Hoje darei uma dica rápida. Muitas vezes, as empresas entram no Facebook, criam um perfil, depois criam uma página, depois outra pessoa cria outra página e vira uma grande salada. Há casos de empresas que têm a página e um perfil e resolvem migrar esse perfil para uma página.
Depois disso, a página fica com duas páginas. Até certo tempo, o Facebook disponibilizava um formulário para junção de páginas duplicadas. Isso não acontece mais e nem todos conseguem unir uma ou mais páginas.
Até o momento, a única forma que eu conheço para conseguir mesclar uma ou mais páginas é a partir da opção “Configurações”. É possível que o Facebook reconheça páginas com informações semelhantes para a mesma empresa. Ele pode identificar isso pelo nome da página, URL, endereço.
Por isso, se você tem uma ou mais páginas e tem acesso à administração de todas, pode trabalhar alguns itens para deixar as páginas mais parecidas possíveis.
- Deixe as URLs parecidas: acesse www.facebook.com/username para personalizar a URL das páginas;
- Se for um negócio local, insira o mesmo endereço em todas;
- Deixe as categorias das páginas idênticas.
Para saber mais sobre o tema, sugiro acessar a ajuda do Facebook.
Como mostrar ao Facebook as páginas duplicadas?
Páginas de negócios locais ou check-ins
Porém, para que a opção de mesclagem esteja disponível é preciso que o Facebook identifique as páginas. Nem sempre ele faz isso. Então, você pode dar uma forcinha.
A primeira é em caso de negócios locais ou páginas de check-in. Às vezes, as pessoas vão ao seu restaurante e usam o Facebook para dar um check-in. Se sua página não está categorizada como negócio local, não é possível que as pessoas façam isso na página da empresa. Desta forma, algumas criam páginas de uma empresa para poder dar check-in. O problema é que muitas empresas nem sabem disso perdem a oportunidade de conseguir mais pessoas falando sobre ela, tendo em vista que check-ins contam para o “Pessoas Falando Sobre Isso”.
O caso do Madero, um restaurante de Curitiba é um exemplo
Na página oficial da empresa não existe a métrica “Chek-ins”, justamente por ela não ser categorizada como “Negócio Local”.
No caso do restaurante Fellini, existe a métrica “Estiveram aqui”. Mas isso é só uma complementação ao post. Algo que gostaria de chamar a atenção das empresas de negócios locais, onde as pessoas vão até o estabelecimento e fazem check-in. Você pode estar perdendo engajamento somente por categorizar de forma equivocada sua página.
Para este tipo de caso, negócios locais, sugiro a leitura do texto de ajuda do próprio Facebook: Como faço para solicitar uma página que já existe para minha empresa? Posso mesclá-la com a página oficial da minha empresa? Nele é possível saber como mostrar ao Facebook que outras páginas são suas e solicitar que ele as identifique como duplicadas.
Páginas que você não administra ou pode contar com a ajuda dos amigos
Existe também a opção de mostrar ao Facebook que uma página é duplicada fazendo uma denúncia. Há casos em que as páginas duplicadas não são administradas por você, outra pessoa criou e você nem sabe quem foi. Sendo assim, você pode denunciar e mostrar ao Facebook qual a página correta para tentar liberar a mesclagem via “Recursos”.
Acesse a página que deseja mesclar à página oficial e, ao lado do botão Curtir, clique na engrenagem. Em seguida, vá até “Denunciar página”. Feito isso, selecione a opção “É duplicada ou está categorizada incorretamente” e insira a URL da página OFICIAL, ou seja, a página correta da empresa.
Para facilitar, assista ao vídeo a seguir
Peça para seus colegas também fazerem o mesmo. Penso que quanto mais pessoas sinalizarem ao Facebook que a página é duplicada, maiores são as chances dele reconhecer e liberar a junção.
Bem, falei que era uma dica rápida, mas o texto ficou longo. Mas espero que as complementações feitas tenham ajudado a conseguir fazer a junção.
Se você conseguir mesclar suas páginas, por favor, use os comentários deste post para nos contar como foi. Se foi fácil, demorado ou tranquilo.
Até a próxima!