Você gostaria de atrair novos seguidores no Instagram para a sua marca e ainda contar com uma ajuda da tecnologia para fazer a automação de Instagram de tarefas? Então, continue lendo esse post.
Segundo uma pesquisa do Social Media Trends do ano passado, o Instagram é a segunda rede social mais usada pelas empresas no Brasil. Perde apenas para o Facebook.
Saiba mais: Instagram para Negócios: aprenda a vender todos os dias transformando seguidores em clientes
No entanto, é o Instagram que mais impacta nas estratégias de marketing digital. Por isso, apenas ter um perfil comercial não é suficiente para ganhar seguidores. Bons conteúdos dentro de uma estratégia bem definida para o seu público também são muito importantes.
O QUE É A AUTOMAÇÃO DE INSTAGRAM?
Se você já definiu a estratégia para sua empresa nas redes sociais, um passo importante para você é ter uma ferramenta para te ajudar na automação do Instagram.
Mas afinal, o que fazem essas ferramentas de automação de Instagram? Elas fazem ações no seu perfil do aplicativo de forma automática, de acordo com a sua programação e os recursos disponíveis em cada uma.
As ferramentas de automação de Instagram poderão te ajudar a atrair seguidores e a realizar várias tarefas como mandar Direct Messages, responder comentários, programar posts e muito mais. Dessa forma, você poupa tempo e trabalho.
FERRAMENTAS PARA FAZER A AUTOMAÇÃO DE INSTAGRAM
Separamos 6 ferramentas de automação de Instagram para te ajudar no gerenciamento do perfil do seu negócio e, de quebra, atrair mais seguidores no Instagram. Eles foram escolhidos porque automatizam interações com seu perfil.
São elas:
1. Last Link
O Last Link é uma das ferramentas de automação de Instagram mais conhecidas e utilizadas por quem usa a rede social pra promover seu negócio. Com ele, você pode segmentar o público por perfis, hashtags e localização. Pode também filtrar o público por gênero.
Além das interações, você consegue agendar posts e Stories para sua conta do Instagram, além de enviar mensagens diretas para seus novos seguidores. Recentemente a ferramenta também adicionou outras redes sociais como Twitter, LinkedIn e Google Meu Negócio.
Ele ainda disponibiliza duas ferramentas: o Link na Bio (página personalizada onde será possível adicionar todos os links que seus seguidores devem conhecer) e Captura de Leads (acesso a um modelo simples e objetivo de Landing Page).
2. SOCIALGRAM
Com o SocialGram você poderá interagir automaticamente com seguidores em potencial filtrando por hashtags, localização ou outros perfis semelhantes, acompanhando tudo no relatório que a ferramenta oferece.
Assim como algumas ferramentas de automação de Instagram, com ele também é possível programar posts e Stories, além de mensagens automáticas de boas vindas para as pessoas que seguirem o perfil.
A ferramenta possui dois planos: mensal e trimestral.
3. INSTAEASY
O InstaEasy é uma ferramenta de automação de Instagram que permite configurar para curtir e seguir automaticamente outros perfis. Seja por hashtag, localização e até mesmo outros perfis do Instagram.
Com ele, você também consegue programar posts no Instagram, além de poder acompanhar tudo com relatórios sobre o crescimento do seu perfil. Um diferencial que a ferramenta oferece são treinamentos dentro da plataforma.
Infelizmente o InstaEasy não possui um período de teste gratuito como outras ferramentas de automação de Instagram. Mas ele oferece uma garantia de até 30 dias após a assinatura, onde você poderá usar a ferramenta nesse período e, se não gostar, solicitar o reembolso dentro desse prazo.
Ele possui apenas a opção de assinatura mensal.
4. GERENCIAGRAM
O Gerenciagram é uma das ferramentas de automação de Instagram mais conhecidas para gerenciar seu perfil e atrair mais seguidores. Com ele, você poderá não só agendar posts no Feed, como também no Stories, além de organizar e responder os comentários.
Além disso, poderá seguir, automaticamente, os seguidores de seus concorrentes ou através das opções de Perfil, Hashtags e Localizações.
O aplicativo trabalha com 3 planos: mensal, trimestral e anual.
5. PERFORGRAM
A ferramenta de automação de Instagram Perforgram além das interações que as outras oferecerem, de curtir e comentar em posts, oferece o recurso de visualizar, reagir e responder Stories (enquetes, quizzes, sliders e perguntas) automaticamente.
Além disso, poderá programar suas publicações no Feed ou Stories para o dia e hora que desejar. Também configura publicações repetitivas para a frequência que quiser.
O Perforgram trabalha com 3 planos no formato mensal e trimestral: Individual (1 perfil), Duplo (2 perfis) e Agência (5 perfis).
Ele oferece teste grátis de 5 dias. Para testar, clique aqui.
6. GROWSOCIAL
Assim como as demais ferramentas de automação de Instagram, o GrowSocial também funciona como gerenciador de perfil. Nele, você pode agendar posts, gerenciar comentários e mensagens diretas. E também usar interações automáticas, como programar o envio de mensagem direta para novos usuários, por exemplo.
Para promover o seu Instagram, a ferramenta possui diversas opções de filtros para que você possa interagir com outros perfis, além de poder programar os horários que essas interações ocorrerão e com qual velocidade.
O Grow Social possui 3 planos: anual, semestral e mensal.
AVISO IMPORTANTE: AUTOMAÇÃO DE INSTAGRAM
Nem todas as automações de Instagram são bem-vindas, principalmente se feitas de forma errada. No ano passado, o Instagram fez uma varredura, removendo milhares de perfis falsos e diminuindo o número de seguidores de centenas de perfis.
A rede social não divulgou oficialmente que o motivo eram as automações. Mas é bom ficar de olhos abertos. Por isso, sempre use essas ferramentas com calma e bom senso. Caso contrário, você poderá cair no shadowban do Instagram.
Evite spam, jamais compre seguidores e curtidas! Não automatize tudo no seu perfil para que o cliente não perca a interação humana, que muitas vezes é importante para o fechamento de um negócio. Preze sempre em ter seguidores reais.
Observação: As ferramentas de automação listadas aqui, são apenas recomendações que você poderá usar por conta e risco próprio. Lembre-se, o Instagram não é muito aberto às automações.