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5 maiores erros em páginas de boas-vindas no Facebook

Muitas empresas estão aderindo ao Facebook como ferramenta de marketing e comunicação com o cliente. Por ser uma ferramenta relativamente nova para muitos empresários ou profissionais que promovem estas interações na rede social, é comum encontrar alguns problemas em fanpages. Especialmente nas páginas de boas-vindas no Facebook.

Antes de tudo, em minha opinião, o maior erro de uma empresa é entrar no Facebook criando um perfil. Já vi algumas pessoas afirmando que “com o perfil eu posso ir atrás das pessoas, aumentar meu número de amigos e depois, simplesmente, “converto o perfil em uma página”. Tudo bem, isso pode ser uma estratégia, mas não necessariamente é a melhor.

Sustentação

Quando vejo uma empresa, seja no Facebook, Twitter ou outra rede social, pensando apenas em números de seguidores, confesso que não me sinto confortável. Sem dúvida, um número expressivo de seguidores ou fãs é importante, mas é tudo?

Sem uma estratégia muito clara ou planejamento de ações na rede social, estas pessoas serão seus fãs sim, mas até quando? A velha frase “de nada adianta números se ninguém lê ou interage com o que você publica”, não caberia melhor em outra situação.

Até que ponto você vai justificar seus investimentos em mídias sociais se elas não trazem nada para a marca? Estar por estar não ajuda a pagar contas.

Erros de páginas de boas-vindas no Facebook

Voltando ao tema do post, depois de dar minha opinião sobre um tema que me incomoda, vamos falar das páginas de boas-vindas no Facebook (para que não sabe o que são essas abas, recomendo a leitura do tópico 4 do texto “10 super dicas de mídias sociais”).

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O site HyperArts listou os cinco principais erros de uma empresa que investe na criação de uma página de boas-vindas, mas comete falhas básicas que prejudicam o desempenho da aba.

1. Criar uma aba de boas-vindas, mas não direcionar os futuros fãs

Quando você cria uma página no Facebook é possível definir para qual aba as pessoas que não curtem a página serão direcionadas. Um erro comum das empresas é não fazer esse direcionamento. Desta forma, as chances de impactar o futuro fã diminuem. Por exemplo, a minha página do Facebook possui uma aba de boas-vindas exibida para aqueles que ainda não curtem a página.

Para fazer o direcionamento, basta acessar a área de configurações da página, ir até “Gerenciar Permissões/ Guia de Destino Padrão”.

imagem-2_boas-vindas-no-facebook

2. Prometer conteúdo exclusivo, ofertas especiais ou outros benefícios, mas não cumprir

Outro erro comum é prometer alguma recompensa para quem curtir sua página, mas quando a pessoa curte, nada é oferecido.

Vale ficar ligado, pois se você promete algo em troca da ação de um fã, é melhor corresponder de forma objetiva e clara.

3. Apenas pedir um “Curtir”, sem nenhum incentivo

Sem dúvida, se você tiver uma página de boas-vindas legal, alegre e bem-feita, já é um bom começo. Porém, pedir para que as pessoas curtam uma página sem, minimamente, dizer o porquê de elas fazerem isso é um problema. A página da Red Bull, apesar de muitos fãs, é um exemplo.

Porém, apesar de não ser objetiva, a empresa usa uma camada semitransparente que deixa um ar de curiosidade aos fãs. Mesmo sem ter um apelo mais forte, de forma discreta a Red Bull mostra o que fã pode ter acesso. Neste caso, é uma estratégia.

4. Inserir links externos

Vamos combinar. Não é fácil fazer uma pessoa chegar até a sua fanpage. Por isso, quando ela chegar, evite direcioná-la para outro site. Sendo assim, evite inserir links que direcionem para fora do Facebook, pois assim, o esforço de trazer o cliente até sua fanpage e se conectar com sua marca pode ser em vão.

A página “Nike Corre”, na aba “Nike Corre”, direciona o usuário para outro site. Depois que ele sai, a probabilidade de voltar é muito menor. É claro, se for realmente necessário fazer o direcionamento, fique à vontade para fazê-lo, mas é bom sempre se certificar da necessidade.

5. O principal erro: mostrar uma aba de boas-vindas com o mesmo conteúdo

Legal, você criou uma aba de boas-vindas, incentivou a pessoa a clicar em “Curtir”, ela curtiu, mas a aba continua a mesma? Aqui o Hyperarts cutucou o Mashable, apontando o erro na fanpage de uma das maiores referências mundiais sobre mídias sociais e cultura web.

imagem-3_boas-vindas-no-facebook-boas-vindas no facebook

Antes de curtir a página, há uma imagem pedindo para que o usuário clique em “Curtir”. Depois de curtir, a imagem continua a mesma, apesar de o botão “Curtir” ter sumido.

E a sua fanpage?

Estes são alguns erros apontados pelo Hyperarts e que são muito comuns. Por isso, vale a pena ficar ligado em como sua empresa está usando este fantástico recurso do Facebook para promover, tanto seus negócios, quanto a tão desejada interação nas redes sociais.

Se você quer sugerir outros pontos relevantes que precisam ser levados em consideração na hora de criar uma página de boas-vindas, deixe seu comentário abaixo.

Com informações da Hyperarts.

Continue aqui no Blog:

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8 Comentários

  • Avatar
    toemcartazce
    Responder

    Olá Camila adoro suas postagens e o conteúdo sobre o Facebook que é minha paixão atualmente. Lendo essa postagem surgiu uma curiosidade de qual aplicativo posso utilizar para fazer essa camada semi-transparente como essa do Red Bull, pois achei importante não continuar aparecendo a indicação de curtir a página após se o usuários curtir e ter logo o acesso ao menu da página, entende.
    Aguardo seu retorno.
    Abraços

    • Avatar
      Camila Camargo
      Responder

      Oi Tacia, muito obrigada!

      Você pode usar qualquer aplicativo que tenha a opção para exibir conteúdos diferentes para fãs e não fãs, como o HTML for pages ou Static HTML. Para fazer esse efeito, porém, você precisa de uma imagem semi-transparente. Mas, não sei se daria certo. Nunca utilizei este recurso em minhas páginas, por isso sugiro que teste com uma imagem semi-transparente. Depois, passe aqui e nos mostre como ficou.

      Abraços.

  • Avatar
    toemcartazce
    Responder

    Olá Camila adoro suas postagens e o conteúdo sobre o Facebook que é minha paixão atualmente. Lendo essa postagem surgiu uma curiosidade de qual aplicativo posso utilizar para fazer essa camada semi-transparente como essa do Red Bull, pois achei importante não continuar aparecendo a indicação de curtir a página após se o usuários curtir e ter logo o acesso ao menu da página, entende.
    Aguardo seu retorno.
    Abraços

    • Avatar
      Camila Camargo
      Responder

      Oi Tacia, muito obrigada!

      Você pode usar qualquer aplicativo que tenha a opção para exibir conteúdos diferentes para fãs e não fãs, como o HTML for pages ou Static HTML. Para fazer esse efeito, porém, você precisa de uma imagem semi-transparente. Mas, não sei se daria certo. Nunca utilizei este recurso em minhas páginas, por isso sugiro que teste com uma imagem semi-transparente. Depois, passe aqui e nos mostre como ficou.

      Abraços.

  • Avatar
    magod
    Responder

    Gostei muito do texto, mas só gostaria de saber como se resolve o 5º erro.

  • Avatar
    magod
    Responder

    Gostei muito do texto, mas só gostaria de saber como se resolve o 5º erro.

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