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3 métricas fundamentais para avaliar os resultados da página do Facebook

Uma das mais importantes atividades para quem gerencia uma fanpage é: avaliar os resultados da página do Facebook. Confira no post 3 métricas fundamentais!
Sumário

Uma das mais importantes atividades para quem gerencia uma fanpage é: avaliar os resultados da página do Facebook. Isso porque, avaliando resultados é possível saber se o seu trabalho está funcionando ou não.

E, para avaliar os resultados da página do Facebook é preciso que você escolha métricas.

Com métricas bem definidas, é possível mensurar o quanto a sua empresa cresceu nos últimos dias, meses ou ano. O que permite que você tome decisões mais seguras quando precisar fazer investimentos.

Você sabia que medir métricas erradas pode fazer o seu anúncio custar 5.7 vezes mais caro que o necessário?

Esse dado foi divulgado em um evento do Facebook, em dezembro de 2016, e demonstra o quão importante é: conhecer as métricas e avaliá-las da melhor maneira possível.

Hoje, trouxe para você 3 métricas fundamentais para quem tem uma fanpage e quer começar avaliar os resultados da página do Facebook.

Métricas para avaliar os resultados da página do Facebook

1. ROI – O Retorno sobre o Investimento

O ROI significa: Retorno Sobre o Investimento. É uma das métricas que chamamos de “métricas que pagam o salário”.

Ou seja, ela ajuda a mensurar quanto a empresa está ganhando ou perdendo financeiramente com cada um de seus investimentos.

O ROI pode ser calculado sobre o investimento feito em: campanhas de marketing no Facebook ou outras mídias, investimento em funcionários, estratégias de e-mail marketing e muitas outras.

Medindo o seu retorno sobre o investimento é possível saber quais são os canais que mais trazem lucro para sua empresa ou se o seu investimento está sendo vantajoso ou não.

Além disso, é uma ótima maneira de saber se é necessário cortar investimentos ou investir mais em determinadas campanhas e anúncios.

Por exemplo:

O Bruno Henrique atende uma imobiliária de São José dos Campos, em São Paulo.

Em uma de suas campanhas, investiu R$ 257 em anúncios no Facebook e conseguiu vender um imóvel de R$ 190 mil em 15 dias.  Sendo que desse dinheiro, a comissão da imobiliária foi de R$ 10 mil.

Fazendo o cálculo do ROI, é possível descobrir que o retorno sobre o investimento foi de 3.791,04%! Ótimo, não é? 

Você quer calcular o seu ROI?

A fórmula para calcular o ROI é:

ROI = (lucro do investimento – custo do investimento)/custo do investimento

Para facilitar, hoje há calculadoras online que fazem a conta para você. Indico a calculadora FazAConta, pois ela gera o resultado de maneira rápida e eficiente.

 

2. Botão de Chamada para Ação

Você já deve ter percebido que em todas as páginas do Facebook há um botão de chamada para algum tipo de ação.

 

Esses botões servem para incentivar as pessoas a realizar ações que são importantes para os negócios de maneira rápida e impulsiva.

Com os botões você pode solicitar ao seguidor que: faça um cadastro em uma lista, envie uma mensagem para a empresa ou até baixe um aplicativo.

 

Como analisar a métrica?

Para analisar o desempenho do botão de ações da sua página, é necessário que você vá ao menu “Informações” da fanpage.

Após isso, clique em “Ações na Página” que logo aparecerão alguns gráficos.

 

Nesse menu você terá acesso à quantas pessoas clicaram no seu botão de ação. Além disso, pode dividir o público por faixa etária, país, cidade ou dispositivo.

Essas informações, ajudarão você a construir segmentações de campanhas de anúncios dos seus produtos ou serviços para pessoas que realmente estão interessadas no seu negócio.

Gerando assim, mais vendas e resultados para a sua empresa.

Como criar um botão de ação?

Primeiro, vá até a foto de capa da sua Página e clique em + Adicionar um botão.

Depois escolha a chamada para ação que mais está de acordo com os objetivos da sua empresa. E, insira a URL do site, telefone ou a informação que for solicitada.

Por fim, clique em CRIAR!

 

3. Engajamento nas Publicações

O engajamento é uma das métricas mais queridinhas entre as pessoas que gerenciam páginas no Facebook.

Isso porque, de nada adianta ter muitos fãs em sua página se eles não interagem com o seu conteúdo.

Por exemplo:

Digamos que você tem uma página com 1 milhão de fãs, mas somente 100 mil estão engajados.

Apesar de ser um grande número de pessoas, isso significa que apenas 10% da sua base interage com o conteúdo. O que é pouco se comparado com a quantidade de pessoas que seguem sua empresa.

Porém, com esse número em suas mãos, é possível criar estratégias para aumentar o engajamento 😉

Além disso, quanto maior o envolvimento das pessoas, maior é o alcance das suas publicações. Ou seja, quanto mais as pessoas curtem, comentam e compartilham os seus conteúdos, mais ele é distribuído para novas pessoas de maneira orgânica.

Como medir o engajamento?

O Facebook oferece gratuitamente informações sobre a quantidade de pessoas que estão engajadas com o seu conteúdo.

Para isso, você deve baixar uma planilha disponível nas “Informações” da página no menu “Visão Geral”.

 

Outra maneira de medir é contratando ferramentas externas como o Cyfe ou o SocialBakers, que avaliam os resultados de maneira mais rápida e oferecem gráficos para ilustrar os resultados:

 

Continue no Blog

Quer conhecer mais métricas para avaliar os resultados da página do Facebook?

Separei em um post 5 maneiras fáceis e que todas as pessoas que possuem uma página no Facebook podem usar para avaliar a página. Sem a necessidade de ferramentas externas! Leia aqui:

MÉTRICAS DE DESEMPENHO NO FACEBOOK: 5 MANEIRAS DE AVALIAR SUA FAN PAGE

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