Ou navegue pelas categorias

Empreendedorismo

Como vender no Mercado Livre, vantagens e 3 dicas para usar

Aprenda como vender no Mercado Livre, quais são as vantagens de usar essa plataforma e mais 3 dicas para não perder nenhuma venda

como vender no Mercado Livre

Se você tem um negócio e ainda não divulgou seus produtos online, saiba que está deixando de ganhar dinheiro. E uma das opções de fazer isso são com plataformas prontas. Por isso, vamos te mostrar como vender no Mercado Livre.

Umas das melhores formas de começar um negócio é anunciar seus produtos online, seja em redes sociais ou até mesmo em plataformas de ecommerce específicas para isso, como é o caso do Mercado Livre.

E por que afirmamos que você pode estar deixando de ganhar dinheiro? O maior exemplo disso está nos números da empresa em 2020.

Em meio a pandemia do coronavírus, o comercio eletrônico foi o que mais cresceu e o Mercado Livre é um dos grandes responsáveis por isso.

Enquanto muitos negócios entraram em crise, o Mercado Livre teve um aumento de 123% das suas vendas em comparação ao ano anterior, segundo matéria da Exame.

Você pode gostar...

E o Mercado Livre permite que qualquer pessoa possa vender dentro da sua plataforma.

Então, quer abrir uma loja online mas ainda não tem dinheiro para investir? Acompanhe esse post para saber tudo sobre como vender no Mercado Livre.

O QUE É E COMO FUNCIONA O MERCADO LIVRE?

De forma simplificada, o Mercado Livre é uma plataforma de marketplace, onde qualquer pessoa ou empresa pode vender e comprar produtos online.

Lançado em 1999, o Mercado Livre é uma empresa argentina que disponibiliza soluções de comércio eletrônico para que pessoas ou empresas possam anunciar, comprar, vender, pagar e até enviar produtos por meio da internet.

Saiba Mais: Não me faça dormir: o manual para você vender todos os dias usando a Internet

A empresa tem operações em 19 países, possui mais de 4 mil funcionários e é o site de e-commerce mais popular da América Latina em número de visitantes.

Para se ter uma noção da popularidade e potencial do Mercado Livre, ele registra cerca de 9 vendas e 6 mil buscas por segundo. São mais de 44 milhões de compradores e mais de 1 milhão de produtos vendidos por dia.

Existem duas formas de você utilizar a plataforma: como comprador e como vendedor.

Comprador: quem pesquisa, faz perguntas, compra e avalia o vendedor;

Vendedor: é quem faz os anúncios na plataforma, responde as dúvidas dos clientes, envia e também pode avaliar o comprador.

Em resumo, você pode vender quase qualquer coisa por lá. Para saber o que é proibido vender no Mercado Livre, clique aqui e acesse a lista com todas as informações.

COMO FAZER O CADASTRO NO MERCADO LIVRE

Para começar a vender no Mercado Livre, o primeiro passo é fazer o seu cadastro, caso ainda não tenha. Com ele, você poderá tanto fazer compras na plataforma quanto anunciar produtos.

Para fazer o cadastro:

Passo 1. Acesse o site do Mercado Livre;

Passo 2. No menu superior, clique em Crie a sua Conta;

Passo 3. Se você for vender no Mercado Livre como pessoa física, preencha os dados solicitados: Nome, Sobrenome, CPF, email e senha. Marque como aceito os termos do site e clique em Continuar;

Você pode gostar...

Passo 4. Se você quiser vender como empresa, clique na opção Criar uma conta de empresa;

Passo 5. Preencha o número do CNPJ, Razão social, email e senha. Aceite os termo de uso da plataforma e também o Captcha;

Passo 6. Para finalizar o cadastro de pessoa jurídica, clique em Continuar;

Passo 7. Será enviado um código para o email preenchido, digite-o no campo indicado e clique em Continuar;

Passo 8. O Mercado Livre poderá solicitar alguns passos para validar a sua identidade, siga as instruções da plataforma.

COMO VENDER NO MERCADO LIVRE PASSO A PASSO

Agora que você já tem o seu cadastro, vamos te mostrar o passo a passo de como anunciar no Mercado Livre:

Passo 1. Na página inicial do Mercado Livre, clique em Vender;

Passo 2. Selecione uma das categorias apresentadas: Produtos, Veículos, Imóveis ou Serviços. Qualquer uma delas seguirá a mesma lógica de cadastro. Para esse tutorial, escolhemos Produtos;

Passo 3. Informe o produto, marca, modelo e principais características do que deseja anunciar. Em seguida, clique em Começar;

Passo 4. O próprio site irá sugerir categorias para o seu produto conforme a descrição, selecione uma delas ou, se não tiver a categoria correta, clique em É de outra categoria;

Você pode gostar...

Passo 5. Confirme a categoria selecionada. Dependendo do produto, o Mercado Livre poderá solicitar mais informações sobre ele. Ao preenchê-las, clique em Confirmar;

Passo 6. Informe a condição do produto, se ele é Novo ou Usado;

Passo 7. Crie o título do seu anúncio (caso não seja mais de uma unidade do produto, após a venda não será possível alterar o título). Clique em Continuar;

Passo 8. Dependendo do produto, o site poderá pedir mais informações como Cor e Tamanho, Modelo, Gênero, Tipo, Material, etc;

Passo 9. Informe a quantidade do produto e faça o upload de fotos dele. E clique em Confirmar;

Passo 10. Defina o valor da venda e clique em Continuar;

Passo 11. Escolha o tipo do seu anúncio: Grátis, Clássico ou Premium. Nas duas últimas opções, é cobrada uma taxa por venda, fique atento. Para seguir adiante, clique em Confirmar;

Passo 12. Aqui você escolhe a forma de envio. Se preferir, poderá oferecer frete grátis pelo Mercado Envios, mas o custo da entrega será por sua conta. Há também a opção de retirar pessoalmente;

Passo 13. Diga se você oferece garantia (ou não) do produto. Também é possível adicionar um vídeo e uma descrição;

Passo 14. Para finalizar e colocar seu produto à venda no Mercado Livre, clique em Anunciar.

Você pode gostar...

Antes de finalizar o cadastro, o site dará a opção Revisar anúncio, para você confirmar as informações e verificar se não faltou nada.

Para verificar seus produtos, clique no seu nome no menu superior do site e depois em Anúncios.

Ao vender no Mercado Livre, você receberá o dinheiro através do Mercado Pago, que é a carteira digital da plataforma.

Se você tiver dificuldades na criação do seu anúncios, o próprio Mercado Livre oferece um curso que ensina todo esse passo a passo e ainda dá dicas de como fazer um anúncio que vende.

COMO VENDER NO MERCADO LIVRE: TAXAS

Muita gente tem dúvida sobre quanto custa vender no Mercado Livre. Por isso, vamos te dar mais detalhes.

Como mencionamos durante o tutorial de como vender no Mercado Livre, você pode escolher entre 3 tipos do anúncio: Grátis, Clássico ou Premium.

 A própria plataforma afirma que “anunciar um produto no Mercado Livre é grátis, sempre.” Porém, na realidade não é bem assim. Há algumas restrições e condições para quem faz um anúncio grátis, são eles:

– Ao vender produtos usados, você pode anunciar até alcançar 20 vendas no último ano no Grátis;

– Ao vender produtos novos, você pode anunciar até alcançar 5 vendas no último ano no Grátis;

– Tanto em produtos novos como usados, você poderá ter até 10 anúncios por vez e sempre com estoque de 1 unidade;

Você pode gostar...

– Se for MercadoLíder ou usuário profissional do Mercado Pago, você poderá anunciar somente no Clássico ou Premium.

As taxas cobradas nos demais tipos de anúncio (Clássico e Premium), variam de acordo com a categoria do seu produto. Para mais informações sobre as tarifas, clique aqui.

COMO VENDER NO MERCADO LIVRE: VANTAGENS

Se você ainda está em dúvida se começa ou não a vender no Mercado Livre, separamos alguns motivos para você começar hoje mesmo:

1. PLATAFORMA ACESSÍVEL

O maior motivo para você vender pelo Mercado Livre é a plataforma. A empresa disponibiliza uma estrutura completa para que seu negócio possa fazer o anúncio, receber o pagamento e ainda enviar o produto.

Você não precisa de conhecimentos de programação e design para criar sua loja online do zero. E ainda terá toda a gestão em apenas uma plataforma, com toda segurança para você e o comprador.

2. MARCA CONSOLIDADA E VISIBILIDADE

O Mercado Livre é uma das maiores empresas de comercio eletrônico da América Latina e, como mencionamos anteriormente, tem milhões de usuários e vendas por dia.

Isso a torna uma autoridade e referência no mercado de marketplace. Por esse motivo, muitas pessoas recorrem à plataforma para fazer suas compras.

Ele ainda possui um sistema de avaliações, tanto para vendedores quanto compradores, para que você possa julgar antes de fazer as transações.

Além disso, o Mercado Livre oferece um sistema em que garante a entrega do produto comprado pelo cliente. Caso ele não seja entregue, você pode pedir seu dinheiro de volta.

Isso faz com que o usuário tenha confiança em fazer a compra, mesmo sem ter outras experiências com o vendedor.

3. BAIXO CUSTO

Como já mencionamos no tópico sobre taxas, o Mercado Livre cobra tarifas de acordo com o tipo de produto vendido e de anúncio feito.

Mas se você for avaliar os custos gerais de ter um e-commerce, notará que as tarifas podem ser mais vantajosas.

COMO VENDER NO MERCADO LIVRE: DICAS PARA VENDER MAIS

Agora que você já sabe como vender no Mercado Livre e já se convenceu dos benefícios de criar uma loja virtual na plataforma, listamos algumas dicas para você ter sucesso nos seus anúncios:

1. TENHA UMA BOA DESCRIÇÃO E BOAS FOTOS

Aqui vale aquela máxima: “a primeira impressão é a que fica”. Portanto, invista tempo criando uma descrição com o máximo de informações sobre o produto que está anunciando.

E também é preciso dar atenção a imagem do produto, pois ela pode fazer a diferença no momento de o comprador fechar a venda. Tire boas fotos, de vários ângulos para elas retratarem fielmente o seu produto.

2. NÃO DEIXE O COMPRADOR NO VÁCUO

Já mencionamos diversas vezes aqui no blog sobre o quão importante é o atendimento ao cliente. Ainda mais em tempos de redes sociais e rapidez na troca de informações.

Os clientes estão cada vez mais exigentes com relação ao atendimento e, principalmente, ao tempo de reposta.

Mas não estamos dizendo que você precisa ficar 24 horas plantado na frente do computador esperando as dúvidas, ou responder às 2:58 da manhã uma dúvida enviada às 2:55.

Organize-se para tirar um tempo ou período do seu dia para responder as dúvidas com rapidez e da melhor forma possível. Procure ser sempre gentil e cordial, isso dará uma boa impressão do seu negócio.

Lembre-se que com a internet, o comprador pode achar outro vendedor que tenha aquele mesmo produto e você pode perder uma venda por deixar de responder ou demorar para atender um cliente.

Você pode gostar...

3. PEÇA PARA OS CLIENTES AVALIAR AS COMPRAS

Eu não sei vocês, mas por aqui se vamos comprar algo, uma das primeiras coisas que verificamos no Mercado Livre (e em outros sites do gênero) são as avaliações de outros compradores.

Elas podem ser decisivas para garantir uma venda no seu negócio. Por esse motivo, incentive que os compradores deixem uma avaliação.

Pode ser com o envio de um bilhete ou brinde junto ao produto, ou até mesmo através do email que o próprio Mercado Livre disponibiliza para envio.

Depois desse artigo todo ensinando como vender no Mercado Livre, que tal mais uma ajuda com suas estratégias de marketing digital?

Quer conhecer 17 datas comemorativas para você se programar e aumentar suas vendas online?

Mas se você quer abrir um negócio e está sem ideias pode onde começar ou o que fazer, também temos um post.

Nesse texto, você vai conhecer 9 ideias de negócios para começar a empreender em 2021 com pouco dinheiro e que podem ser muito lucrativos.

Você pode gostar...

Você também pode gostar

Você pode gostar...

Artigos Relacionados

Artigos patrocinados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial