Ou navegue pelas categorias

Instagram

Algoritmo do Instagram: 8 dicas para melhorar o engajamento

algoritmo do Instagram

Você sente que o alcance das suas publicações no Instagram caíram? Isso pode ser decorrente das mudanças que o algoritmo do Instagram vem sofrendo. Por isso, vamos te falar algumas estratégias para contornar essa situação e aumentar o seu engajamento.

Para filtrar e direcionar melhor o conteúdo para os usuários, foi criado um algoritmo para exibir publicações com base nos interesses e interações de cada pessoa.

Cada rede social usa um critério específico para fazer esses direcionamentos. Com o tempo, o algoritmo pode sofrer atualizações baseadas nas funções de cada plataforma.

Por esse motivo, ficar atento às mudanças no seu feed e otimizações que você deve fazer no conteúdo postado é essencial.

Neste post, vamos apresentar suas características e como o algoritmo do Instagram funciona, como usá-lo para otimizar seus posts e consequentemente aumentar o seu engajamento.

Você pode gostar...

COMO FUNCIONA O ALGORITMO DO INSTAGRAM?

O algoritmo do Instagram busca otimizar a experiência do usuário dentro da rede social. Por isso, ele filtra as publicações para que elas apareçam de acordo com seus interesses dentro do feed.

Esse filtro é feito com base em três variáveis: temporalidade, engajamento e relacionamento.

A temporalidade está relacionada ao conteúdo mais atualizado que é postado na rede. Desde 2016, por conta de um novo algoritmo do Instagram, o feed não é mais organizado em ordem cronológica. Mas, mesmo assim, o Instagram leva em consideração as publicações mais recentes postadas no app.

O engajamento de uma postagem é contabilizado por meio das interações que ela recebe, como curtidas e comentários. O Instagram entrega sua publicação para 10% da sua rede de amigos. Se a sua publicação tiver muitos comentários e curtidas na primeira hora, a rede social se encarrega de entregar para os 90% que restaram.

Quanto mais engajamento você tiver, mais suas postagens serão entregues pelo algoritmo do Instagram.

O relacionamento é calculado de acordo com as suas interações com os demais perfis da rede social. Nesse caso, as publicações que mais vão aparecer para você serão relacionadas aos perfis que você mais comenta e curte.

COMO O ALGORITMO DO INSTAGRAM IMPACTA O ENGAJAMENTO NA REDE SOCIAL?

Considerada a segunda maior rede social do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente.

Para as marcas, a plataforma se tornou uma forte aliada nas estratégias de marketing digital nas mídias sociais. Mas, com as peculiaridades do algoritmo do Instagram, fica mais difícil entregar o conteúdo para os usuários.

O maior impacto percebido pelas empresas foi o alcance das publicações que acabaram diminuindo com o tempo. A partir disso, percebemos alguns pontos que podem auxiliar as publicações a obter maior alcance na rede social.

Mas, além de aplicar as estratégias que vamos te mostrar aqui, você também deve se preocupar com a relevância do seu conteúdo. Por isso, pense bem para quem você vai postar e busque ter uma boa qualidade no seu post.

COMO VENCER O ALGORITMO DO INSTAGRAM

1. Inclua informações relevantes no seu perfil

A primeira coisa que você deve dar atenção no seu Instagram é o perfil. Isso porque, ele será a porta de entrada da sua marca. Por isso, deixar claro qual é o tipo de produto ou serviço você possui, vai facilitar o entendimento sobre o seu negócio.

O Instagram permite que você marque perfis e também inclua hashtags na sua descrição. Por isso, pense em assuntos relacionados ao seu segmento, porque elas também vão ajudar no SEO na hora que alguém procurar pelo seu conteúdo.

Por aqui, já demos dicas super relevantes de como ter uma Bio do Instagram poderosa.

2. Transforme seu perfil em comercial

Com as atualizações do algoritmo do Instagram, alguns rumores apontam que transformar o seu perfil em comercial pode aumentar o seu alcance.

Mas, essa não é a única vantagem de possuir um perfil comercial. Com ele, você pode acompanhar as métricas da sua conta e otimizar as suas publicações.

Você pode gostar...

Por meio das estatísticas apresentadas, você pode acompanhar os horários e dias que os seus seguidores estão mais ativos nas redes sociais e programar suas postagens de acordo com esses dados.

Além disso, passa a ter acesso a recursos exclusivos como anúncios e o Instagram Shopping.

Saiba Mais: Instagram para Negócios: aprenda a vender todos os dias transformando seguidores em clientes

3. Qualidade nas publicações

Já comentamos sobre a importância de postar um conteúdo relevante na rede social. Por isso, estude seu público, pesquise referências e seja autêntico.

Não se esqueça que o Instagram é uma das redes sociais com maior apelo visual. Por isso, invista em fotos e vídeos que chamam a atenção e crie legendas para que o usuário possa interagir com seu post.

Lembre-se que o algoritmo do Instagram entrega o seu conteúdo primeiramente para 10% do seu público. Nesse sentido, garantir engajamento na primeira hora pode fazer com que seu post obtenha mais alcance.

4. Publicações com hashtags específicas e relevantes

Nós já falamos da importância das hashtags aqui no blog, mas vale reforçar o quanto elas podem te ajudar dentro do Instagram.

As hashtags ajudam o seu perfil a ser encontrado dentro da rede social. Elas funcionam como uma tag que vai marcar o seu conteúdo naquele determinado assunto.

No Instagram, é permitido o uso de até 30 hashtags por post. Porém, com as atualizações no algoritmo do Instagram, percebe-se que usar muitas hashtags pode classificar o seu conteúdo como “spam”.

Algumas pesquisas apontam que utilizar de 5 a 11 hashtags podem ajudar na performance do seu post.

Além disso, é muito importante selecionar hashtags relevantes sobre o assunto que você está postando.

Você pode gostar...

Outro ponto que deve ser explorado é pesquisar tendências entre os usuários, até porque, agora é possível seguir hashtags, o que torna ainda mais indispensável o uso dessa função.

Sugerimos que você também crie a sua própria hashtag. Assim, você poderá gerar mais engajamento e visibilidade para a sua marca.

Pense em formas de incentivar o seu seguidor a utilizar a sua hashtag nas publicações.

5. Usar a geotag

A Geotag do Instagram possui a função de compartilhar em tempo real a sua localização através das suas postagens. Com isso, torna-se muito mais simples descobrir novos conteúdos e se envolver com pessoas de todos os lugares.

A Geotag coleta os dados da sua posição geográfica através do GPS do seu dispositivo móvel ou de um computador conectado à internet, permitindo que você possa atribuir uma localização à sua postagem ou criar a localização do seu negócio.

6. Interaja com outros perfis

É importante saber que aplicar todas as estratégias que citamos acima, sentar e esperar as coisas acontecerem talvez não seja a melhor opção.

Se você busca novos comentários e likes nas suas fotos, você também precisa ser engajado com os outros usuários.

A melhor forma de relacionar-se com outras pessoas é buscar por perfis que utilizam as mesmas hashtags que você. Assim, você também estará atraindo uma audiência segmentada para o seu perfil.

Mais do que ter engajamento com perfis aleatórios, também é importante manter uma relação com os seus próprios consumidores. Por isso, pesquise a hashtag da sua marca, busque através da tag de geolocalização as pessoas que estiveram na sua loja, curta e comente nas fotos desses usuários.

Acredita-se que o algoritmo do Instagram vem considerando comentários pequenos como “adorei”, “legal”, “lindo” como sem relevância. Logo, não contabilizam para o cálculo de engajamento da publicação.

Você pode gostar...

Para contornar essa objeção, sugerimos que você faça comentários com mais de 3 palavras e crie legendas que realmente criem um diálogo com o seu público.

Lembre-se de responder os comentários dos usuários em suas publicações. Esse ponto também vai aumentar o seu engajamento.

7. Usar o Instagram Stories, IGTV e Reels

Se você ainda não investe na produção de conteúdos para o Instagram Stories, IGTV e Reels, você está deixando de atrair a atenção da sua audiência.

Sempre que um novo recurso for lançado, use e abuse dele. O algoritmo do Instagram costuma dar destaque para as novas funcionalidades.

Por isso, seja um recurso “grande” como o Reels ou apenas uma nova figurinha do Stories, não deixe de usar.

É claro, tenha moderação e só use aquilo que fizer sentido para sua persona. Se você não trabalha com delivery, por exemplo, não tem motivo pra usar o sticker “pedidos de refeição”.

8. Anuncie

Com o aumento no investimento em publicidade dentro do Instagram, as marcas perceberam que as campanhas feitas nessa rede trazem ótimos resultados.

Com os anúncios do Instagram, você pode trabalhar uma segmentação avançada e levar o seu público para alguma chamada para ação, já que nas publicações no Instagram, não é possível colocar links.

Os anúncios do Instagram têm o potencial de aumentar a visibilidade e reconhecimento da sua marca. Por isso, investir neles também pode trazer mais seguidores e alcance para o seu perfil.

Não sabe como fazer isso? Então confere o texto onde ensinamos como anunciar no Instagram em 11 passos rápidos.

Você pode gostar...

Essas são maneiras simples de impulsionar o alcance das suas postagens. Com essas estratégias, você pode contornar o algoritmo do Instagram e aumentar o seu alcance e engajamento.

Porém, sempre fique de olho nas atualizações e também nas suas métricas para ver se as postagens estão trazendo retorno. Otimize o que está funcionando e elimine o que não está.

 

Você pode gostar...

Você também pode gostar

Você pode gostar...

Artigos Relacionados

Artigos patrocinados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial