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6 tendências para o Facebook em 2017: tudo o que rolou no evento Facebook Summit

Há alguns dias eu e a Camila Porto estivemos no Facebook Summit 2016, um dos mais importantes eventos da rede social do Mark Zuckerberg aqui no Brasil. Nesse evento foram reveladas tendências para o Facebook em 2017, ministradas palestras e é possível participar da experiência incrível que o Facebook cria em seus eventos.

O Facebook Summit foi realizado no dia 04 de outubro no Auditório do Ibirapuera em São Paulo e tem como objetivo reunir os principais anunciantes e agências de publicidade do Brasil.

tendências para o facebook em 2017

Com o tema Mobile Moves People, o evento contou com a presença de grandes executivos do Facebook.

Marcos Angelini, diretor geral do Facebook no Brasil, abriu o evento contando um pouco de sua história e mostrando alguns números atualizados da rede social.

Sarah Personette, que é vice presidente global de marketing de negócios do Facebook, Nicholas Franchet, diretor global de verticais do Facebook e Erik Hawkins, diretor global de Marketing do Produto foram alguns dos palestrantes.

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Também marcaram presença Rapha Vasconcellos, diretor do Creative Shop para América Latina,James Quarles, vice presidente de monetização do Instagram e Zach King um dos Instagrammers mais famosos do mundo.

O evento contou com um aplicativo, no qual era possível ficar por dentro da agenda do evento, conhecer quem estava participando e até conversar com convidados para gerar networking.

tendências para o facebook

Eu e a Camila fizemos um resumão de tudo que aconteceu no evento e vamos trazer aqui nesse post as 6 maiores tendências para o Facebook em 2017.

Tendências para o Facebook em 2017

1. Messenger para negócios

Há algumas semanas falamos aqui no Blog sobre o como usar o Facebook Messenger para seu negócio e já adiantamos algumas informações sobre os Bots para Messenger.

Os bots são robôs que ajudam empresas, que têm um grande número de pessoas entrando em contato com elas, à responder seus clientes de maneira mais dinâmica e com mais rapidez.

No evento Facebook Summit conseguimos identificar a importância que o aplicativo têm para negócios e uma nova maneira que ele pode ser usado.

A ideia é que o Messenger comece a ser visto como uma Central de Atendimento das empresas e com a ajuda dos Bots, o atendimento se torne automatizado e mais rápido.

Um grande exemplo, apresentado pelo Rapha Vasconcellos é o Juan BotEro, um robô que ainda está sendo testado pelo Facebook para esses casos. Você envia palavras simples e ele responde você com alguma informação sobre o assunto.

No caso da imagem abaixo, eu estava buscando colocar palavras que tinham a ver com o conteúdo da apresentação de Rapha e o Juan começou a me enviar as peças publicitárias apresentadas.

 

tendências para o facebook em 2017

Você também pode fazer um teste com o Juan BotEro aqui 😉

Para as empresas essa funcionalidade será muito importante. Já que pode disponibilizar informações como os canais de atendimento para o público ou programar respostas para dúvidas recorrentes, como: endereço da empresa, preços dos produtos e muito mais.

2. Mobile como 1º tela

Hoje, se escuta muito falar sobre o mobile e sobre a tendência que é o mobile. Cada vez mais o mobile vem sendo a estrela do consumo de conteúdo na web e para quem estava no Facebook Summit ficou muito claro: o mobile não é mais tendência.

A questão é que o uso do mobile cresceu tão rápido, que não podemos mais considerar seu uso como uma tendência. Mas sim como a atual 1° tela da população.

Afinal, qual é uma das primeiras coisas que você faz ao acordar? Pegar o celular. Qual é o dispositivo que está com você o dia inteiro? O celular.

Então, considerar o mobile segunda tela ou uma tendência, já é algo ultrapassado.

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No evento, foram divulgados números incríveis sobre o mobile:

  • 108 milhões de brasileiros estão ativos no Facebook todos os meses. Desses, 99 milhões de usuários estão ativos no Facebook todos os meses via mobile;
  • 7.9 bilhões de celulares no mundo em menos de 5 anos, o rádio levou 30 anos para atingir 10 milhões de usuários;
  • Existem 25% mais aparelhos celulares do que pessoas no Brasil;
  • 43% das visualizações de vídeo são feitas em um aparelho móvel.

Para os próximos anos, o foco do Facebook é criar novos produtos para dispositivos mobile para melhorar a experiência das pessoas com o aplicativo e com as marcas.

3. Conteúdo em Vídeos

Os vídeos são o formato de conteúdo mais efetivo atualmente no Facebook. Eles auxiliam no aumento de engajamento e alcance das publicações, o que é ótimo para quem quer atingir um público maior.

No Facebook Summit foram reveladas tendências para o Facebook em 2017 quando o assunto é vídeo!

Uma das estratégias que mais foram faladas pelos palestrantes, foi a criação de vídeos que sejam entendidos mesmo quando não há áudio. Ou seja, vídeos pensados para que as pessoas assistam e entendam com o áudio desligado.

Isso porque, grande parte das pessoas consome o conteúdo primeiro com o som desligado e depois, se o conteúdo interessar, elas ligam o som.

Encontrar maneiras para fazer com que as pessoas entendam o conteúdo sem som e queiram clicar na publicação para assistir com áudio, é um dos grandes desafios atuais. Legendas ou pequenos textos no meio do vídeo, podem auxiliar.

Em sua página do Facebook, a Camila Porto começou a publicar vídeos seguindo essa estratégia. Olha só o exemplo:

Os vídeos 360° também são tendência para o Facebook em 2017, leia aqui no Blog: Fotos e Vídeos 360 graus: como promover seu negócio usando esses recursos.

4. Canvas

Hoje, ter um site é um recurso que muitas empresas médias ou pequenas têm dificuldade em manter. Pois há custo para a criação e para a manutenção do site.

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Pensando nisso, e também em manter os usuários dentro da plataforma cada vez mais, o Facebook começou a criar estratégias que minimizem a necessidade de as pessoas saírem de dentro da rede social.

O Canvas é um grande exemplo disso.

O Canvas é um formato de campanha de anúncio liberado pelo Facebook há alguns meses, que permite aos anunciantes oferecerem uma experiência completa e imersiva para os seus clientes e potenciais clientes.

O Itaú virou case de sucesso por ter criado um livro digital no Canvas. Os anúncios deste Canvas são mostrados sempre à noite, na hora de dormir, e direcionados a quem tem filhos para que a experiência seja criada em um momento importante da vida dos pais.

Confira um vídeo sobre a campanha:

Durante o evento, foi revelado que um dos grandes investimentos do Facebook em 2017 será em melhorias e novidades no formato de anúncio Canvas. Aprenda a criar o seu nessa aula gratuita da Camila Porto:

5. Desenvolvimento do Instagram

O Instagram está em alta! A rede social que foi criada para ser uma grande fonte de inspiração e entretenimento, hoje é uma das grandes fontes de lucros para empresas.

Os números publicados por James Quarles, vice presidente de monetização do Instagram, no evento foram:

  • Atualmente são mais de 500 milhões de usuários no Instagram;
  • 35 milhões desses usuários são brasileiros;
  • 95 milhões de publicações diariamente.

Por isso, um dos grandes focos é no desenvolvimento de novos recursos para o Instagram.

A chegada dos vídeos de até 60 segundos e o Instagram Stories, são indicadores de que o Facebook deverá focar cada vez mais nessa plataforma.

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Para você ter uma noção do sucesso do Instagram Stories, recurso lançado há poucos meses, hoje mais de 1 milhão de publicações são feitas todo dia.

Zach King, um dos instagrammers mais famosos do mundo, estava no evento e deu algumas dicas de como criar conteúdos contagiosos e que mais engajam as pessoas:

Dica 1

Faça vídeos que gerem CURIOSIDADE nas pessoas, ou seja, que faça elas se perguntarem: isso é real? Isso faz com que as pessoas queiram rever e interagir com o conteúdo.

Dica 2

Crie vídeos com coisas conhecidas UNIVERSALMENTE, por exemplo, fale sobre músicas ou filmes e séries conhecidos mundialmente.

Dica 3

Faça vídeos separados por CATEGORIAS, ou seja: medos, desejos, invenções e mais.

Como Ganhar Seguidores no Instagram: 3 táticas PODEROSAS. Leia aqui!

6. Facebook IQ

A ferramenta Facebook IQ foi apresentada de maneira muito breve no evento, mas resolvemos trazer aqui para você conhecê-la.

O Facebook IQ é uma central de pesquisa que ajuda anunciantes de grandes e pequenos negócios a descobrir mais sobre o comportamento dos usuários no Facebook.

Com foco em dados e pesquisas, o recurso pode ser um forte aliado do seu negócio para ficar por dentro de informações relevantes para sua empresa e também conseguir insights para suas campanhas.

A plataforma por enquanto é disponibilizada apenas em inglês.

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tendências para o facebook em 2017-blog_camila-porto_tendencias-para-facebook_ultima

Essas foram as 6 tendências para o Facebook reveladas no evento Facebook Summit 2016.

Gostou? Deixe seu comentário aqui no Blog 😉

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12 Comentários

  • Avatar
    Diene Soares
    Responder

    Gostei muito , principalmente do canvas .
    Vou testar hoje mesmo .

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Boa, Diene!!

      Sucesso para você.

  • Avatar
    Diene Soares
    Responder

    Gostei muito , principalmente do canvas .
    Vou testar hoje mesmo .

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Boa, Diene!!

      Sucesso para você.

  • Avatar
    Rosani
    Responder

    Obrigada por compartilhar o evento conosco. valeu!!!

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Imagina, Rosani 🙂

      É muito bom compartilhar esses momentos!

  • Avatar
    Rosani
    Responder

    Obrigada por compartilhar o evento conosco. valeu!!!

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Imagina, Rosani 🙂

      É muito bom compartilhar esses momentos!

  • Avatar
    Eláine Souza de Araújo
    Responder

    Muito bom mesmo!! está de parabéns trabalho super profissional e ajuda mesmo as pessoas como eu micro e pequenos empresários,obrigada por divulgar e compartilhar conosco.

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Imagina, Elaine!

      É um prazer compartilhar esses momentos com você 🙂

  • Avatar
    Eláine Souza de Araújo
    Responder

    Muito bom mesmo!! está de parabéns trabalho super profissional e ajuda mesmo as pessoas como eu micro e pequenos empresários,obrigada por divulgar e compartilhar conosco.

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Imagina, Elaine!

      É um prazer compartilhar esses momentos com você 🙂

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