Lendo meu Google Reader (sim, eu ainda uso e acho ótimo), vi dois grandes sites do mercado de mídias sociais falando sobre o Conversation Score. Devido à sua recente popularidade, resolvi testar o sistema de avaliação do posicionamento de fan pages no Facebook. O CScore, como é também chamado, funciona como um avaliador de engajamento e popularidade de fan pages. Na mesma pegada do Klout, que também oferece esse serviço, o CScore avalia algumas postagens recentes da sua página e, partir dos dados coletados, informa o desempenho da sua comunicação no Facebook.
Na parte inferior da caixa de resultados, é possível saber quantos posts e ações dos fãs foram utilizados para gerar a média de engajamento e popularidade da página. No caso da minha fan page, foram:
- 100 posts;
- 273 Curtir;
- 111 comentários;
- 77 compartilhamentos.
A partir dos dados, assim como o Klout, o CScore categoriza as fan pages de acordo com seu comportamento. A da .com/teúdo foi categorizada como “Conversationalist“, o que me coloca como uma página que ouve e interage com seus fãs. Além dessa categorização, o CScore também oferece mais informações bacanas sobre o perfil das fan pages. Alcance viral, engajamento com os fãs, média de posts diários e formato de conteúdo postado, ajudam a ter uma ideia de como anda o desempenho do seu conteúdo no Facebook.
Apesar de ferramentas como o Klout e Peerindex, serem constantemente criticadas por serem fáceis de manipular, sobre o CScore pode cair o mesmo questionamento. Porém, por ser uma ferramenta gratuita, pode ser extremamente útil para avaliar não somente a sua presença no Facebook, mas sim, a dos seus concorrentes. Você pode acompanhar semanalmente as estratégias da concorrência e saber como anda o seu engajamento, versus dos seus concorrentes diretos ou empresas líderes do mercado. Conheça o CScore e faça bom uso. Para conhecer mais ferramentas que ajudam na análise do desempenho das suas páginas, confira o post “Ferramentas grátis para ajudar a analisar o desempenho de fan pages“.
😉
Para saber como usar o Facebook à favor dos seus negócios, conheça nossos cursos: