Ou navegue pelas categorias

Notícias

Messenger lança recurso Bloqueio do Aplicativo para aumentar segurança dos usuários

O recurso é semelhante ao que já existe no WhatsApp e permite bloquear o app por meio de impressão digital ou Face ID

bloqueio messenger

O Facebook anunciou hoje (22) um novo recurso que permite o bloqueio do Messenger. A ideia é reforçar a segurança do aplicativo adicionando mais uma camada de proteção às mensagens.

O recurso é semelhante ao que já existe no WhatsApp que, quando ativado, obriga o usuário a desbloquear o aplicativo para visualizar as mensagens.

Saiba mais: Bloqueio por impressão digital e Face ID no WhatsApp: aprenda como usar

De acordo com Jay Sullivan, diretor de Gerenciamento de Produto, Privacidade e Segurança do Messenger o lançamento “oferece a você a confiança de saber que mesmo que empreste o seu telefone a um amigo ou membro da família, ele não poderá acessar suas conversas”.

Como configurar o bloqueio do Messenger

Por hora, o recurso de bloqueio do Messenger está disponível para os aplicativos instalados apenas em dispositivos IOS. A novidade deve chegar em breve também para os aparelhos Android.

A ferramenta usa as configurações de privacidade do aparelho, que podem ser impressão digital ou Face ID para realizar o desbloqueio do app. Contudo, em seu comunicado, Sullivan garante que as informações de toque ou rosto dos usuários não serão transmitidas, nem ficarão salvas pelo Facebook.

Você pode gostar...

Para ativar o bloqueio do Messenger, basta acessar a área de configurações de privacidade do aplicativo. Veja:

Passo 1. Confira se seu aplicativo do Messenger está atualizado;

Passo 2. Acesse as configurações da sua conta;

Passo 3. Clique em Privacidade;

01

Passo 4. Acesse Bloqueio do Aplicativo;

Bloqueio Messenger

Passo 5. Ative a chave da opção Exigir Touch ID / Face ID;

03

Passo 6. Configure quando o Messenger deve exigir o desbloqueio. Se sempre que você sair do app, após um 1 minuto, 15 minutos ou 1 hora após sair;

04

Pronto, feito isso, sempre que quiser acessar suas mensagens será necessário realizar o desbloqueio.

Vale ressaltar que ainda será possível responder mensagens por meio das notificações do app e atender as ligações recebidas no Messenger sem precisar desbloqueá-lo.

Vantagens e desvantagens do bloqueio do Messenger

Recentemente abordamos aqui o recurso semelhante encontrado no WhatsApp e elencamos algumas vantagens e desvantagens desse tipo de bloqueio.

Entre as vantagens está, sem dúvidas, a maior segurança para seus dados e suas mensagens. O bloqueio se torna ainda mais relevante se considerarmos que o Messenger reúne não só a caixa de entrada pessoal dos usuários, mas também as das empresas que ele gerencia no Facebook.

Por outro lado, esse tipo de bloqueio pode ser extremamente inconveniente para quem precisa abrir o app com frequência. Nesse caso, quem já tem senha de bloqueio no aparelho, teria que passar por dois desbloqueios para usar o aplicativo.

Outros recursos

O Facebook tem se mostrado cada vez mais preocupado com a segurança dos dados dos usuários e segue lançando recursos para aprimorar a privacidade em seus aplicativos. Além do bloqueio do Messenger, foi anunciado para o mensageiro um espaço chamado Configuração de Privacidade. Esse menu reunirá todas as opções de privacidade do aplicativo, com objetivo de facilitar o acesso às configurações de segurança.

O próximo passo da plataforma deve ser melhorar o controle sobre quem pode ou não enviar mensagens e fazer chamadas para as pessoas. O Messenger deve lançar em breve recursos semelhantes aos já existentes no Instagram. ”Ouvimos vocês e estamos trabalhando em novas ferramentas, para que você possa decidir quem pode enviar uma mensagem ou ligar diretamente para você, quem vai para sua pasta de solicitações e quem não pode enviar uma mensagem ou ligar para você”, contou Sullivan.

O diretor ainda afirmou ainda que outros recursos como o desfoque de imagens em mensagens da caixa de solicitações também devem ser implementados em breve ao Messenger, assim como já acontece no Instagram e no WhatsApp.

Você pode gostar...
Você pode gostar...

Você também pode gostar

Você pode gostar...

Artigos Relacionados

Artigos patrocinados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial