Para quem ainda não acertou a forma de engajar consumidores em fanpges no Facebook, estar na rede social parece ser um monólogo. Para ajudar a estimular a interação entre marcas e empresas, o Social Fresh Academy lançou o e-book “64 dicas de conteúdo no Facebook”. Como ele é em inglês e algumas das dicas são focadas no mercado norte-americano (e algumas meio estranhas), resolvi fazer um apanhado das mais importantes e inserir neste post.
Dicas de conteúdo no Facebook
1) Use todas as formas de atualização de status: links, texto, vídeo e imagens. Variedade incrementa o alcance e o engajamento dos usuários;
2) Use a regra dos 80/20: 80% das mensagens precisam gerar valor para o usuário, 20% das atualizações podem ser promocionais;
3) Poste como uma pessoa, não uma marca. Linguagem mais humanizada podem gerar conversas e maior relacionamento;
4) Responda as pessoas quando elas comentarem alguma atualização da sua empresa;
5) Pare de automatizar. O Facebook possui sua própria linguagem, respeite isso e separe seus tweets e posts de blog;
6) Evite palavras ou frases complicadas. As pessoas interagem mais em linguagem simples;
7) Use atualizações curtas. Entre 10 palavras ou menos quando possível;
8) Celebre conquistas. Pessoas gostam de número e elas comemoram isso. Compartilhe com seus fãs seus resultados, 5000 fãs ou 100 Curtir, por exemplo;
9) Faça perguntas sobre imagens. Coloque uma pergunta na legenda de suas fotos, por exemplo, onde esta foto foi tirada?
10) Peça para seus fãs inserirem legendas em fotos, assim, cria-se um ambiente descontraído e incentiva a criatividade;
11) Encoraje seus fãs a compartilharem suas fotos. Escolha “o fã do mês ou da semana” e compartilhe isso com todos (a Zappos faz isso e com muito sucesso);
12) Poste imagens com objetos escondidos e pergunte aos seus fãs onde determinado item está;
13) O fórum do Facebook é pouco utilizado. Utilize mais este espaço.
14) Crie ofertas exclusivas. Forneça descontos para seus fãs;
15) Estude o melhor horário para postar conteúdo em sua fanpage. Dependendo do seu mercado, os fãs podem ser mais ativos em determinado horário do dia;
16) Conte a sua história no Facebook. Busque em seu arquivo fatos interessantes ou importantes sobre sua marca;
17) Celebre feriados e dias especiais;
18) Estude o número ideal de postagens diárias em sua fanpage para não se tornar “chato”;
19) Crie situações de opinião. Enquetes como “quais os piores de 2011” ou “qual o melhor look do Oscar 2011”.
20) Questione os consumidores sobre eventos futuros. Por exemplo, “quem vai ser o campeão brasileiro de futebol este ano?”;
21) Peça para seus fãs votarem em algo. O produto mais desejado, o que tem o melhor design;
22) Peça aos seus fãs opinarem sobre pautas de posts em seu blog ou vídeos no YouTube.
E para você? O que tem funcionado no Facebook? Deixe suas dicas de conteúdo no Facebook (se você puder revelar seu segredo).
Até a próxima!