Ou navegue pelas categorias

Redes Sociais Vídeos

Como perder a vergonha ou o medo de gravar vídeos?

Confira o que fazer para gravar vídeos sem medo ou vergonha e dicas que apliquei para perder o medo de gravar.

como perder o medo de gravar videos

Quem nunca sentiu aquele frio na barriga ou o famoso “branco” ao tentar gravar um vídeo? O fato é que muitas pessoas procuram respostas para saber como perder a vergonha de gravar vídeos, como se soltar na frente da câmera e até como perder a vergonha de gravar stories para o Instagram.

Apesar de ser um formato de conteúdo fundamental para quem quer trabalhar com marketing digital e redes sociais, você também pode querer perder o medo de gravar vídeos para se sentir mais seguro em público. O fato é que você não precisa perder o medo de gravar vídeos apenas para ganhar dinheiro.

Saiba mais: Tudo sobre vídeos nas rede sociais aqui no blog

Em linhas gerais, você já sabe que os vídeos são superimportantes para quem tem ou que ter um negócio online. Mesmo que você não seja um empreendedor digital, para promover seu negócio nas redes sociais, os vídeos no Instagram, Facebook ou YouTube, podem te ajudar a atrair clientes. Confira o que fazer para gravar vídeos sem medo ou vergonha e dicas que apliquei para perder o medo de gravar.

Como perder o medo da câmera?

Compartilhando minha experiência com vídeos, posso garantir que você precisa de basicamente duas coisas: persistência e desapego. Quando você começar a gravar seus vídeos, os primeiros serão horríveis. Você sentirá vergonha e seu primeiro desejo será de apagar. Esse é o lado bom dos vídeos nas rede sociais. Você pode apagar e gravar novamente quantas vezes quiser.

Outra habilidade que você vai perceber que adquire na medida em que persiste e grava novos vídeos é o desapego. Sabemos que as pessoas são muito críticas nas mídias sociais. Contudo, há muito mais pessoas positivas, que vão te agradecer pelo conteúdo do seu vídeo. Por isso, o desapego às críticas negativas será muito mais fácil com o passar do tempo. Pois as críticas positivas vão te ajudar a manter a consistência.

Você pode gostar...

Como se soltar na frente da câmera?

A principal dica é a repetição. Assim como em um esporte, praticar vai te tornar mais habilidoso em uma nova atividade. Você pode imaginar que a câmera é uma pessoa e literalmente conversar com ela. Você pode imaginar que a câmera é uma pessoa para a qual você está explicando algo. Pode parecer estranho, mas isso me ajudou muito no começo.

Outra forma de se soltar é você gravar o vídeo com alguém. Esta pessoa pode trabalhar como um entrevistador ou te orientar no que precisa falar. Uma das dicas que vou detalhar mais abaixo é a de ter um roteiro antes de gravar. Essa pessoa pode te guiar para seguir o roteiro e você não sair muito do tema do vídeo.

Como perder a vergonha e o medo de gravar vídeos?

Agora vou compartilhar com você algumas dicas práticas e que eu mesma uso quando vou gravar meus vídeos. Algumas são estranhas e outras engraçadas, mas assim como você, eu não fico muito confortável em frente às câmeras. Mas, com algumas dicas simples, gravar vídeos vai ficar mais fácil.

  1. Domínio do tema

Uma coisa é fato. Quanto mais você sabe sobre alguma coisa, mais fácil fica falar sobre ela. Por isso, se você quer ou precisa gravar vídeos, se dedique em aprender o máximo sobre o tema que vai falar. Parece óbvio, mas muitas pessoas querem ensinar algo que elas não sabem. Isso acaba aparecendo no vídeo. Por isso, se prepare antes de ligar a câmera.

  1. Tenha um roteiro

Especialmente quando você está começando, ter um roteiro é bem importante para te ajudar a ser objetivo e não ficar “viajando na maionese”. Você pode usar o famoso LEAD do jornalismo para te guiar no que você precisa falar. Por exemplo, vamos supor que você queira falar sobre maquiagem. Usando o LEAD do jornalismo, você irá responder algumas perguntas:

– Quem?

– O que?

– Quando?

– Onde?

– Por que?

– Como?

  1. Bloqueie sua agenda

Pelo fato de você, quem sabe, ter medo ou vergonha de gravar vídeos, há grandes chances de, assim como eu, procrastinar a gravação dos seus vídeos. Eu resolvi isso bloqueando minha agenda. No meu caso, todas as segundas-feiras, a partir das 16h, eu me dedicava a gravar meus vídeos.

Com essa dica, você já se organiza, evita marcar compromissos e sua mente já sabe que a hora da verdade vai chegar. Marcando um horário fixo, você já se prepara, organiza seus roteiros, cuida do look e não procrastina. Escolha o dia e horário que funciona melhor para você. Minha dica é escolher horários mais tranquilos. Saiba mais na próxima dica.

  1. Fuja dos horários movimentados (a Maldição do Play)

Se você já gravou vídeos já deve ter sofrido do que eu chamo da “maldição do play”. Você dá o play para começar a gravar e o que acontece? O vizinho liga a furadeira, o cachorro começa a latir, a ambulância passa. No meu caso, é o trem. Por isso, ao bloquear sua agenda, escolha se possível, horários mais calmos. Bem cedo ou mais tarde. Isso ajuda a fugir das interrupções.

  1. A escolha de looks para gravar vídeos

Apesar de ser um detalhe, o look escolhido para gravar pode interferir na qualidade do seu vídeo. Evite usar peças muito chamativas ou com estampas, especialmente estampas pequenas. Isso gera interferências no vídeo, o que pode chamar mais a atenção do espectador para sua roupa do que para o que você está falando.

Você pode gostar...

Procure usar cores neutras como branco, preto, cinza e peças sem estampas. Outra dica é evitar camisetas com coisas escritas, isso pode roubar a atenção do conteúdo para o que está na camiseta. Outra dica é cuidar com o brilho do rosto, seja você homem ou mulher. Mulheres geralmente usam mais maquiagem, mas recomendo homens e mulheres a usarem um pó para remover o brilho da testa e nariz.

  1. Tenha uma âncora, crie seu motivo para gravar

Como dito acima, persistência é uma das chaves para gravar vídeos cada vez melhores e sentir menos medo ou vergonha para gravar seus vídeos. Para te ajudar, uma dica que sempre usei é a de estabelecer uma âncora, um motivo para gravar seus vídeos. Inclusive, escrevo minha âncora e coloco em frente à câmera para não esquecer.

As minhas âncoras são um mantra que que fiz: “Eu amo os vídeos e os vídeos me amam”. Sempre que algo dá errado na gravação, eu falo isso para descontrair. Além disso, sem demagogia, eu gravo vídeos para ganhar dinheiro e manter meu negócio. Por isso, faturar mais é sim uma das minha âncoras.

Como perder a vergonha de gravar vídeos

Como perder a vergonha de gravar em público?

Gravar vídeos é algo que dá medo em muita gente, assim como falar em público. Com as dicas que você viu até aqui, acredito que um pouco de prática e organização, vão tornar as coisas mais fáceis. Não se importe tanto com as críticas, elas virão. Com o tempo você verá que os elogios e incentivos são maiores que os haters à solto na internet. Não ligue para eles.

Agora, uma forma de se soltar e ter uma experiência mais próxima de gravar em público é fazer lives. Lives são ótimas para treinar e perder o medo de gravar. Com as lives no Instagram, no Facebook ou YouTube, você tem a oportunidade de conversar com seus seguidores e se soltar. Siga os mesmos passos que citei acima para ter um retorno maior em suas transmissões ao vivo.

Como perder o medo de gravar stories?

Apesar de serem vídeos curtos, de até 15 segundos, gravar stories também dá medo e vergonha em muitas pessoas. A grande vantagem dos stories é que eles são mais informais. Você não precisa de muitos equipamentos para gravar. Além disso, se não ficar bom, basta apagar e fazer de novo.

Saiba mais: 5 dicas para aumentar suas visualizações no Stories 

Uma dica é fazer um roteiro do que você vai falar em cada stories. Assim, você não fica divagando e seus seguidores não perdem o interesse no que você está falando. Outra forma de se soltar nos stories é usar os filtros. Eles ajudam a economizar tempo com maquiagem e “se esconder” caso você tenha muita vergonha de aparecer.

Equipamentos para gravar vídeos

Gravar vídeos hoje em dia é simples. Qualquer celular hoje já grava vídeos com boa qualidade de vídeo e som. Se você quiser começar a montar um set para filmagens, tenho algumas dicas. Além disso, separei um vídeo para te mostrar quais equipamentos eu uso. Confira abaixo:

Em linhas gerais, para começar a gravar seus vídeos você vai precisar de:

– Uma câmera ou webcam. Eu utilizo a Logitech c920. Ela ja saiu de linha, mas qualquer uma da Logitech é boa.

Você pode gostar...

– Microfone USB para gravar aulas. Eu uso o Samson C03U que comprei nos EUA. Aqui tem vários, olhe os reviews para te ajudar a escolher.

Microfone de lapela para gravar vídeos. Se você vai usar o celular, há microfones de lapela para celular também.

Estas foram alguma dicas que acredito que vão te ajudar a perder o medo e a vergonha de gravar vídeos. Lembre-se sempre que a prática vai te ajudar se tornar cada vez melhor. por fim, minha dica é: alie a prática com a organização. Você verá que vai te ajudar muito. Por fim, se livre do medo e foque nas críticas construtivas. Tem muita gente recalcada na internet que não merece sua atenção.

Você pode gostar...

Você também pode gostar

Você pode gostar...

Artigos Relacionados

Artigos patrocinados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial