Qual cliente que não gosta de uma boa promoção? Ano após ano, a Black Friday Brasil bate recordes de vendas, assim como a Semana Brasil. É um dos eventos do comércio que mais movimentam a economia mundial.
Para se ter uma noção, uma pesquisa da Ebit revelou que em 2018 as lojas online movimentaram 2,6 bilhões de reais. Já em 2019, esse número cresceu em 23,6%, o que equivale a 3,2 bilhões de faturamento só do comercio varejista online.
Em 2020, a previsão é que seja a maior Black Friday Brasil de todos os tempos, segundo matéria da Exame.
Por isso, é bom você se preparar para vender mais na Black Friday Brasil. Então, separamos algumas dicas no final nesse artigo que podem te ajudar nesse processo.
O QUE É BLACK FRIDAY
Se fossemos resumir o que é a Black Friday, seria “Dia Internacional das Promoções”. Ninguém sabe ao certo a verdadeira história de como ela começou, pois são muitas versões.
A mais conhecida conta que a Black Friday começou nos Estados Unidos na década de 60. Dizem que o termo “Black Friday” foi criado por policiais do estado da Filadélfia, para se referirem ao dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, que acontece em uma quinta-feira e é feriado no país.
Nessa data, o trânsito da cidade se tornava um caos. Por conta disso, os lojistas viram uma grande oportunidade de venda, já que os carros ficavam parados ou passavam devagar em frente as lojas do comércio. Com o objetivo de aproveitar esse movimento, os comerciantes faziam diversas promoções para atrair quem passasse por lá.
Logo, a notícia se espalhou e se transformou em um dia tradicional para se fazer compras.
BLACK FRIDAY BRASIL
Embora seja uma data conhecida mundialmente há muitos anos, somente quando o comércio online começou a ganhar mais força, a Black Friday Brasil chegou aqui no país, em 2011.
Ao contrário dos Estados Unidos, a Black Friday Brasil começou apenas no ecommerce e depois se expandiu para as lojas de varejo. Mas por conta do famoso “jeitinho brasileiro”, no início a Black Friday Brasil não era bem vista pelos consumidores.
Isso aconteceu porque muitas lojas aumentaram os preços nos dias que antecederam a Black Friday Brasil, para então anunciar o desconto na data. Por esse motivo, muitas pessoas chamavam a Black Friday Brasil de “Black Fraude”.
Esse falso desconto diminuiu ao longo dos últimos anos graças a interferências de sites e órgãos de proteção ao consumidor, bem como o surgimento de programas e sites que monitoram os valores dos produtos.
QUANDO É A BLACK FRIDAY BRASIL E COMO FUNCIONA
A Black Friday acontece sempre na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, que ocorre na 4ª quinta-feira de novembro.
A Black Friday Brasil normalmente ocorre na mesma data, embora muitas empresas também façam promoções em outros dias. A Black Friday Brasil 2020 será no dia 27 de novembro.
Mas como funciona a Black Friday Brasil?
As empresas dos mais variados tamanhos e tipos, se unem em um mesmo dia para anunciar descontos, que podem chegar a 90%, oferecer melhores formas de pagamento e até brindes para seus clientes.
COMO PREPARAR SEU NEGÓCIO PARA A BLACK FRIDAY BRASIL
Muitos empreendedores podem achar que basta chegar no dia da Black Friday Brasil e colocar uma etiqueta de desconto no produto e as vendas serão garantidas. Mas a concorrência é grande neste período, principalmente no online.
Entre os meses de março e abril desse ano foram registradas a abertura de mais de 107 mil novas lojas virtuais, de acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOmm).
Como competir nesse mar de lojas? Vamos te dar algumas dicas de como vender mais na Black Friday Brasil em 2020:
1. TENHA UM PLANEJAMENTO
Embora a Black Friday Brasil caia no final do mês de novembro, normalmente um período que o consumidor está sem dinheiro, é necessário lembrar que muitos esperam essa data para adquirir produtos, por isso economizam.
Por essa razão, é importante que você, empreendedor, planeje sua participação na Black Friday Brasil com antecedência e não deixe tudo para última hora evitando assim qualquer surpresa.
Sem o planejamento financeiro, da estrutura, logística e estratégico, é possível que sua empresa acabe tendo prejuízo na Black Friday Brasil 2020. Por isso, seguem alguns pontos de atenção: