Há algumas semanas vários sites trouxeram à tona as alterações no EdgeRank, algoritmo utilizado pelo Facebook para determinar o que é exibido no Feed de notícias dos usuários. Talvez com o intuito de minimizar as críticas, o Facebook começou a testar um novo recurso que permite que os fãs de uma página, inscrevam-se para serem notificados sobre novas postagens.
O sistema funciona da mesma forma que as configurações de recebimento de notificações de pessoas categorizadas como “Melhores amigos*”. Nesta opção, qualquer atualização de alguém que é seu amigo no Facebook, que esteja categorizado como tal, gera uma notificação.
Segundo o site Inside Facebook, a mesma opção começa a aparecer para as páginas. Desta forma, é possível se cadastrar para receber notificações sempre que ela postar algo. Sendo assim, os impactos sobre o EdgeRank diminuem, pois você sempre verá o conteúdo postado pelas páginas que mais gosta, mesmo que ela poste em um horário que você não esteja visualizando seu Feed de notícias, por exemplo.
Depois de curtir a página, basta passar o mouse sobre o botão de Curtir para que as opções apareçam. No entanto, a mudança, se acatada, será implantada aos poucos.
Em uma declaração, o Facebook confirmou a nova função:
“Estamos testando a possibilidade das pessoas receberem notificações de páginas específicas, amigos ou pessoas públicas a que estão conectadas. Este recurso ajudará as pessoas a se manterem atualizadas com o conteúdo que elas mais gostam”.
Além da opção de receber notificações, o Facebook já disponibiliza as opções para “Assinar” as páginas, tal como é possível para os perfis. Assim, não é preciso curtir a página para receber as atualizações postadas.
Para completar, há a opção para a criação de listas de interesse. Esta é uma funcionalidade pouco explorada no Facebook Marketing, mas que pode ajudar, tanto os usuários, quanto as empresas. Ao curtir ou não uma página, você pode criar listas de interesse, estas listas são feitas por você e podem contemplar vários temas.
No meu caso, tenho uma lista apenas com fan pages de casas de noturnas. Também tenho uma lista com todas as fan pages do Facebook (Facebook Tips, Facebook Security, Developers, Studio…). A partir destas listas, posso centralizar todas as publicações das páginas que curto, de acordo com o tema. Criando estas listas, crio um feed das páginas e não preciso acessar uma a uma para conferir novos posts.
Vai funcionar?
Será que este novo recurso vai pegar? A pergunta surge justamente pelo fato de sempre receber uma notificação quando uma página pode ser extremamente inconveniente. Se isso pegar, certamente o foco das estratégias das empresas pode mudar. Além de buscar mais fãs, fazê-los se tornarem “assinantes das notificações” pode ser mais uma tarefa dos administradores das páginas.
Para ficar por dentro das melhores práticas do Facebook Marketing, conheça e inscreva-se em um dos meus cursos de Facebook: Facebook para Empresas, Facebook, SMO e Estratégias de Conteúdo e Estratégias de Venda no Facebook, em Recife, dia 24/11.
Ps. Ique Muniz não cobrou cache.
Com informações: Inside Facebook