Um dos grandes diferenciais do Facebook em relação às demais redes sociais é, sem dúvida, o EdgeRank. Com ele, a rede social busca sempre nos exibir conteúdo relevante a partir do nosso comportamento. Desta forma, o Facebook tenta nos tornar mais ativos e presentes dentro da rede, pois – teoricamente – sempre veremos informações interessantes no feed de notícias.
O que é Edgerank
Apesar de não se algo novo, grande parte dos usuários do Facebook desconhecem a existência desse algoritmo. Para quem nunca ouviu falar em EdgeRank e não sabe como ele interfere nas informações que consumimos ou não no Facebook, é importante saber que o EdgeRank existe e ele impacta no desempenho das suas postagens, tanto em perfis, quanto em páginas.
O EdgeRank é uma fórmula utilizada pelo Facebook para determinar o que é relevante ou não para nós a partir das nossas interações com o conteúdo postado na rede social. Esse algoritmo é representado pela seguinte fórmula:
Sendo assim, o EdgeRank é a soma da afinidade entre o criador e o consumidor de conteúdo + peso da interação + tempo da publicação. A partir desta soma, seu conteúdo pode ou não ser exibido no feed de notícias dos seus amigos ou fãs.
Edge e Rank
Para facilitar o entendimento, vamos desmembrar o termo.
O que o Edge faz?
Para o Facebook, Edge são todas as ações que acontecem dentro da rede social envolvendo perfis e perfis ou perfis e fan pages. Cada ação, como curtir, comentar, marcar, compartilhar, cliques, enfim, todas as ações entram na área do Edge.
O que o Rank faz?
O Rank, como o próprio nome sugere, ranqueia todas essas ações que acontecem no Edge e, quanto maior for o Rank do produtor do conteúdo e você, maiores são as chances desse conteúdo aparecer em seu feed de notícias. Falaremos mais detalhadamente sobre a seguir. O algoritmo então observa os edges que estão conectados com um usuário e monta um ranking baseado na importância desse conteúdo para o mesmo.
U – Afinidade
Na fórmula do EdgeRank, o U significa afinidade. A afinidade retrata a aproximação/relacionamento, entre uma marca e um fã. A afinidade é construída por repetidas interações com os edges da marca (comentar, curtir, compartilhar, clicar e até mensagens). Sendo assim, quanto mais seus fãs ou amigos se engajarem com seu conteúdo, maiores são as chances do que você postar ser visualizado por eles.
W – Peso
O peso na fórmula do Edgerank diz respeito ao tipo de interação que a pessoa tomou frente ao seu conteúdo. Desta forma, cada ação possui um peso diferente para a fórmula, com isso, por exemplo, um curtir teria menos peso do que um comentário em uma postagem. Isso acontece porque para o Facebook, há mais engajamento do usuário ao comentar, que demora mais, do que simplesmente clicar em curtir.
Além dos pesos das interações, o formato de conteúdo que as pessoas interagem também influencia na soma do EdgeRank. Interagir com um link postado vale menos do que interagir com uma foto, por exemplo.
D – Tempo
Fechando a fórmula, temos o Tempo da publicação. Sendo assim, quanto mais tempo de publicação o conteúdo possui, menor é o valor dados ao engajamento com ele. Isso acontece porque o Facebook quer que o seu feed de notícias se mantenha sempre “fresco” e com conteúdo novo.
O que tudo isso diz respeito a você?
Você pode olhar essa fórmula e pensar: “o que isso tem a ver comigo?”. Na verdade, tem tudo a ver, especialmente se você administra uma fan page. Isso porque, se sua página possui baixo nível de engajamento com seus fãs, seu conteúdo tende a ser excluído do feed de noticias deles, dando espaço para informações mais relevantes.
Sendo assim, é muito importante que você se preocupe muito mais com o engajamento da sua página do o número de fãs. Isso porque, se seu conteúdo tiver baixo engajamento, a probabilidade de o seu conteúdo ser exibido para menos de 1% dos seus fãs, é extremamente alta.
Agora que você conhece um pouco mais sobre o EdgeRank, saiba como transformar seus fãs em clientes: