Donos de páginas recém-criadas sabem que não é tão fácil assim conseguir fãs, especialmente se sua empresa é pequena e tem pouco ou nenhum recurso para anúncios. Felizmente, se você tem um mailing de clientes, fornecedores ou parceiros, por exemplo, pode usar esses endereços para convidá-los a curtir a sua página.
Atenção
Antes de saber como fazer isso, é bom prestar atenção na hora de construir seu mailing. Só use bases com e-mails autorizados, que se cadastraram. Jamais compre bases, troque ou empreste a sua. Sabe-se que o comércio de e-mails é muito frequente e, muitas vezes, tentador.
Como usar sua base de e-mails no Facebook
No Facebook (com a timeline) acesse a fan page que você deseja divulgar e, na parte de cima da tela, clique em “Construir público > Convidar Contatos de email”.
Uma janela com vários serviços será aberta.
Você pode escolher de qual serviço deseja importar os contatos. Caso você queira usar os contatos de sua conta no Hotmail, por exemplo, basta escolher esta opção, entrar com seu login e senha para que o convite seja enviado automaticamente.
Para usar o seu mailing, utilize a opção “Outras Ferramentas”. Ao clicar nesta opção, uma caixa para fazer o upload de sua base de e-mails será disponibilizada e você pode subir um arquivo em Excel, por exemplo, ou ter todos os e-mails no Bloco de Notas.
Caso você esteja com dificuldade de criar este arquivo de contatos, ao clicar na opção “Como criar um arquivo de contatos” mais opções de serviços de e-mails como Outlook, Linkedin e Apple Mail, por exemplo, são disponibilizadas.
Convites
Dois convites serão criados a partir da sua base. Um direcionado às pessoas que já estão no Facebook e usaram o mesmo email para se cadastrar na rede. Assim, as Páginas Recomendadas serão exibidas a estas pessoas:
Aos e-mails presentes na sua base, mas não cadastrados no Facebook, um convite como o abaixo será enviado convidando seu contato a curtir sua página e/ou se cadastrar no Facebook.
Convergência de ações
Sem dúvida, esta é uma ótima opção para convidar e buscar mais pessoas para a sua base de fãs no Facebook. Utilizar outras fontes de informação é importante em qualquer estratégia. Porém, lembre-se que números não são tudo no Facebook, você precisa engajar, atender e conversar com estes contatos.
É legal aproveitar um bom trabalho feito na construção de uma base de e-mails opt-in. No entanto lembre-se, depois de disparar este convite, evite repetir o envio muitas vezes para não ser um remetente de Spam. Também use outras estratégias para chamar a atenção dos seus clientes para a sua fan page.
Para saber tudo sobre o Facebook para Negócios, conheça nosso curso de Facebook. Turmas online e presenciais.