Ou navegue pelas categorias

Facebook

Anúncios no Facebook: você está aproveitando os megaeventos para conquistar clientes?

Anúncios no Facebook: você está aproveitando os megaeventos para conquistar clientes?

Nas próximas semanas o Brasil sediará dois grandes eventos: Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude.

Além desses dois, teremos a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, sem contar os inúmeros eventos de grandes proporções que temos em diversas cidades do país. OK, isso todos sabem, mas por que você ainda não está aproveitando essa oportunidade?

Hoje quero compartilhar uma forma interessante de aproveitar eventos e grandes acontecimentos em negócios locais. A dica é bem simples, mas talvez nem todos estejam de olho nisso.

Talvez as dicas desse post não sirvam diretamente para você, especialmente se você não tem um negócio local, mas podem ser insights para começar a pensar em fatores externos que podem gerar clientes para o seu negócio 😉

Negócios locais e megaeventos

Se você tem um negócio local, pode ser um hotel, padaria, restaurante, loja, aluguel de carros, enfim, qualquer negócio que pode atender ao público que virá até sua cidade por causa de um evento, você pode usar anúncios no Facebook para mostrar a esses visitantes o seu negócio. É o caso do Restaurante Fellini, no Rio de Janeiro.

Você pode gostar...

A cidade do Rio de Janeiro receberá a Jornada Mundial da Juventude e a Copa das Confederações. Desta maneira, anúncios focados nestes dois eventos, que vão agitar a cidade nos próximos dias e trazer milhares de pessoas, foram criados.

Há variações do mesmo anúncio, mas quero compartilhar a lógica de criação.

Lógica de criação de anúncio para eventos

Para a Jornada Mundial da Juventude foram criados vários anúncios, com variação de imagens. Os textos podem ser variados também, mas os usados foram os que desempenharam melhor. Neste caso, as imagens podem ser de jovens, por exemplo. Não vejo como boa estratégia usar elementos religiosos.

Felli-rio-jornada - blog_camilaporto_imagem1

fellini-rio-carne - blog_camilaporto_imagem2 

 

A segmentação foi feita para:

Perfil-public-jornada-mundial-juventude-facebook - blog_camilaporto_imagem3

Como a cidade mais popular é o Rio de Janeiro e o anúncio tem como objetivo ser visto por quem é de fora, todos os estados foram listados, exceto o Rio de Janeiro. A segmentação poderia ser por cidades, mas seria um pouco mais complicado listar todas as cidades, por isso a utilização por estados, menos o Rio de Janeiro.

  • Para que fosse possível chegar mais próximo do público, em categorias amplas a opção “Atividades > Travelers” foi selecionada. Assim, é possível atingir o público selecionado que costuma viajar.

Categorias-amplas-anuncios-facebook - blog_camilaporto_imagem4

 

A mesma lógica de campanha foi criada para a Copa das Confederações, onde uma das cidade-sede é o Rio de Janeiro. Desta maneira, vários anúncios foram feitos com variações de imagem e texto.

Anuncio-facebook-copa-confederacoes-fellini - blog_camilaporto_imagem5


Anuncio-copa-rio-fellini - blog_camilaporto_imagem 6

A segmentação foi variada, para homens e mulheres, de estados que não serão sede, que curtem futebol, viajar. Enfim, a segmentação foi variada de acordo com o perfil do público-alvo. Em ambos os casos, o custo por fã foi de menos de US$0,08.

Este são apenas dois exemplos de eventos de grandes proporções que podem trazer muitas pessoas para o seu estabelecimento. A ideia foi mostrar o quanto os anúncios no Facebook podem ajudar a dar visibilidade ao seu negócio antes mesmo do turista chegar. Certamente, se ele não conhece sua cidade, ficará até feliz em ter uma empresa “se oferecendo” para recebê-lo.

Por isso, preste atenção no que está acontecendo em sua cidade e como você pode usar os recursos de segmentação do Facebook para atrair os turistas. Lembrando que, não é permitido usar logos ou marcas registradas, tanto pelos detentores da imagem, quanto pelo Facebook. Por isso, os dois exemplos abaixo não podem ser feitos, pois ferem os direitos de imagem dos dois eventos. Fique atento à isso.

nao-pode blog_camilaporto_imagem7

Gostou da dica? Então comente e compartilhe!

Desejo muito sucesso para você!

ATUALIZAÇÃO DO POST

Após publicar o post, minha amiga, Bárbara de Almeida, doutoranda em Educação Física (Sociologia do Esporte), na UFPR e que estuda os megaeventos, me mandou essa mensagem:

“Oi Cami! Dei uma olhada no teu post sobre os megaeventos e tenho um adendo. No caso dos esportivos, além dos símbolos, na verdade é proibido o uso dos nomes também. É ridículo e a discussão é grande, mas são proibidos. Então “Copa 2014” e “Brasil 2014” são dois exemplos (entre muitos outros – Cidade-sede 2014) que não podem ser usados. Melhor ter cuidado com isso senão pode dar problema de marketing de emboscada. Pra copa, em geral as marcas não autorizadas usam “mundial” com referência a algo do futebol ou em verde amarelo. No caso do restaurante, sugeriria um “Vem assistir futebol no Rio?” Isso pode!”

Confesso que fiquei surpresa por ser impedida de usar a frase “Copa das Confederações”. Neste link você pode consultar todas as ‘marcas’ que a FIFA detém e que não podemos usar para fins comerciais.

 

QUER MAIS?

Você pode aproveitar os megaeventos do Brasil para conquistar clientes com as táticas desse post, mas que tal mais 22 táticas para gerar engajamento na sua página do Facebook?

Você pode gostar...

Tenho um e-book perfeito para você!

Copie e cole as minhas “22 táticas Comprovadas para gerar engajamento no Facebook. Baixe GRÁTIS agora:

ebook-taticas-engajamento

 

Você pode gostar...

Você também pode gostar

Você pode gostar...

Artigos Relacionados

Artigos patrocinados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial