Você sabia que é possível fazer uma segmentação por renda no Facebook? Uma das grandes dificuldades das pessoas que vendem produtos de alto ticket, como imóveis, carros e joias, é encontrar um público mais propenso a consumir produtos e serviços mais caros.
Há alguns anos, o Facebook fez uma parceria com a empresa Serasa Experian para permitir que as empresas direcionassem seus anúncios de acordo com a renda dos usuários.
Infelizmente, esta opção de segmentação por renda no Facebook Ads não está mais disponível no Brasil. Contudo, hoje você vai conhecer algumas alternativas para impactar sua audiência e vender mais usando os anúncios no Facebook.
Se você procurar por segmentação por renda na criação dos seus anúncios, verá que pode direcionar anúncios com este critério de segmentação apenas para moradores dos Estados Unidos.
Certamente, você verá a opção: “Renda familiar: x% mais relevantes dos códigos postais (EUA)”. Logo, se você anuncia no país do Tio Sam, ainda pode contar com este recurso.
Agora, se você vai anunciar no Brasil, precisa de outros caminhos para identificar uma classe social Facebook. Neste post, você vai conhecer algumas ideias e uma alternativa à segmentação por renda que era feita no Facebook enquanto havia a parceria com a Serasa.
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São tipos de segmentação Facebook Ads que irão te ajudar a buscar perfis de renda mais alta. Porém, um aviso: a segmentação de anúncios no Facebook não é perfeita. Por isso, testar sempre novas ideias, criativos e o que puder, é fundamental.
Como fazer segmentação por renda no Facebook?
Existem algumas formas de segmentar seus anúncios por renda no Brasil e em outros países que não seja os Estados Unidos. A mais direta é um recurso escondido dentro do Gerenciador de Anúncios. Recentemente o Facebook adicionou duas novas opções que ajudam a segmentar anúncios por renda.
- Pessoas no Brasil que preferem produtos de valor intermediário e alto;
- Pessoas que preferem produtos de valor alto no Brasil.
Não está claro o que ele quer dizer com os termos “valor intermediário” e “valor alto”, tendo em vista que isso é relativo. No entanto, esta é uma das novas formas de segmentar por renda no Facebook Ads.
Para segmentar um anúncio por renda no Facebook, siga esses passos.
- Na etapa “Conjunto de Anúncio” da criação de uma campanha, vá até “Direcionamento detalhado”;
- Clique em “Procurar” no lado direito da barra de busca;
- Encontre a opção “Comportamentos” ;
- Vá até a opção “Classificação de Consumidor”;
- Escolha o Brasil;
- Selecione a opção “Pessoas no Brasil que preferem produtos de valor intermediário e alto” e/ou “Pessoas que preferem produtos de valor alto no Brasil”.
Como dito acima, esta é a forma mais direta para segmentar seus anúncios por renda no Facebook. Não está claro de onde o Facebook tira os dados para categorizar seus clientes nestes grupos. De toda forma, se você vende produtos de alto padrão, para a classe A ou B, vale a pena testar esta opção nas suas campanhas de marketing.
Segmentação por renda no Facebook: Navegador, sistema operacional ou celular topo de linha
Sempre que me perguntam como segmentar público no Facebook por renda, recomendo não depender 100% deste recurso do Facebook. Como no passado ele deixou de fazer a parceria com a Serasa, depender apenas disso para encontrar seu cliente nas redes sociais é arriscado.
Por isso, como uma estratégia de marketing digital mais completa, recomendo que você tenha mais alternativas na rede social. Uma das sugestões que dou aos meus alunos é segmentar seus anúncios de acordo com o sistema operacional que seu cliente em potencial usa.
Você pode partir da seguinte hipótese:
Seu cliente é consumidor de alta renda. Logo, é provável que ele tenha um celular iPhone ou um celular premium. Por isso, uma forma de impactar eles são as opções de segmentação por dispositivo usado para acessar o Facebook.
Por exemplo, em seus anúncios, use as opções abaixo:
- Usuários de dispositivos móveis: iPhone, Samsung, por exemplo, e escolha as versões mais caras desses aparelhos;
- Acesso ao Facebook: Navegador Safari, são pessoas que usam um dispositivo Apple.
Segmentação por renda no Facebook: Viagens
Outra forma de segmentar por renda nos anúncios do Facebook é usar a categoria de viajantes. Pela localização do usuário, o Facebook sabe de onde estamos acessando a rede social. Desta forma, você pode procurar pelo seu cliente usando a opção “Viagem”.
A hipótese é que se uma pessoa viaja com frequência e, em especial, viaja para fora do Brasil com frequência, ela está em um grupo de renda mais alta. Siga os passos a seguir para encontrar esta opção:
- Em direcionamento detalhado, vá até “Comportamentos”;
- Selecione a opção “Viagem”;
- Escolha a opção que faz mais sentido para você.
A opção “viajantes internacionais frequentes” é bem interessante. Ela contempla pessoas que fizeram mais de uma viagem internacional nos últimos 6 meses.
Segundo o Facebook, ela engloba: “Pessoas que viajaram para outros países mais de uma vez nos últimos 6 meses”
Segmentação por renda no Facebook: Endereços
Outra forma simples de segmentar seus anúncios é por endereços. Em cidades maiores, é fácil saber quais são os bairros ou endereços dos mais ricos. Por isso, fazer uma lista desses lugares e segmentar seus anúncios para quem está nestas localizações pode ajudar.
A Avenida Brigadeiro Faria Lima em São Paulo é conhecida por ser frequentada por grandes empreendedores, executivos e pessoas de alta renda. Claro, por ela transitam pessoas de todos os perfis, mas em sua maioria são pessoas de renda mais alta.
Com esta informação, você pode segmentar seus anúncios para quem está nesta região. Basta inserir o endereço dos “ricaços” e delimitar um raio. Você pode direcionar seus anúncios para quem está na Faria Lima e em até um raio de 2km, por exemplo.
Conclusão Segmentação por renda no Facebook: Como fazer?
Neste post, dei algumas ideias de como fazer a segmentação por renda no Facebook. Dentre os caminhos, há uma opção direta do Facebook, mas recomendo que você pense em outras alternativas:
- Segmentar por tipo de celular;
- Segmentar por comportamento de viagem;
- Segmentar por marcas que essa pessoa pode curtir;
- Segmentar pela formação acadêmica;
- Por localização, como um determinado CEP ou bairro.
São inúmeras formas de buscar um público de renda mais alta. Mesmo com as questões de política de privacidade, cookies e tudo mais, pensar em alternativas vai permitir que você sempre encontre o público ideal no Facebook e leve ele para o seu site ou loja física.
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