Ou navegue pelas categorias

Empreendedorismo

Como puxar assunto: 8 dicas práticas para um bom networking

Como puxar assunto: aprenda a desenvolver uma conversa duradoura com seus contatos a partir de 8 dicas práticas de networking

como puxar assunto

Se você é uma pessoa introvertida e sente dificuldade em se comunicar, saiba que isso pode ser uma barreira para desenvolver seu networking. Por isso, vamos falar sobre como puxar assunto sem cometer gafes.

Pesquisadores da Universidade do Arizona e da Washington University levantaram assuntos que entusiasmam as pessoas a manterem um diálogo.

Com isso, foi possível entender e substituir perguntas previsíveis como: será que chove hoje? Para algo que realmente desenvolva um diálogo interessante entre as partes.

O estudo monitorou 79 pessoas, que com uma escuta, tiveram suas conversas gravadas e analisadas. O resultado final foi publicado no periódico científico Psychological Science e sugere que conversas superficiais não criam relacionamentos.

Pensando nisso, o site INC destacou perguntas consideradas interessantes para quem quer saber como puxar assunto e gerar networking.

Continua depois da publicidade

COMO PUXAR ASSUNTO: 14 PERGUNTAS COM CONTEÚDO

1. Qual livro mais te inspirou?

2. Qual é sua história de vida?

3. Qual força te move a viver?

4. Qual seu estado de espírito atualmente?

5. O que te animaria nesse momento?

6. Se você pudesse trabalhar com qualquer coisa que quisesse hoje (em qualquer lugar, por qualquer quantia de dinheiro), o que você faria e por que?

7. Onde e qual foi o momento mais feliz em sua vida?

8. O que você mais valoriza? Inteligência ou senso comum?

9. Se você pudesse conhecer alguém que deseja, quem seria? E sobre o que vocês conversariam?

10. Qual é a coisa mais importante que eu deveria saber sobre você?

11. O que você levaria para uma ilha deserta? Escolha apenas 3 itens.

12. Qual o seu filme favorito e por quê?

13. Cite um homem ou uma mulher que te inspira

14. Qual item de maior valor você já se apropriou? (considere essa questão apenas com quem já tenha uma certa intimidade).

COMO PUXAR ASSUNTO: BOAS PRÁTICAS DE NETWORKING

O Networking é a rede de contatos que você pode manter com alguém que possa vir a ser um parceiro de negócios. Normalmente, esses contatos visam a troca de experiências profissionais, ajuda mútua e identificar e potencializar oportunidades.

Continua depois da publicidade

No entanto, são necessárias algumas boas práticas para ter um networking efetivo, que descreveremos a seguir:

1. É preciso entender o sentido do networking

Networking não é só sobre como puxar assunto ou drenar a energia de outra pessoa. Como falamos acima, o ideal é que o relacionamento seja benéfico para ambos os lados.  Ele deve ser encarado com generosidade e disposição para também contribuir. Só assim esse contato será duradouro.

2. Não se prenda a quantidade

Será muito difícil, por exemplo, em um evento, conhecer 20 novas pessoas. Ao invés disso, conheça de forma mais profunda 10 ou 5.

Aproveite o momento para entregar seu cartão ou puxar assunto pelo WhatsApp. Nossa dica de como puxar assunto nesses casos é que você deixe as negociações de lado e foque em novos contatos.

3. Participe de eventos e grupos online

Utilize as redes sociais para participar de grupos e localizar eventos. No LinkedIn por exemplo, é fácil encontrar vários eventos profissionais.

Já no Facebook e no Telegram, você poderá encontrar grupos com interesses em comum. Participar desses grupos e iniciar uma conversa, contribui com essas comunidades.

Saiba Mais: O que é LinkedIn, como funciona e 7 perfis inspiradores

4. Participe mais do seu trabalho

Na empresa que você atua, fique atento aos novos projetos e grupos de trabalhos.

Levante assuntos que você gosta e veja como pode aplicá-los para melhorar a rotina das equipes. Ofereça ajuda e peça para participar de reuniões.

5. Seja um voluntário

O voluntariado além de ser um ato lindo e nobre, pode aumentar sua rede de contatos.

Ingresse em um grupo de voluntariado, participe de uma ONG ou contribua com os projetos de uma instituição. Nesses lugares, você conhecerá pessoas que lutam e defendem as mesmas causas que você.

Continua depois da publicidade

6. Vista-se de acordo com a ocasião

Vestimentas inadequadas, além de fazer com que você se sinta desconfortável em uma situação, pode minar seus contatos.

Estar extremamente formal em um evento onde não tem a necessidade, pode gerar um ar de soberba e as pessoas tendem a te evitar.

7. Deixe o celular de lado

Ao participar de um evento ou uma reunião, a primeira regra que você tem que seguir é: deixe seu celular no silencioso.

Se estiver esperando por uma informação importante e precisar checar as mensagens, busque um lugar privado. Não utilize o celular na frente das pessoas em meio a interação do grupo.

8. Mantenha contato após o evento

Busque manter um contato logo após o evento com todo mundo que trocou assunto com você. Adicione nas redes sociais, como o LinkedIn, enquanto elas ainda lembram de você.

COMO PUXAR ASSUNTO: HORA DE PRATICAR!

Ao final do seu dia, após um evento colocando em prática as dicas que falamos acima, avalie se elas foram positivas para seus contatos e se o seu networking foi efetivo.

Lembre-se de manter contato periodicamente com essas pessoas. Você pode compartilhar materiais interessantes sobre o seu ramo de negócios, livros ou vagas de empregos abertas em sua empresa.

E é claro, depois de todo esse relacionamento, não tenha medo de oferecer ou pedir algo caso precise. Lógico que não em tom de obrigação, mas solicitar um favor, pedir uma opinião, ou até mesmo oferecer um produto, faz parte da reciprocidade do networking.

Agora que você já sabe como puxar assunto, queremos saber: em quais canais você costuma manter o networking com seus contatos?

Continua depois da publicidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Artigos Relacionados

Artigos patrocinados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial