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Como usar lives para vender mais: 6 ideias simples

Confira 6 dicas de como usar lives para vender mais e agregue essa estratégia para melhorar seus resultados nas redes sociais

como usar lives para vender

As lives são vídeos transmitidos ao vivo disponíveis nas redes sociais como Facebook, Instagram e YouTube. Elas são ótimas para aumentar as vendas da sua empresa, se aplicadas à sua estratégia. Hoje vamos dar dicas de como usar lives para vender mais.

Como usar lives para vender

Pesquisas apontam que os vídeos são um dos formatos que mais geram engajamento dentro do Instagram e Facebook. Um estudo realizado pela Cisco revelou que até 2021, 82% do tráfego na internet será gerado pelos vídeos. De todo esse tráfego, 13% serão de lives.

Hoje, qualquer usuário do Facebook, Instagram e YouTube, transmite um vídeo ao vivo. Inclusive de páginas (no caso do Facebook) e perfis comerciais (no caso do Instagram).

Você ainda não sabe como transmitir conteúdos ao vivo e como usar lives para vender no Facebook e Instagram? Aprenda como fazer: no Facebook e no Instagram.

COMO USAR LIVES PARA VENDER: O PODER DAS LIVES

É importante variar os formatos de produção de conteúdo, mas, não é somente por isso que é interessante que você faça lives. Uma pesquisa realizada pela Socialbakers mostrou que os formatos streaming têm maior alcance orgânico, se comparado aos vídeos tradicionais.

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Durante essa pesquisa, a empresa notou que as páginas atingem uma média de 2,6% de seu público com vídeos gravados. Enquanto as transmissões ao vivo permitem atingir 7,3% do público.

Em nossa página no Facebook, por exemplo, quando transmitimos uma live, chegamos a registrar um engajamento 10 vezes maior, se comparado a postagens com vídeos comuns.

O bacana de transmitir um momento ao vivo é a interação que esse formato possibilita. Com as lives, você também pode verificar quem está curtindo e comentando. Também é bacana responder, em tempo real, as dúvidas dos seus espectadores, conforme vão surgindo.

Com a interação que o ao vivo gera, você pode descobrir qual o nível de interesse do seu público em determinado produto. Assim, você consegue definir em qual etapa do seu funil de vendas está determinado usuário. Entenda melhor sobre o funil de vendas do marketing digital, aqui!

Então não se esqueça: se você aderir os streamings à sua estratégia de conteúdo, aumentará o alcance, por consequência, o engajamento de sua página.

Saiba mais: Livro Tenha mais prospects e vendas com Facebook live

Pensando nisso, separamos 6 ideias simples de como você pode usar os vídeos ao vivo para aumentar suas vendas. Citamos também alguns exemplos de como usar lives para vender para te inspirar.

COMO USAR LIVES PARA VENDER: 6 IDEIAS SIMPLES

1. Levante as principais dúvidas dos seus clientes

Se você está começando o seu negócio e ainda não sabe o que pode ser interessante para o seu público, temos uma ideia interessante que é transmitir uma live de perguntas e respostas.

Você pode solicitar, na própria transmissão, que os espectadores comentem suas dúvidas, para que você responda ao vivo. Outra forma é verificar, antecipadamente, quais são as dúvidas recorrentes no seu mercado e respondê-las na sua live.

Essa tática faz com que mais dúvidas surjam. Assim, mais usuários passam a perguntar nos comentários. A ideia aqui é aproveitar essa interação que os vídeos ao vivo te oferecem.

Um exemplo é de uma live transmitida pelo canal do YouTube O Primo Rico. O youtuber separou uma dúvida recorrente de seu público para responder e debater com seus espectadores.

2. Prenda a atenção até o fim

Não adianta você transmitir um bom conteúdo se não houver espectadores. Por isso, você precisa despertar o desejo no seu público em acompanhar a sua live até o fim.

Para isso, você pode organizar o conteúdo do seu vídeo de forma que a sua audiência precise ficar até o fim da transmissão.

Digamos, por exemplo, que você está transmitindo um conteúdo sobre as melhores maneiras de poupar dinheiro em viagens. Nesse caso, você pode deixar a melhor dica por último, com o intuito de que as pessoas fiquem até o final.

Se prometer alguma dica no fim do vídeo, certifique-se de que realmente essa dica valha a espera do seu espectador. Prometa somente o que for cumprir.

3. Ofereça recompensa

Não há quem não goste de recompensas, não é mesmo? Aproveite a sua live para oferecer algum benefício para quem está te acompanhando.

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Você pode fazer isso disponibilizando uma oferta exclusiva ou então um desconto especial. O importante é você entender que as recompensas fazem com que o seu espectador se sinta exclusivo.

Oferecer uma recompensa na sua live possibilita que a sua audiência tenha interesse em sempre te acompanhar. Isso também faz com que mais pessoas compartilhem sua live com amigos, atraindo outras pessoas para assistirem os seus streamings.

Você pode disponibilizar a sua recompensa com um botão de CTA (Call to Action). Lá você pode inserir o link para uma ação, tanto na descrição do vídeo, como nos comentários.

Em uma de suas lives, o empreendedor Erico Rocha apresentou uma recompensa para quem o assistia. Nela, ele estava lançando seu livro “Sacadas de Empreendedor” e ofereceu desconto para quem o acompanhou ao vivo.

4. Explique sobre o seu produto

Aproveite suas lives para anunciar um novo produto ou serviço. Uma boa maneira é apresentando as funcionalidades ou características. Para isso, demonstre ou explique sobre o produto que está vendendo.

As transmissões são uma maneira interessante de auxiliar a sua audiência a entender melhor sobre o que a sua marca vende. Pense que você pode oferecer seu produto, mas, ao mesmo tempo, precisa fornecer muitas informações valiosas.

Você pode fazer um breve tutorial, com um passo a passo de como usar o seu produto. Assim, há a possibilidade de o espectador tirar as dúvidas.

Um exemplo de empresa que utiliza live para promover e demonstrar novos produtos é a Apple. Todos os anos, os lançamentos da marca são transmitidos ao vivo.

Em 2018, por exemplo, a Apple usou a live para anunciar, explicar e demonstrar os novos Iphones e Apple Watch. Nela, a empresa apresenta as novas características dos produtos, suas funcionalidades e os preços, comparando com os modelos anteriores.

5. Mostre que você está antenado no seu mercado

Se a sua empresa realiza ou participa de eventos é interessante que você mostre a sua presença pelas transmissões ao vivo. Além de aumentar a interação com seus clientes, você possibilita que eles façam parte do acontecimento.

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Transmitir uma feira ou evento que sua empresa está participando mostra para o seu público que você está em busca de inovações no seu mercado. Isso pode te reafirmar diante de sua audiência.

Foi o que fizemos quando transmitimos o Evento F8 direto da Califórnia, utilizando uma live em 2018. Nas transmissões, o público podia acompanhar os principais acontecimentos do evento, que trouxe as novidades da marca. Essa é mais uma forma de como usar lives para vender.

6. Compartilhe o sucesso

Compartilhe os depoimentos de seus clientes que obtiveram sucesso por conta do seu produto ou serviço. Uma ideia é fazer uma entrevista com alguém convidado pela sua empresa, para que conte a sua história.

É bacana usar esse espaço para um bate papo. Nele, o convidado repassa aos espectadores como o seu produto foi útil para ele.

Depoimentos tendem a passar mais credibilidade ao público. Os consumidores se sentem mais seguros em realizar uma compra sabendo da efetividade do produto. Ainda mais por meio de alguém que já o comprou.

Nós compartilhamos histórias de sucesso por meio das lives. A Camila Porto teve um bate papo com um dos nossos alunos, para saber como foi a sua experiência com o nosso curso. Em uma das histórias de sucesso, ela conversou com uma historiadora que virou empreendedora e aumentou 3x suas vendas usando o Facebook.

Como usar lives para vender: bônus

Apesar de não ser muito comum, você já pensou em ganhar dinheiro vendendo as suas lives?

Seria como se você vendesse um ingresso para uma palestra sua, por exemplo. Mas lembre-se: para conseguir vender os conteúdos de uma transmissão, seu público precisa enxergar valor no tema.

Também é possível que você monetize esse conteúdo futuramente. Para isso, você pode editar a sua liveque fica salva na plataforma em que transmitiu (Facebook, Instagram ou YouTube). Acrescente as considerações que achar necessárias e comece a vender o conteúdo em vídeo gravado.

Dessa forma, você pode vender uma série de lives, onde transforma o conteúdo em um produto ou curso e passa a ter mais uma fonte de receita no seu negócio.

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Existem várias maneiras de aumentar as suas vendas usando as lives. Se você não utiliza esse formato no seu negócio, reestruture a sua estratégia de marketing nas mídias sociais e inclua essa tática.

Dica de ouro: não esqueça de avisar, com antecedência, sobre as suas transmissões ao vivo. Explique ao seu público sobre o tema que pretende falar na live, o dia e o horário em que ela acontecerá. É como um evento em que você convida as pessoas.

Como chamar para uma live

Você já sabe que as transmissões ao vivo são excelentes para gerar engajamento para o seu negócio. Também já demos dicas de como fazer uma live de sucesso.

Mas, você sabia que é possível agendar uma live no Facebook e avisar o seu público com lembretes?

Para isso, produzimos este passo a passo que te explica como fazer o agendamento para usar, cada vez mais, os streamings no seu negócio. Confira: Como agendar transmissões ao vivo no Facebook e emitir o aviso de “Receber Lembrete”

Agora, me conta aqui nos comentários se você já transmitiu uma live. Como você tem usado os vídeos ao vivo para aumentar o faturamento do seu negócio?

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