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Como criar uma loja virtual no Facebook em 10 passos

Descubra o recurso de como criar uma loja virtual no Facebook dentro da sua página de forma rápida e gratuita. Confira o tutorial de 10 passos
Sumário

O recurso como criar uma loja virtual no Facebook chegou para auxiliar negócios que querem vender seus produtos, usando simplesmente sua página no Facebook.

Essa função já existe há alguns anos na rede social e vem ganhando inúmeros recursos e se tornando cada vez mais atrativa.

Com a loja virtual no Facebook, você pode mostrar os seus produtos para pessoas interessadas, já que os seguidores da sua página são clientes ou potenciais clientes do seu negócio.

Atualmente, ainda é possível integrar a loja virtual no Facebook com a loja do Instagram. Além disso, em breve, também será possível que seus clientes comprem e façam os pagamentos diretamente na rede social.

Por isso, no texto de hoje, vamos te mostrar em 10 passos rápidos, como criar uma loja virtual no Facebook.

Saiba Mais: Facebook Marketplace: como funciona e dicas para vender muito mais

Como criar uma loja virtual no Facebook

Aprenda passo a passo como criar uma loja virtual no Facebook para começar a divulgar seus produtos na rede social e usá-la em sua estratégia de marketing digital.

O primeiro ponto aqui é saber que você precisa ter uma página no Facebook para poder criar a sua loja. Se você não tem, te ensinamos como criar uma em: Como criar uma página no Facebook: aprenda agora em 6 passos

Se você já tem, está pronto para seguir os próximos passos:

Passo 1. Entre na página de criação de lojas no Gerenciador de Comércio;

Passo 2. Em Escolha uma forma de vender, clique sobre Criar uma loja e depois em Começar;

Passo 3. Em Ativos, clique em + Criar uma loja;

Passo 4. Agora, na seção Comece a configurar sua loja, escolha Seu site e clique em Começar.

Passo 5. Em Selecione sua empresa, você deverá escolher em qual página deseja adicionar sua loja. Na lista só aparecerão página administradas por você;

Passo 6. Feito isso, clique em Avançar;

Passo 7. Em Detalhes da conta, insira um Nome da conta e selecione Conta comercial, depois clique em Avançar.

Passo 8. Na seção Onde as pessoas podem ver sua loja, escolha onde você quer criar sua loja. Aqui é possível configurar para que sua loja apareça também no Instagram;

Passo 9. Em Catálogo, crie seu catálogo de produtos e depois clique em Avançar.

Passo 10. Agora, verifique todos os detalhes da loja e aceite as Políticas de Desempenho e Responsabilização do Vendedor. Se estiver de acordo, clique em Criar sua loja.

Observação: você pode criar apenas um catálogo para usar na sua loja. Não será possível alterar essa seleção posteriormente. Se você já tem um catálogo criado, poderá usar ele no processo de como criar sua loja virtual no Facebook.

Primeiro passo para criar uma loja no Facebook

Pronto, o Facebook irá analisar a sua solicitação e, se estiver tudo certo, logo sua loja irá para o ar!

Como ativar a guia Loja em sua página 

Passo 1. Acesse Configurações e em seguida clique em Modelos e guias.

Passo 2.  Na parte de abas, localize a opção Loja e ative a chave, deixando-a azul, para que a guia seja ativada em sua página.

Passo para ativar uma loja no Facebook

Pronto. Agora que a guia Loja está ativada em sua página, é hora de iniciar o processo de divulgação e de começar a colocar seus produtos para a venda.

Personalização da sua loja

No processo de como criar uma loja virtual no Facebook, é possível personalizar sua loja para que ela fique com a cara da sua empresa.

No Gerenciador de Comércio, ao adicionar um novo produto ou coleção à sua loja, você pode personalizar como quiser que eles apareçam. Para isso, basta usar o Configurador de Loja. Nele, você pode:

  • Adicionar, remover e organizar coleções em destaque, produtos e grades de produtos com muita facilidade a partir da função de arrastar e soltar;
  • Selecionar quais coleções ficarão em destaque no topo da loja;
  • Alterar o tamanho do texto e a cor dos botões e dos detalhes;
  • Visualizar um prévia da aparência da loja no Facebook e no Instagram, tanto no modo claro ou escuro dessas redes sociais.

Saiba mais: Como postar no Instagram e no Facebook ao mesmo tempo?

Recursos disponíveis no Brasil

Aqui no Brasil, ainda temos algumas limitações na loja do Facebook. Por isso, listamos TUDO o que é possível fazer dentro da sua loja virtual:

Adicionar produtos: é possível adicionar produtos e informações sobre eles dentro da sua loja. Não é necessário que você já tenha um catálogo de produtos carregado em outro site e também não há limite de quantos produtos pode carregar.

Organização: você pode personalizar a maneira de apresentar a sua loja. Uma dica é dividir seus produtos por coleções para que os seus clientes encontrem o que desejam de maneira mais rápida.

Destaque: você pode optar por destacar vários produtos.

Relacionamento com o cliente: as pessoas interessadas nos seus produtos poderão entrar em contato com você de uma maneira rápida. Diretamente nas mensagens da sua página, elas vão poder tirar dúvidas e fechar uma compra.

Dados e métricas: é possível ter os dados de quantas visualizações cada produto teve e também quantas mensagens você recebeu.

Como é feito o pagamento?

Você deve estar se perguntando? “como recebo o pagamento das compras feitas em minha loja?” No Brasil, o pagamento ainda não está sendo realizado diretamente na página.

A venda pode ser fechada pelo Facebook Messenger, com você e o seu cliente conversando e escolhendo a melhor forma de pagamento. Ou você pode direcionar as pessoas para o seu e-commerce, onde o cliente pode fechar a venda.

Nessas duas modalidades de venda, o Facebook não recebe nenhuma porcentagem sobre o valor da compra. O dinheiro da venda é 100% do seu negócio!

Mas fique atento: é possível que a rede social passe a cobrar alguma taxa no futuro, assim como já acontece em grandes marketplaces.

Regras de imagens e vídeos para lojas virtuais no Facebook

Há algumas regrinhas a serem seguidas por quem quer aprender como criar uma loja virtual no Facebook. São requisitos e recomendações básicas do Facebook para imagens e descrições dos produtos.

REGRAS PARA IMAGENS

O Facebook determina como regra que cada produto precisa ter, no mínimo, uma imagem. Deve ser uma foto real do produto. Não é permitido o uso de ícones ou ilustrações do produto.

Isso para que as pessoas entendam qual é o seu produto e realmente se interessem por ele. Já como recomendação, é interessante que você:

  • Use imagens que sejam fáceis de entender, que mostrem o produto por inteiro com FUNDO BRANCO. A imagem precisa estar em formato QUADRADO com resolução de 1024 x 1024 pixels ou mais.
  • Não use imagens que tenham textos, como chamadas ou códigos e conteúdos ofensivos (nudez, linguagem explícita ou violência).
  • Não use material promocional ou publicitário. Evite imagens com marca d’água e informações de tempo limitado.

REGRAS PARA DESCRIÇÕES

Nas descrições, o único requisito é que ela seja em rich text. Ou seja, feita em algum dos programas do pacote Office, como o Word, por exemplo. Descrições em texto HTML não serão aceitas pelo Facebook.

Como recomendação, as descrições devem ter apenas informações do produto. Faça textos fáceis de entender e destacar características exclusivas do produto.

Evite colocar nas descrições números de telefone ou endereços de e-mail durante as etapas de como criar uma loja virtual no Facebook. Também evite títulos longos, excesso de pontuação e o uso de todas as letras em maiúsculas ou todas minúsculas.

REGRAS PARA VARIANTES

As variantes são informações específicas dos produtos, como: cor ou tamanho.

A regra do Facebook é que cada produto deve ter, no máximo, quatro variantes. Para que a tela do seu cliente não seja preenchida de informações irrelevantes, lembre-se de colocar o que é extremamente necessário no processo de como criar uma loja virtual no Facebook.

Como recomendação, o Facebook pede para que não sejam usadas abreviações. Por exemplo: use expressões como “TAMANHO PEQUENO” em vez de “TAMANHO P”.

A ideia é que as variantes estejam todas listadas em um único produto e não dividida em vários produtos. Por exemplo: se você tem uma mesma camisa no P, M e G, faça apenas um cadastro da camisa na loja virtual do Facebook e coloque essas opções disponíveis como variantes.

Agora você já sabe criar a sua loja e todos os requisitos do Facebook para começar com o pé direito.

Saiba mais: Nomes para loja virtual: as 90 ideias mais criativas

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