Ou navegue pelas categorias

Facebook

Segmentação por renda no Facebook: Como fazer em 2021?

Saiba como fazer uma segmentação por renda no Facebook Ads e encontrar o clientes certo em suas campanhas de anúncio

Segmentação por renda no Facebook

Você sabia que é possível fazer uma segmentação por renda no Facebook? Uma das grandes dificuldades das pessoas que vendem produtos de alto ticket, como imóveis, carros e joias, é encontrar um público mais propenso a consumir produtos e serviços mais caros.

Há alguns anos, o Facebook fez uma parceria com a empresa Serasa Experian para permitir que as empresas direcionassem seus anúncios de acordo com a renda dos usuários.

Infelizmente, esta opção de segmentação por renda no Facebook Ads não está mais disponível no Brasil. Contudo, hoje você vai conhecer algumas alternativas para impactar sua audiência e vender mais usando os anúncios no Facebook.

Se você procurar por segmentação por renda na criação dos seus anúncios, verá que pode direcionar anúncios com este critério de segmentação apenas para moradores dos Estados Unidos. 

Certamente, você verá a opção: “Renda familiar: x% mais relevantes dos códigos postais (EUA)”. Logo, se você anuncia no país do Tio Sam, ainda pode contar com este recurso. 

Continua depois da publicidade

Agora, se você vai anunciar no Brasil, precisa de outros caminhos para identificar uma classe social Facebook. Neste post, você vai conhecer algumas ideias e uma alternativa à segmentação por renda que era feita no Facebook enquanto havia a parceria com a Serasa. 

Saiba Mais: Guia Anúncios no Facebook e Instagram

São tipos de segmentação Facebook Ads que irão te ajudar a buscar perfis de renda mais alta. Porém, um aviso: a segmentação de anúncios no Facebook não é perfeita. Por isso, testar sempre novas ideias, criativos e o que puder, é fundamental. 

Como fazer segmentação por renda no Facebook?

Existem algumas formas de segmentar seus anúncios por renda no Brasil e em outros países que não seja os Estados Unidos. A mais direta é um recurso escondido dentro do Gerenciador de Anúncios. Recentemente o Facebook adicionou duas novas opções que ajudam a segmentar anúncios por renda.

  • Pessoas no Brasil que preferem produtos de valor intermediário e alto;
  • Pessoas que preferem produtos de valor alto no Brasil.

Não está claro o que ele quer dizer com os termos “valor intermediário” e “valor alto”, tendo em vista que isso é relativo. No entanto, esta é uma das novas formas de segmentar por renda no Facebook Ads. 

Para segmentar um anúncio por renda no Facebook, siga esses passos.

  1. Na etapa “Conjunto de Anúncio” da criação de uma campanha, vá até “Direcionamento detalhado”;
  2. Clique em “Procurar” no lado direito da barra de busca;
  3. Encontre a opção “Comportamentos” ;
  4. Vá até a opção “Classificação de Consumidor”;
  5. Escolha o Brasil;
  6. Selecione a opção “Pessoas no Brasil que preferem produtos de valor intermediário e alto” e/ou “Pessoas que preferem produtos de valor alto no Brasil”.

Segmentação por renda no Facebook: Como fazer

Como dito acima, esta é a forma mais direta para segmentar seus anúncios por renda no Facebook. Não está claro de onde o Facebook tira os dados para categorizar seus clientes nestes grupos. De toda forma, se você vende produtos de alto padrão, para a classe A ou B, vale a pena testar esta opção nas suas campanhas de marketing. 

Segmentação por renda no Facebook: Navegador, sistema operacional ou celular topo de linha

Sempre que me perguntam como segmentar público no Facebook por renda, recomendo não depender 100% deste recurso do Facebook. Como no passado ele deixou de fazer a parceria com a Serasa, depender apenas disso para encontrar seu cliente nas redes sociais é arriscado. 

Por isso, como uma estratégia de marketing digital mais completa, recomendo que você tenha mais alternativas na rede social. Uma das sugestões que dou aos meus alunos é segmentar seus anúncios de acordo com o sistema operacional que seu cliente em potencial usa.

Você pode partir da seguinte hipótese: 

Seu cliente é consumidor de alta renda. Logo, é provável que ele tenha um celular iPhone ou um celular premium. Por isso, uma forma de impactar eles são as opções de segmentação por dispositivo usado para acessar o Facebook. 

Por exemplo, em seus anúncios, use as opções abaixo:

  • Usuários de dispositivos móveis: iPhone, Samsung, por exemplo, e escolha as versões mais caras desses aparelhos;
  • Acesso ao Facebook: Navegador Safari, são pessoas que usam um dispositivo Apple.

segmentar por renda no facebook - navegador ou celular

Segmentação por renda no Facebook: Viagens

Outra forma de segmentar por renda nos anúncios do Facebook é usar a categoria de viajantes. Pela localização do usuário, o Facebook sabe de onde estamos acessando a rede social. Desta forma, você pode procurar pelo seu cliente usando a opção “Viagem”.

A hipótese é que se uma pessoa viaja com frequência e, em especial, viaja para fora do Brasil com frequência, ela está em um grupo de renda mais alta. Siga os passos a seguir para encontrar esta opção:

  1. Em direcionamento detalhado, vá até “Comportamentos”;
  2. Selecione a opção “Viagem”;
  3. Escolha a opção que faz mais sentido para você. 

A opção “viajantes internacionais frequentes” é bem interessante. Ela contempla pessoas que fizeram mais de uma viagem internacional nos últimos 6 meses.

Continua depois da publicidade

Segundo o Facebook, ela engloba: “Pessoas que viajaram para outros países mais de uma vez nos últimos 6 meses”

Segmentação por renda no Facebook - Viagem

Segmentação por renda no Facebook: Endereços

Outra forma simples de segmentar seus anúncios é por endereços. Em cidades maiores, é fácil saber quais são os bairros ou endereços dos mais ricos. Por isso, fazer uma lista desses lugares e segmentar seus anúncios para quem está nestas localizações pode ajudar. 

A Avenida Brigadeiro Faria Lima em São Paulo é conhecida por ser frequentada por grandes empreendedores, executivos e pessoas de alta renda. Claro, por ela transitam pessoas de todos os perfis, mas em sua maioria são pessoas de renda mais alta. 

Com esta informação, você pode segmentar seus anúncios para quem está nesta região. Basta inserir o endereço dos “ricaços” e delimitar um raio. Você pode direcionar seus anúncios para quem está na Faria Lima e em até um raio de 2km, por exemplo. 

Segmentação por renda no Facebook

Conclusão Segmentação por renda no Facebook: Como fazer?

Neste post, dei algumas ideias de como fazer a segmentação por renda no Facebook. Dentre os caminhos, há uma opção direta do Facebook, mas recomendo que você pense em outras alternativas:

  • Segmentar por tipo de celular;
  • Segmentar por comportamento de viagem;
  • Segmentar por marcas que essa pessoa pode curtir;
  • Segmentar pela formação acadêmica;
  • Por localização, como um determinado CEP ou bairro.

São inúmeras formas de buscar um público de renda mais alta. Mesmo com as questões de política de privacidade, cookies e tudo mais, pensar em alternativas vai permitir que você sempre encontre o público ideal no Facebook e leve ele para o seu site ou loja física. 

Continue no site: Anúncios Google: o que é e como funciona o Google Ads

Continua depois da publicidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Artigos Relacionados

Artigos patrocinados

13 Comentários

  • Avatar
    Leo
    Responder

    Camila, sempre tive dúvida neste quesito. A renda estimada é da FAMÍLIA toda, ou do USUÁRIO do perfil?

    No Audience Insights também procurei coisas relacionadas à renda, mas estava indicando que esta segmentação é apenas para públicos dos Estados Unidos.. Ela também serve para o Brasil?

    Um abraço, e valeu pelo post! 🙂

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Leo.

      A renda estimada é para a pessoa física, usuária do perfil.

      No Brasil já é possível criar esse tipo de segmentação sim! Você já tentou seguir o passo a passo que está aqui no post?

      #equipecamilaporto

  • Avatar
    Leo
    Responder

    Camila, sempre tive dúvida neste quesito. A renda estimada é da FAMÍLIA toda, ou do USUÁRIO do perfil?

    No Audience Insights também procurei coisas relacionadas à renda, mas estava indicando que esta segmentação é apenas para públicos dos Estados Unidos.. Ela também serve para o Brasil?

    Um abraço, e valeu pelo post! 🙂

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Leo.

      A renda estimada é para a pessoa física, usuária do perfil.

      No Brasil já é possível criar esse tipo de segmentação sim! Você já tentou seguir o passo a passo que está aqui no post?

      #equipecamilaporto

  • Avatar
    Rafaela batista
    Responder

    Olá!
    Gostaria de saber se já existe alternativa de segmentação por renda. Questiono porque o Facebook irá retirar essa opção.

    • Avatar
      Glaucia Périco
      Responder

      Oi, Rafaela
      Surgiram informações de que o Facebook vai retirar / já retirou a segmentação por renda.
      Um abraço, #EquipeCP

  • Avatar
    Luana
    Responder

    Olá, tudo bem?

    Muito obrigada pelo seu post. Toda vez que tento fazer a classificação por renda, a única opção que aparece é a americana. Você sabe como contornar isso?

    Tamanho: 26.824.181
    Dados demográficos > Financeiro > Renda > Dados demográficos > Renda familiar: 25% a 50% mais relevantes dos códigos postais (EUA)
    Descrição: Pessoas que moram nos 25% a 50% mais relevantes dos códigos postais dos EUA por renda familiar média com base em informações disponíveis publicamente.

    Obrigada!

  • Avatar
    Luana
    Responder

    Olá, tudo bem?

    Não estou conseguindo configurar a opção de renda familiar nos moldes do artigo. Sempre aparece uma opção pautada nos dados demográficos americanos. O que fazer para configurá-los para o Brasil?

    “Dados demográficos > Financeiro > Renda > Dados demográficos > Financial > Income > Renda familiar: 25% a 50% mais relevantes dos códigos postais (EUA)”

    Obrigada!

    • Avatar
      Glaucia Périco
      Responder

      Oi, Luana
      Esse recurso parece que foi desativado.
      Um abraço, #EquipeCP

  • Avatar
    Paula Carvalho Dal Bo
    Responder

    Olá pessoal!

    Como sabemos, o facebook tirou esta opção de segmentação por renda.. Como vocês fariam para segmentar agora? Existe alguma outra opção? Estou com essa grande dúvida!

    • Avatar
      Glaucia Périco
      Responder

      Oi, Paula
      A opção é segmentar por interesses. Buscas outras empresas, marcas, serviços que seu público consome e utilizar na sua segmentação.
      Um abraço, #EquipeCP

  • Avatar
    Misael Ribeiro
    Responder

    Olá Camila tudo bem?
    Primeiramente quero agradecer você pelos conteúdos e dicas que sempre posta para ajudar a melhorar nossos resultados na internet.
    Camila, fui fazer um teste de anuncio por renda só que aparece rendas relacionadas a EUA, gostaria de saber a respeito disso, se realmente essa opção é selecionada para o EUA ou para o BRASIL também?

    O motivo é que assisti um vídeo seu e na demonstração o seu aparece diferente da minha configuração, sabendo que fiz igual mostra no vídeo.
    Teria como você explicar sobre isso e o que posso fazer?

    Agradeço, boa sorte!

    • Avatar
      Glaucia Périco
      Responder

      Oi, Misael
      Como indicamos no início do texto, esse recurso de segmentação por renda não está mais ativo para o Brasil
      Um abraço, #EquipeCP

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial