Ou navegue pelas categorias

Marketing de conteúdo

Como criar um blog: 3 ferramentas gratuitas para você usar

Saiba como criar um blog e conheça 3 ferramentas para blogs e 2 ferramentas de hospedagem para você trabalhar o marketing do seu negócio

image from rawpixel id 385069 jpeg

Se você já trabalha ou quer começar a trabalhar o marketing digital do seu negócio, é muito importante ter estratégias de produção de conteúdo. Uma das melhores e mais eficientes é criar um blog.

Um blog é uma das ferramentas mais antigas e, até hoje, é uma das mais efetivas do marketing digital. Grandes autoridades do mercado de marketing e criadores de conteúdo usam blogs para atrair novos clientes e gerar relacionamento com os atuais.

Ao criar um blog, é possível atrair novos clientes através de portais de busca (ao aparecer nos resultados de pesquisas), utilizando estratégias de SEO nos textos. 

Ou seja, você pode criar publicações que fiquem na primeira página do Google, por exemplo, e atrair milhares de pessoas para o site da sua empresa.

Saiba Mais: Transformando palavras em dinheiro

Ao abrir um blog, também é possível gerar relacionamento com as pessoas e potenciais clientes, criando conteúdos que ajudem com algum problema ou dúvida do seu público. Assim como fazemos aqui nesse blog! 

Você pode gostar...

VANTAGENS DE CRIAR UM BLOG

Além do que já citamos acima, existem outros benefícios ao criar um blog para o seu negócio. Citaremos os principais logo abaixo:

  1. O CONTEÚDO É SEU

Sempre falamos em nossos posts que conteúdo é rei! Então, uma das maiores vantagens de criar um blog é que todo o conteúdo é seu. Isso significa que os riscos de perder o seu trabalho ou de ele ser esquecido é quase zero.

Ao contrário de fazer posts somente nas redes sociais, ao ter um blog você tem o domínio da plataforma e provavelmente não sofrerá com contas bloqueadas ou excluídas sem aviso.

Você pode, por exemplo, criar conteúdos para as redes sociais e indicar para os seguidores o post do blog para ter informações muito mais completas e detalhadas.

Lembre-se: Facebook, Instagram e qualquer outra rede social funciona como uma casa alugada. Você não é o dono, então se o tio Mark resolver fechar amanhã, todo o seu conteúdo vai junto.

Quer dicas sobre criação de conteúdo? Conheça as nossas 5 principais estratégias de conteúdos, acessando esse post do blog.

  1. SEJA ENCONTRADO NAS BUSCAS

Milhares de pesquisas são feitas todos os dias em mecanismos de busca da internet. Todo conteúdo que é publicado em um blog, geralmente é analisado pelo algoritmo do Google, que é o maior buscador.

Com boas estratégias de otimização para mecanismos de buscas, conhecida como estratégias de SEO, você também pode conquistar a chance de aparecer nas primeiras páginas de buscas gratuitamente depois de criar um blog.

Se você não sabe o que é SEO e quer saber como começar a usá-lo para colocar o seu negócio no topo do Google, acesse esse post completo do blog.

  1. CONQUISTE AUTORIDADE

Se você gosta e conhece bem sobre um assunto, que tal criar um blog e escrever sobre ele? Dessa forma, você coloca o seu conhecimento à prova e ainda pode ajudar outras pessoas.

Com textos bem explicativos e que geram valor na vida das pessoas, você ou a sua empresa podem se tornar uma autoridade no assunto e serem lembrados pelas pessoas quando precisarem do seu produto ou serviço.

CRIAR UM BLOG: 3 FERRAMENTAS GRATUITAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO

Agora você já sabe as principais vantagens de criar um blog para o seu negócio. Mas deve estar pensando em como fazer um blog! Calma, vamos te ajudar.

Se você está começando mas não tem orçamento, ou ainda a grana está curta, hoje vamos compartilhar como criar um blog grátis com 3 opções de plataformas.

Conheça 3 plataformas gratuitas para criar um blog do zero:

  1. WORDPRESS

Uma das plataformas mais usadas na hora de criar um blog é o WordPress. Atualmente, 35% dos sites da internet estão no WordPress.

Você pode gostar...

O motivo para tanto sucesso é que a ferramenta tem muitas funcionalidades e é fácil de usar, principalmente para quem está começando.

Além disso, é um dos poucos sites que possui centenas de tutoriais na internet, o que facilita quando surgem dúvidas de como criar um blog no WordPress.

Hoje, é possível escolher entre duas versões de WordPress: WordPress.org e WordPress.com. Mas qual a diferença entre eles?

– WordPress.org

O WordPress.org é uma plataforma open source, ou seja, o código do site é livre para fazer modificações. Para isso, é necessário fazer um download gratuito em seu servidor e seguir as configurações para criar um blog.

Essa é uma das melhores opções para quem quer criar layouts diferenciados para seu blog. Porém é recomendado ter um profissional de tecnologia para implantar o sistema e fazer manutenções, quando necessário.

– WordPress.com

O WordPress.com é bastante diferente. A hospedagem do site, as possíveis manutenções e a instalação de plugins são feitas pela própria ferramenta ao criar um blog.

O que é muito bom para você que não quer desembolsar dinheiro contratando profissionais para auxiliar nessas questões.

A desvantagem do WordPress.com é que os temas ou layouts do blog são pré-definidos pela plataforma, e você precisa escolher entre os que estão disponíveis. 

É possível personalizar apenas algumas partes. Além disso, a versão gratuita vem com seu subdomínio como WordPress.com. O que significa que o site ficaria assim, por exemplo: http://nomedasuaempresa.wordpress.com

Se você não quer o subdomínio do WordPress, é preciso assinar um dos planos disponíveis. Para conhecê-los, clique aqui.

Você pode gostar...

Vantagens de criar um blog no WordPress:

  • Fácil de usar: as configurações geralmente são intuitivas e para adicionar novas funções no blog, é só adicionar novos plugins;
  • Suporte: a ferramenta possui uma equipe de suporte para auxiliar os usuários na hora de criar um blog. Você pode entrar em contato com eles por chat, email ou fóruns;
  • Otimizado para SEO: o WordPress.com é otimizado para SEO, o que facilita nas metas e objetivos de tráfego orgânico nos mecanismos de busca como Google, Bing, Yahoo e outros;
  • Planos: Além de criar um blog gratuito, a plataforma possui outros 4 planos que são de pagamento mensal, você pode escolher o que mais se encaixa nos objetivos do seu negócio. 
  1. WIX

O Wix é uma plataforma que foi fundada em 2006 e aos poucos vem conquistando mais e mais pessoas que desejam saber como criar um blog. Isso porque nela você pode fazer um blog grátis, além de ser muito intuitiva e simples de mexer.

Os templates prontos, possuem a opção de edição “arrasta e solta”. Ou seja, você pode selecionar o que você quer colocar ou não no site, como: textos ou imagens, arrastando do menu de edição de forma instantânea.

O Wix também é bastante versátil, pois se encaixa em diversos tipos de negócios. Desde pequenas até grandes empresas podem usar. Atualmente, já são mais 150 milhões de usuários em 190 países.

Vantagens de criar um blog no Wix:

  • Imagens e vídeos: o site tem um grande acervo de imagens e vídeos que você pode usar no seu site de maneira gratuita, sem depender de bancos de imagens ou correr o risco de usar uma mídia ilegalmente;
  • Otimizado para dispositivos móveis: é possível deixar o seu site responsivo, ou seja, fazer com que ele se adapte a celulares, tablets ou qualquer outro dispositivo;
  • Apps do Facebook e barra de redes sociais: você pode monitorar e aumentar a sua audiência no Facebook adicionando as ferramentas da rede social. Também, é possível adicionar uma barra que direciona as pessoas para todas as suas redes sociais;
  • Assistente de SEO: ferramenta que ajudará você a encontrar as melhores palavras-chave ou frases para melhorar o seu posicionamento nas buscas do Google;
  • Planos: além de criar um blog gratuito, o Wix oferece planos diferenciados para pessoas e negócios online. Para conhecer o que cada um tem a oferecer, clique aqui.
  1. WEBNODE

Se você não gostou do WordPress e nem do Wix, uma opção é criar um blog no Webnode. A ferramenta é simples de usar, pois não é preciso instalar ou configurar alguma coisa. 

Você apenas precisa se cadastrar e criar um blog. O Webnode promete que você pode ter um site ou blog pronto em 5 minutos, sem a necessidade de contratar programadores ou designers, nem tampouco pagar a hospedagem do seu site.

Atualmente, a plataforma conta com mais de 40 milhões de usuários e você pode se cadastrar clicando aqui.

Vantagens de criar um blog no Webnode:

  • Sem propagandas: os blogs criados no Webnode não possuem anúncios. O que pode ser uma boa para você que não quer “incomodar” seus leitores com propagandas de outras marcas;
  • O domínio é seu: é possível você usar o seu próprio domínio ou registrar um novo. Ou seja, depois do “www” você coloca a palavra que quiser, por exemplo: www.nomedasuaempresa.com.br;
  • SEO: assim como os outros, o Webnode também é otimizado para melhorar as buscas no Google e outros portais. Além disso, ele gera URLs inteligentes automaticamente para você;
  • Planos: você pode começar a criar um blog grátis na plataforma. Porém, se quiser mais funcionalidades, terá que fazer um upgrade para algum dos planos pagos. Para conhecê-los, clique aqui.

OPÇÕES DE HOSPEDAGEM PARA CRIAR UM BLOG

Se está buscando como criar um blog profissional, com um domínio próprio e onde você pode instalar o WordPress.org, por exemplo, temos duas indicações de plataformas de hospedagens: 

  1. CLOUDWAYS

O Cloudways é uma plataforma de hospedagem em nuvem gerenciada e aonde está hospedado o nosso site atualmente. Uma das maiores vantagens que vimos até o momento é o suporte 24h por dia, todos os dias da semana.

Porém esse suporte é em inglês, mas nada que um Google Tradutor não ajude. Então se você quer um servidor potente para criar seu blog, o seu site ou ecommerce, nossa indicação é o Cloudways.

Além dos planos disponíveis, ele ainda oferece um teste de 3 dias grátis. Conheça o Cloudways, clicando aqui.

Você pode gostar...
  1. HOSTINGER

De 2018 até meados de 2020, usamos a Hostinger para hospedar o nosso blog. A maior vantagem que vimos foi o preço. Depois de olhar os recursos, percebemos que poderíamos economizar quase 10x o que pagávamos no antigo servidor.

Se você quer criar um blog e está em busca de um servidor forte e que se adequa às suas necessidades, a Hostinger é uma ótima opção, além de ser um dos mais baratos que encontramos.

E ainda temos um desconto de 10% para os leitores aqui do blog! Basta usar o cupom CAMILAPORTO na contratação do plano, clicando aqui.

Dica: Uma das formas de ganhar dinheiro com blog que mais cresce hoje em dia é através de site de afiliados. Você pode criar seus posts e colocar links de produtos de sites como a Hotmart, Monetizze, Amazon, entre outros. 

Você vai encontrar mais informações sobre isso, clicando aqui.

Bom, agora que você já sabe como criar um blog com 3 ferramentas incríveis e gratuitas, que tal aprender 7 formatos de conteúdo que você pode produzir no seu blog? Acesse esse post aqui e confira!

Você pode gostar...

Você também pode gostar

Você pode gostar...

Artigos Relacionados

Artigos patrocinados

16 Comentários

  • Avatar
    Raphael Faria
    Responder

    Eu criei meu blog com a Hostinger e eles ainda tem um criador de website, foi fácil pra mim criar meu site ainda fiz um ecommerce. Super recomendo esta empresa de hospedagem Hostinger. Muito bom aseu artigo, parabéns pelo texto.

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Raphael.

      Obrigada pela indicação 🙂

      Abraço.

  • Avatar
    Raphael Faria
    Responder

    Eu criei meu blog com a Hostinger e eles ainda tem um criador de website, foi fácil pra mim criar meu site ainda fiz um ecommerce. Super recomendo esta empresa de hospedagem Hostinger. Muito bom aseu artigo, parabéns pelo texto.

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Raphael.

      Obrigada pela indicação 🙂

      Abraço.

  • Avatar
    Jose C.
    Responder

    Oi Camile… Parabéns pelo artigo. Ta muito bem elaborado.
    Na epoca que eu criei meu blog, depois de muita pesquisa eu revolvi montar em WP. Depois hospedei ele sem custo pela própria WP. Ele foi crescendo eu nao tive jeito, tive que encontrar onde hospedar. Depois de muito procurar em fóruns e discussões na rede, me indicaram a Weblink. Se vc me permitir, vou deixar o link do blog deles que complementam suas dicas. https://www.weblink.com.br/blog/?s=criar+blog

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Olá, José.

      Que legal sua história.
      Obrigada por compartilhar.

      Grande abraço. #equipecamilaporto

  • Avatar
    Jose C.
    Responder

    Oi Camile… Parabéns pelo artigo. Ta muito bem elaborado.
    Na epoca que eu criei meu blog, depois de muita pesquisa eu revolvi montar em WP. Depois hospedei ele sem custo pela própria WP. Ele foi crescendo eu nao tive jeito, tive que encontrar onde hospedar. Depois de muito procurar em fóruns e discussões na rede, me indicaram a Weblink. Se vc me permitir, vou deixar o link do blog deles que complementam suas dicas. https://www.weblink.com.br/blog/?s=criar+blog

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Olá, José.

      Que legal sua história.
      Obrigada por compartilhar.

      Grande abraço. #equipecamilaporto

  • Avatar
    Mauricio
    Responder

    Gosto muito do site de vcs! Vcs usam o OptimizePress?

  • Avatar
    Mauricio
    Responder

    Gosto muito do site de vcs! Vcs usam o OptimizePress?

  • Avatar
    gilmar
    Responder

    Ótimo conteúdo. Camila seus artigos são mais que simples informações, são uma aula.

    • Avatar
      Glaucia Périco
      Responder

      Obrigada, Gilmar!

      Um abraço,
      #EquipeCP

  • Avatar
    gilmar
    Responder

    Ótimo conteúdo. Camila seus artigos são mais que simples informações, são uma aula.

    • Avatar
      Glaucia Périco
      Responder

      Obrigada, Gilmar!

      Um abraço,
      #EquipeCP

  • Avatar
    Rogério
    Responder

    Excelente conteúdo! Linguagem simples e super explicativa, aprendizado fácil

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial