Como de costume, o HubSpot lançou um guia com sete apps que podem ajudar sua produtividade e seus negócios. Os apps escolhidos pelo autor do artigo foram:
- Dropbox;
- Evernote;
- Gmail;
- Stumbleupon;
- Instagram;
- Pinterest;
- Delicious;
A maioria deles já são velhos conhecidos e utilizados por muitas pessoas. Porém, um deles está chamando a atenção do mercado por ser tido como o “the next big thing”. Sim, estamos falando do Pinterest.
Já falamos da importância do Pinterest para os sites de e-commerce no texto “Infográfico: Pinterest, o próximo a viriar o jogo no social commerce?”, por isso, no texto do John Jantsch o que mais nos chamou a atenção foi o uso do Pinterest como ferramenta de marketing.
Por isso, trouxemos algumas dicas de como utilizar o Pinterest em suas estratégias de comunicação, caso ele seja interessante para o seu negócio. Para completar, confira um infográfico com dados sobre empresas no Pinterest.
Confira a seguir o trecho que fala como usar o Pinterest traduzido e com algumas considerações:
Pinterest + empresas
O Pinterest é uma ferramenta de social bookmarking focado em imagens. Sendo assim, funciona como a junção do Delicious e Flickr. Há muito destaque para o aspecto visual das apresentações no Pinterest, o que permite navegar entre imagens de noivas, comidas, amantes da moda ou os que querem ficar de olho nas últimas tendências.
Por que?
Pinterest engaja os usuários. Ao contrário de outras redes sociais, onde o jogo é ter o maior número de seguidores, aqui os usuários veem muito conteúdo e para encontra-lo, preferem compartilhar com grupos menores. Os usuários do Pinterest estão muito interessados em o que é quente – um comportamento que traduz muito bem um tipo de influenciador que os profissionais de marketing querem atrair.
Links atrelados a imagens são os melhores links que você pode adquirir quando o assunto é engajamento. As imagens do Pinterest automaticamente direcionam para a página do conteúdo original, então é criada a ligação visual aos links.
Usar o Pinterest é uma ótima forma de mostrar o estilo, pioneirismo, inovação, ou qualquer coisa que você queira adicionar a sua imagem empresarial. Ter seus produtos compartilhados e “pinned” por sua comunidade diz muito sobre sua empresa.
Como?
Antes de começar, você precisa ser convidado para entrar. Por isso, envie um email para [email protected] e solicite um convite ;D
- Crie
Comece compartilhando algumas coisas que você gosta. Seja estratégico na hora de criar seus quadros de links para que eles tenham ligação com seu negócio. Por exemplo, se você é comerciante local, crie um quadro com “coisas que eu adoro na minha cidade”. Porém atenção: assim como em outras redes sociais, não divulgue apenas seus produtos e nem fique se autopromovendo todo o tempo. Aqui você precisa construir credibilidade por meio das suas interações e compartilhamentos.
- Busque
Assim como no início do Twitter, o Pinterest se torna mais interessante quando você foca nas coisas que interessam a você ou ao seu negócio. Crie suas próprias categorias e busque criar e popularizar seus próprios quadros ou temas de abordagem.
- Pin
Eu sugiro que você adicione o bookmarklet ao seu navegador, assim ao navegar, você pode compartilhar coisas interessantes rapidamente com seus seguidores. Você começará a construir uma base de seguidores na medida em que se tornar ativo e relevante na rede. Muitas empresas deveriam considerar a inserção do botão de pin na página de seus produtos, tornando-os mais fáceis de compartilhar, assim como fazemos com outras redes sociais, com o Like ou Tweet, por exemplo.
- Engaje
Busque por produtos que você gosta ou que sua empresa vende bem e faça comentários. Compartilhe-os e comente de volta quando outras pessoas deixarem comentários. Siga pessoas que são ativas em área de interesse da sua empresa e comente seus pins. Se você encontrar coisas legais, mas que foram postadas por terceiros, não pelo autor do post original, busque a fonte a original e coloque nos comentários – todos gostam desse tipo de cuidado.
Lembre-se, você pode divulgar seus produtos e links em seus comentários quando isso for pertinente. Agora, isso não significa que você não deva incentivar seus seguidores a compartilharem o máximo possível seu conteúdo.
Como o Pinterest ainda está começando, é bom ficar de olho e começar a usar a ferramenta. Começar a construir sua base de seguidores no início fica mais fácil quanto antes esse trabalho iniciar e a concorrência por atenção seja menor. Por isso, coloque botões do Pinterest em sua comunicação, sites e onde mais for interessante…Vai que ele se torna mesmo a próxima grande rede social?
Para conferir o texto completo do HubSpot, clique aqui.