Já diz o ditado que a primeira impressão é a que fica, não é? Assim funciona se você quer saber como criar uma assinatura de email. Se você é empreendedor, autônomo ou trabalha em uma empresa de marketing digital, saiba que ter uma assinatura de email profissional é algo simples e que faz toda a diferença, pois é o cartão de visitas seu e da sua marca e empresa.
Houve um tempo em que a assinatura de email formal era muito usada em ambientes corporativos mais conservadores. Com o desenvolvimento das redes sociais e do próprio design, que passou a ser cada vez mais visual, o uso da assinatura de email passou a ser algo mais casual, leve e rico em elementos gráficos.
Com isso, as assinaturas de email passaram a ter um design mais clean e auto-explicativo com o uso de elementos gráficos das redes sociais, por exemplo.
Como criar uma assinatura de email fácil e rápido?
Em se tratando de criar a sua assinatura de mail, não existe um certo e errado. Existe logicamente o bom senso em procurar manter somente as informações essenciais e manter as regras de etiqueta do marketing do seu mercado. A seguir, vamos listar algumas etiquetas básicas na hora de criar uma para sua conta:
Você não deve cometer o pecado do excesso
Informações de texto e elementos gráficos em excesso só vão prejudicar a sua mensagem. Por isso, cuidar do tamanho da assinatura de email é tão importante. Procure se limitar a informar o seu nome completo, e-mail, cargo e telefone de contato (se fizer sentido para você).
Se limite a perfis profissionais
Se você quer fornecer seus canais nas redes sociais, não se esqueça de se limitar aos seus perfis profissionais, seja no LinkedIn, Facebook ou Instagram. Saiba que separar o profissional do pessoal pode evitar problemas de privacidade. Caso você opte por fornecer seus canais de redes sociais fora do ambiente de trabalho, esteja ciente de que a sua privacidade pessoal pode ser invadida.
Utilize encurtadores de URLs
Utilize encurtadores de URLs para tornar a sua assinatura de e-mail mais objetiva, “clean” e atrativa. Além disso, escolha fontes que transmitam com clareza as suas informações de contato.
Escolha 1 ou 2 cores neutras
Se você optar por usar cores na sua assinatura de email, opte por cores neutras e que não interfiram na clareza das informações. Se possível, limite o uso de 1 ou 2 cores para não ser vítima da síndrome do excesso de informações.
Saiba Mais: Email Marketing: O que é e 4 ferramentas para começar já
Utilize cores que representem o seu negócio
Utilize cores que tenham ligação visual com o que o seu negócio representa. De nada adianta usar cores que não estejam alinhadas com o seu produto ou serviço. Isso só vai causar confusão no processo de comunicação com o futuro cliente.
Utilize o recurso das Chamadas para Ação
A utilização de “Call do Actions“, as Chamadas para Ação, para direcionar as pessoas para o seu site, blog ou uma campanha de vendas específica também pode ser uma boa forma de fazer com que as pessoas conheçam melhor sua empresa e se tornem seu cliente.
Use a Criatividade, mas com Moderação
Adicionar uma foto, uma imagem ou elementos gráficos que direcionem seus clientes para as suas redes sociais são bem-vindos. Não há nada de errado em abusar desses elementos, desde que eles não causem confusão em quem irá entrar em contato com você.
Uma forma simples e rápida de criar sua primeira assinatura de email é no próprio Gmail. Basta seguir os passos:
Como criar uma assinatura de email no Gmail
- No canto superior direito, clique em “Configurações” e em “Ver Todas as Configurações”;
- A seguir, clique em “Assinatura de email” e em “Criar Nova”;
3. Dê um nome para a sua assinatura e coloque as informações ao lado. Selecione o nome da assinatura em “Para uso em novos e-mails” e “Para uso em respostas/encaminhamentos”;
4. Para finalizar, role a tela até o final e clique em “Salvar Alterações”. Toda vez que você for enviar, responder ou encaminhar um email, a sua assinatura já estará indicada no final.
Além de criar assinatura de email Gmail, outra opção é criar assinatura de email Outlook, Hotmail.
Melhores ferramentas para criar uma assinatura de email
A seguir, vamos listar 10 opções gratuitas e pagas de ferramentas nacionais e internacionais de diversos estilos que você pode conhecer e escolher na hora de criar a sua e a da sua equipe. Confira também os exemplos de assinatura de email:
Gerador de Assinatura de Email Profissional da RD Station
Criada pela empresa brasileira RD Station, esse gerador de assinatura de email é em português e possibilita que o usuário preencha informações gerais, de contato, além de poder escolher imagens, links de redes sociais e o estilo de design do modelo de assinatura.
Gerador de Assinatura de Email da HubSpot
Criada pela HubsPot, esse gerador de assinatura de email também é em português e oferece 6 modelos gratuitos de personalização de email, além de disponibilizar a inserção de opções gráficas como imagens, logos, CTAs e URLs.
Gerador de Assinatura de Email da Rock Content
O gerador de assinatura de email da Rock Content também é em português. A ferramenta disponibiliza 4 opções de personalizações: informações gerais, redes sociais, imagens e estilo.
Canva
Não adianta! O Canva é nosso queridinho e nunca vamos cansar de recomendar essa ferramenta. São tantos templates e recursos que o Canva oferece que você pode fazer praticamente tudo o que imagina. Além da assinatura de email Canva, você pode incluir desenhos para assinatura de email.
My Signature
O gerador de assinatura de email My Signature é em inglês. Possui um plano free e outros 2 planos empresariais pagos. A ferramenta permite que o usuário personalize as informações gerais, imagens, redes sociais, CTAs e o estilo da assinatura: cores, fontes e ícones.
WiseStamp
O WiseStamp também é em inglês e funciona tanto para assinaturas individuais como para times. Possui um plano gratuito e pagos, dependendo do número de assinaturas de email da empresa.
Newholdstamp
O Newholdstamp é uma ferramenta de email em inglês e pensada para o formato empresarial. Possui planos pagos para, no mínimo, 5 assinaturas.
Sigmyemails
O diferencial do Signmyemails é que ele permite a inserção de assinaturas de email em HTML. A ferramenta possui um plano free pra 1 usuário e planos anuais e mensais pagos, de acordo com o número de assinaturas contratadas.
Si.gnatu.re
A Si.gnatu.re é mais uma opção de ferramenta de assinatura de email em inglês. Com layout intuitivo, o usuário preenche informações de contato, insere imagens, links de redes sociais e escolhe o layout. Possui 2 opções de plano: 1 gratuito e 2 opções de planos pagos.
Gimmio
O Gimmio é uma ferramenta de assinatura de email empresarial e possui 7 dias de teste grátis para vocês avaliar os modelos disponíveis.
Como já falamos anteriormente, as opções dependem muito do estilo do seu mercado e de como você quer se apresentar no primeiro contato com o seu cliente.
Uma última dica é: sempre valide a qualidade da sua assinatura do seu email tanto no desktop quanto no mobile para não correr o risco de perder a qualidade das suas informações.
Saiba mais: 30 modelos de email para negócios que você precisa conhecer