte, sentar e planejar é essencial e NECESSÁRIO!

Há várias formas de se começar um planejamento, mas a que vou sugerir hoje é começar com perguntas e respostas. Aqui o livro Marketing para Leigos pode ajudar, especialmente àqueles que não têm conhecimento ou nunca fizeram um planejamento.

O autor sugere o preenchimento de briefing (segundo o Aulete: Elenco de informações ou orientações estratégicas que guiam uma ação, uma campanha publicitária), chamado “Segurando as rédeas do seu programa de marketing”. O briefing é dividido em várias partes, como:

  • Foco no cliente;
  • Atração do produto;
  • Métodos mais eficazes;
  • Controlando os pontos de contato;
  • Itens de ação.

Obviamente, sem uma pesquisa de mercado, algumas perguntas poderão ser respondidas de somente de acordo com a sua intuição de profissional. Porém, parar para pensar em seu negócio, como ele pode ser visto pelo seu cliente, quais seus pontos fortes e fracos já é um grande passo, especialmente para quem nunca realizou um planejamento de marketing.

Para baixar o modelo de briefing clique na imagem abaixo. Depois de imprimir uma cópia para todos da sua equipe, reserve um tempo e tentem preencher todas as perguntas. Você verá como será mais fácil encontrar formas de divulgar sua empresa.

 

Boa leitura, bons negócios!

Comentários

  1. Fernando Matos disse:

    Excelente Camila, Parabens

  2. Sempre ótimos toques, Camila. 

    1. Anônimo disse:

      Thanks ;D

  3. A camila é um guia pra todos nós que curtimos Marketing Digital, parabéns

    1. Camila Camargo disse:

      Muito obrigada!