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10 maneiras simples de conseguir mais fãs no Facebook

Olá, como vai? Frente aos números gigantescos de audiência de muitas fan pages no Facebook, há quem se pergunte: o que eu posso fazer para trazer mais fãs para a página da minha empresa ou negócio?

O trivial sempre é um bom começo: conteúdo de qualidade, campanhas de anúncios e divulgação da página, ajuda a obter fãs. Porém, em muitos casos os números não mudam ou estagnam.

Para quem não tem muito dinheiro para investir em anúncios ou profissionais mais experientes, algumas ações simples ajudam a dar mais visibilidade à sua página.

Confira a seguir 10 dicas simples de como ter mais fãs na sua página!

10 dicas para conquistar mais fãs no Facebook

 Dica 1: Convidar colegas de trabalho

Não é raro encontrar muitas fan pages aonde os próprios funcionários da empresa não curtem nem interagem na página.

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Alguns funcionários até desconhecem a existência da empresa nas redes sociais, sendo assim, é seu dever como gerente da página comunicar a todos e pedir para que curtam.

Envie um email para todos da empresa, fixe um comunicado no mural interno ou local onde todos visualizem e coloque seu contato à disposição para eventuais dúvidas ou sugestões de conteúdo.

Inserir todos os departamentos na comunicação pode trazer múltiplos pontos de vista, o que ajuda a enriquecer o conteúdo e desempenho da página.

 Dica 2: Assinatura de email

Tente contar quantas vezes por semana você troca e-mails com novos contatos. Dependendo do seu cargo ou atividade, com certeza esse número pode ser bem expressivo e, o melhor, pessoas que têm proximidade com a área de atuação da sua empresa.

Sendo assim, certifique-se em inserir, junto à sua assinatura de email, um link para a fan page da sua empresa. Certamente, você terá mais chances de ter pessoas visitando sua página e, consequentemente, aumenta as chances de obter novos fãs.

Quem usa Outlook, pode contar com este guia da Microsoft. Para quem usa o Google Chrome, o Brand My Email é um complemento que ajuda a trazer mais recursos para suas mensagens. Porém, use com moderação e não torne seus e-mails um terror com milhões de bordas e efeitos.

assinatura de email.

 Dica 3: Link no perfil dos colaboradores

Incentivar que todos os colaboradores da sua empresa, que possuem Facebook, insiram o endereço correto da fan page da sua empresa em suas descrições na rede social também é importante.

É comum encontrar muitas pessoas que até possuem o link para uma página relacionada à empresa em que trabalha. No entanto, este link em muitos casos é errado e direciona para uma página não oficial. Que tal criar um tutorial em vídeo e enviar a todos os seus colegas?

O programa AutoScreen Recorder é uma solução muito simples que pode ser usada para criar vídeos explicativos e compartilhar com todos da sua empresa. Se preferir, você pode criar um guia em PDF com imagens mais detalhadas usando um programa de Print Screen, como o Screen Hunter.

Camila Porto - blog - dicas para conseguir mais fas - 1

 Dica 4: Plug-ins sociais no site da sua empresa

Em algumas consultorias que forneço, o primeiro ponto falho que encontro na presença das empresas na web, que querem ter mais resultados nas redes sociais, é a falta de ligação entre o site e seus canais sociais.

Por isso, os plug-ins sociais do Facebook são itens indispensáveis em qualquer site. Os plug-ins sociais do Facebook funcionam como uma extensão da sua fan page em seu site.

No vídeo a seguir (clique em CC para ativar as legendas) é possível entender melhor como eles funcionam:

No texto Como colocar o Facebook em seu site é possível entender como gerar os plug-ins e como coloca-los no site ou blog da sua empresa. Entretanto, além de ser uma extensão da sua presença no Facebook, inserir estes recursos em seu site facilita muito a exposição da sua página e, consequentemente, a obtenção de novos fãs.

Camila Porto - blog - dicas para conseguir mais fas - 2

Dica 5: Convidar via email

Se você possui uma lista de e-mails opt-in, por que não usá-la para convidar possíveis contatos? Você pode convidar um mailing pelo próprio Facebook, como apresento no texto “Como convidar um mailing para curtir sua fan page”, ou se preferir, usar seu sistema de email para criar uma mensagem atrativa e personalizada.

Caso você não tenha um sistema de disparo de e-mails na sua empresa, pode usar os recursos grátis e sensacionais do MailChimp. Porém, ao enviar um email para sua lista, lembre-se sempre das boas práticas do envio de email marketing.

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A Associação Brasileira de Marketing Direto, ABEMD, possui um código de autorregulamentação para prática de email marketing. Vale a pena conferir.

 Dica 6: Ser ativo em seu mercado

Participar de eventos, conferências ou patrocinar encontros relevantes em seu mercado também ajudará sua empresa a obter visibilidade.

Ao ser ativo em seu mercado e buscar novos contatos, seu networking aumenta e o nome da sua empresa vem na mesma esteira. Além disso, troque informações e promova o conteúdo de seus colegas, assim sua empresa se firma como um hub de informações relevantes sobre o mercado em que atua e fonte de boa informação.

 Dica 7: Incentive as conversas em sua página

Quando falo sobre Edgerank no Curso de Facebook Essencial, trago alguns elementos que auxiliam a melhorar a exposição e entrega das mensagens por parte das fan pages aos seus fãs.

Incentivar que seus fãs participem do conteúdo postado em sua página é fundamental para que seu Edgerank sempre fique alto com a maior parte possível de fãs. Por isso, engajá-los e fazer com que comentam, curtam, cliquem e compartilhem suas postagens é muito importante.

Porém, em muitas fan pages que entro me deparo com uma situação muito comum. Em muitos casos, as pessoas até tomam a iniciativa de comentar, curtir ou compartilhar postagens. No entanto, as empresas não incentivam que elas mantenham esse comportamento.

Desta forma, sugiro que sua empresa tome uma postura mais convidativa aos compartilhadores: sempre que alguém comentar, curtir ou compartilhar uma postagem da sua empresa, agradeça – no mínimo – e responda ao comentário, por exemplo, com uma nova pergunta.

responder comentarios

Assim, você mostra a este fã que a opinião dele é bem-vinda. Consequentemente, ele e os demais se sentirão mais confortáveis aos postar, pois sabem que a empresa valoriza a opinião e acompanha os comentários.

A partir desse ponto, tenha em mente sempre responder aos comentários de seus fãs. Obviamente, nem todos são possíveis de responder, mas se conseguir responda e incite mais diálogo. Além disso, dependendo do seu negócio, o volume de comentários pode ser muito alto, mas tente sempre responder pelo menos alguns.

Faço isso nas páginas que administro e tenho observado um aumento significativo no engajamento, alcance e visibilidade da página.

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Dica 8: Otimização da página para mecanismos de pesquisa

Ter sua página encontrada nos mecanismos de pesquisa é muito importante. Devido ao volume de conteúdo, fãs e engajamento, é possível que ela se posicione antes mesmo do seu site nos resultados de pesquisa. Por isso, o SEO básico já é o suficiente para obter bons resultados com sua página.

No texto “Como otimizar sua fan page para buscas” trago algumas dicas simples e fáceis de serem aplicadas na sua fan page.

O vídeo a seguir, “SEO no Facebook” (clique em CC para ativar as legendas) também apresenta várias dicas de como posicionar sua página nos mecanismos de pesquisa.

Porém, antes de tudo, planeje uma estratégia de palavras-chave para sua empresa, caso ela ainda não possua uma.

Em fevereiro participei da Semana de Marketing Digital na ESPM e, a convite da Martha Gabriel, falei justamente sobre estratégias e ferramentas para a seleção de palavras-chave para iniciar o trabalho de SEO.

No texto “No mundo da busca palavra-chave é ‘rei’” você encontra a apresentação e demais informações para definir a sua estratégia de palavras-chave para o Facebook e algumas ferramentas.

 Dica 9: Promoções

Sorteios e promoções sempre chamam a atenção das pessoas. Realizar sorteios periódicos em sua página ou oferecer descontos aos seus fãs é uma boa forma de conseguir mais audiência. Porém, é sempre muito importante tomar cuidado com uma série de fatores antes de realizar algum tipo de ação promocional:

a) Diretrizes de promoções no Facebook: seguir as regras para a realização de promoções no Facebook é extremamente importante para evitar problemas com seus fãs e com o próprio Facebook.

Confira no vídeo “Concursos Culturais: O que muda” se a mecânica das suas promoções está de acordo com as propostas pelo Facebook e pela legislação brasileira.

b) Prêmios e vantagens atrativas: penso que a chave do sucesso de uma promoção é o que é oferecido aos concorrentes ou aos que vão desfrutar das vantagens. Por isso, antes de lançar uma promoção, pesquise os interesses das pessoas que você deseja atrair para a sua página, bem como se este público tem proximidade com seu mercado.

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Lembre-se que trazer fãs por trazer, a longo prazo pode não gerar resultados, pois eles podem estar interessados apenas na sua promoção, não no que sua empresa oferece.

c) Entrega: Se você prometeu uma porcentagem de desconto aos seus fãs, cumpra. A mesma regra vale para a entrega de dos prêmios sorteados. Isso parece óbvio, mas muitas empresas promete um determinado item em uma promoção, mas acabam entregando um de qualidade inferior.

 Dica 10: Anúncios

Anunciar no Facebook em busca de audiência é sempre uma boa pedida. Então, se você quer movimentar sua base de fãs, anunciar é uma excelente ferramenta. No texto “Não compre fãs, faça anúncios” apresento as vantagens e um caso prático de como os anúncios podem ajudar neste objetivo. É claro que você pode anunciar para obter outros resultados, além de mais fãs.

Entretanto, com anúncios focados em mais fãs, segmentando para audiência correta e promovendo a manutenção dos usuários que curtirem sua página, com bom conteúdo, mesmo com pouco investimento, você verá os resultados.

Ufa! Você deve ter percebido que há muita coisas que podem ser feitas para alcançar mais fãs na sua página. Hoje trouxe um apanhado de textos e dicas simples que podem fazer a diferença. Espero que ao seguir estes passos, você consiga aumentar sua base de fãs, mas jamais se esqueça da qualidade destes novos curtidores.

Até mais!

QUER MAIS?

Você pode descobrir muitas outras táticas para conquistar mais fãs e aumentar os seus resultados com o treinamento Facebook Essencial.

O Facebook Essencial é o meu acelerador de resultados que ajuda pessoas comuns a gerar até 5x mais vendas no Facebook!

Facebook Essencial Camila Porto

 

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