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Promoções no Facebook: 4 motivos para não usar Curta x Compartilhe em suas promoções

Muitas pessoas que trabalham com Facebook Marketing não sabem que determinados tipos de formatos de promoções no Facebook não são permitidos. Leia já!
Sumário

Fazer sorteios e promoções no Facebook é uma maneira de engajar sua audiência e agitar sua fanpage.

A maioria das pessoas quer ganhar alguma coisa de graça. E você pode usar isso a favor da sua marca. Você tem a liberdade de usar a sua página para realizar promoções no Facebook. Pode pedir para as pessoas curtirem, comentarem, votarem nos comentários,  mandarem mensagens e todo tipo de possível utilização que o Facebook possa oferecer.

Porém, existem regras que devem ser seguidas de acordo com os Termos das Páginas do Facebook.

Porém, existe uma restrição importante!

Não é permitido pedir para as pessoas compartilharem imagens ou sua promoção em seus perfis pessoais. É o que diz o ponto 3 dos Termos para Promoções:

“Frases como: ‘compartilhe em sua Linha do tempo para obter entradas adicionais’ ou ‘compartilhe na Linha do tempo de seu amigo para obter entradas adicionais’ não são permitidas)”.

Oh wait! Tem mais algumas coisas

Então, é muito importante que você compreenda que:

  1. Temos uma legislação que regulamenta sorteios e concursos culturais. Esta legislação vigora no Brasil. As diretrizes do Facebook valem NO FACEBOOK e estão subordinadas à legislação;
  2. Essa legislação está ACIMA das diretrizes do Facebook;
  3. Ao fazer uma ação em sua página, em PRIMEIRO LUGAR atenda aos requisitos da LEGISLAÇÃO para tal. Se for um concurso cultural, atenda a regulamentação para tal (famosa portaria 422).

Se for uma promoção comercial, atenda as normas e diretrizes do Ministério da Fazenda ou da Caixa Econômica Federal.

Resumindo, você precisa atender, em primeiro lugar, a legislação para realizar sua promoção. Feito isso, você precisa atender às diretrizes do Facebook. Ok?

4 razões para não usar promoções no Facebook de Curta x Compartilhe em suas ações de Marketing

Mesmo sabendo que temos a legislação, também sei que seria utópico esperar que todos pedissem autorização na Caixa para sortear um livro de R$9,90 ou um jantar com acompanhante.

Por isso, gostaria que PELO MENOS você não caísse na tentação de fazer promoções no Facebook de Curta x Qualquer coisa.

Sim, elas são ótimas para gerar engajamento, trazer novos fãs e fazer seus gráficos subirem muito.

Porém, SEMPRE recomendo usar as promoções como mecanismo de captura de fãs de QUALIDADE e pensar nas promoções como forma de gerar ativos para sua empresa, ou seja, uma base de dados de potenciais clientes, por exemplo.

Por isso, quero trazer os pontos negativos de se fazer uma promoção neste molde em seu negócio.

Saiba mais: Como desativar o Facebook temporariamente?

1) Qualquer um curte e comenta qualquer coisa para ganhar

Fala sério! Se você vê aquela promoção de sushi que seu amigo compartilhou e “tudo o que você precisa fazer” é comentar a foto, claro que você vai. Mesmo que nem saiba direito de quem é a promoção. É muito fácil fazer isso.

Por isso, muitas empresas atraem pessoas de má qualidade para suas páginas. A consequência disso? Pessoas que não vão interagir com você, não vão comprar de você e só vão sugar seus brindes.

Olhe o exemplo abaixo. A empresa postou uma promoção, choveram participantes. Depois, ela PEDIU para as pessoas votarem nela na Veja Comer e Beber, uma publicação importante para o setor que ela atua e veja a resposta do “fã”:

2) Você não tem uma forma TRANSPARENTE de realizar o sorteio

Quando você usa uma foto para fazer uma promoção, você não tem uma forma automática de saber quem está participando, quem comentou, quem curtiu. Tem que ser no olho e na mão.

Eu sei que você é honesto e pegará todos os nomes dos participantes, mas será que todos são assim?

Por não haver um processo automático e transparente de sorteio, você pode ter problemas como o dessa festa. A promoção era entrar no camarim do Luan Santana. Era preciso compartilhar a foto.

O resultado? Falta de transparência no sorteio e MUITA GENTE chateada com o resultado. O pior! Com razão!

Veja aqui o resultado da “ação”.

Dica!

Quando você usa um aplicativo para realizar promoções, pode coletar o e-mail e nome da pessoa, por exemplo. Com isso, pode usar essa lista para fazer o sorteio de forma mais transparente.

Você pode, por exemplo, imprimir o nome dos participantes e jogar para cima, filmar e divulgar na sua página. Pirando um pouco, você pode fazer do sorteio algo realmente interessante e que engaje as pessoas.

Promoções no Facebook de forma assertiva e consciente

 

3) Você será um entregador de brindes

Quando se realiza uma ação de curta x compartilhe é bacana ver o número de fãs subindo e todo mundo “Curtindo sua página adoidado”.

Mas, e depois que a promoção acabar? Você vai conseguir mais fãs para a sua página, pode ser que alguns realmente sejam seus fãs, mas a maioria queria apenas ganhar o prêmio. Aí, a festa acabou, a caravana passou e você vê seus gráficos de engajamento despencarem.

Saiba mais: Como ganhar sorteios no Instagram? 12 dicas pouco convencionais

Dica!

Ao usar um aplicativo para sorteios e promoções no Facebook, por exemplo, você pode coletar o e-mail das pessoas, criar uma base de dados e usar em ações em vários canais.

Dentre minhas listas de e-mail marketing, as que me dão mais retorno, ACREDITE, são as que construí com promoções.

4) Não PODE usar Curta x Compartilhe, só Curta x Comente, Curta x Mande uma mensagem

Um motivo óbvio para não usar Curta x Compartilhe é que, pelos termos de uso de páginas, você não pode pedir para a pessoa compartilhar a foto ou vídeo da promoção.

Então, se você ainda quiser fazer esse tipo de promoção, boa sorte e não peça para o participante compartilhar.

Essas são algumas razões pelas quais você, em minha opinião, não deve cair na tentação desses tipos de promoções no Facebook.

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