Ou navegue pelas categorias

Redes Sociais

Dicas de posts perfeitos para YouTube, Facebook, Twitter e Instagram

Texto escrito pela Redação SEMrush

Há infinitas ideias de campanhas de mídia social e, às vezes, você simplesmente não sabe por onde começar. É uma realidade que as empresas mais influentes e eficazes nas mídias sociais têm orçamentos maiores do que a sua empresa. Mas você sempre consegue se inspirar com elas e também aprender a criar posts perfeitos nas redes sociais.

Uma dessas empresas-modelo é a Nike.

Eles estão sempre no topo com estratégias de marketing eficazes e fazem campanhas em várias plataformas. Seus vídeos são emocionantes, instigantes e sempre trazem uma mensagem clara para o espectador. Isso é a fórmula de sucesso para o conteúdo eficaz.

Neste artigo, vamos olhar para algumas das estratégias que eles usaram.

Você pode gostar...

Criando um evento (Offline e Online)

Cada campanha deve começar com definição de objetivos. Você tem que saber o que quer alcançar para que você possa criar estratégias que irão gerar o retorno que você deseja. Você não consegue criar estratégias que funcionam se não compreender as necessidades e desejos do seu público.

A Nike teve um objetivo claro: aumentar as vendas de seus produtos. Mas a estratégia que eles escolheram poderia atender a vários objetivos de uma vez. Eles patrocinaram uma corrida de longa distância chamada # Breaking2.

A Nike promoveu o seu evento no Instagram, YouTube, Facebook, Twitter e Google Plus.

Criando posts perfeitos no YouTube

Se o seu objetivo for a criação de um vídeo bem sucedido, pense estrategicamente. Sim, as pessoas podem assistir ao seu vídeo, mas você precisa que eles assistam a mais de um. Uma série de vídeos que tem conexão com seus vídeos antigos é uma maneira eficaz de convencer o seu público a assistir mais e mais.

Existem muitas dicas sobre como filmar, cortar e editar os vídeos, mas você precisa ir além dos aspectos técnicos. Você tem que criar um vídeo que cative o usuário. Conte uma história emocionante, aquela de prender a respiração. Histórias geram confiança e mais assinantes para seu canal do YouTube.

A Nike é conhecida por seus vídeos inspiradores e este foi o núcleo do seu conteúdo durante esta campanha. Eles criaram uma série de vídeos, contando histórias de participantes da maratona e usaram esses vídeos como uma introdução para a sua campanha de mídias sociais.

Seus vídeos não eram sobre a Nike, e não eram sobre a própria maratona. Os vídeos contavam a história de fazer o impossível, e o público adorou. O vídeo de maior sucesso teve 7.118 curtidas e 380 comentários.

posts perfeitos

Fonte: Ferramenta de Rastreamento da SEMrush

Dicas de criação de conteúdo eficaz para YouTube

  1. Conte uma história. Vai precisar de alguém que saiba fazer o papel de diretor de filmagens.
  2. Otimize seu canal do YouTube. Use os elementos de SEO internos: títulos, tags, descrições. Escolha as palavras-chave que você vai usar com cuidado — as pessoas podem nem ler a sua descrição, mas os rastreadores do Google vão apreciar o seu esforço. Ajude os seus usuários a encontrar o seu vídeo entre milhões de conteúdos parecidos.
  3. Avalie o desempenho do seu conteúdo. Use ferramentas analíticas para medir o sucesso do seu vídeo.
  4. Ligue seus vídeos com conteúdos de outras redes sociais. Use as mesmas hashtags e descrições similares.
  5. Aposte nos vídeos com duração máxima de até 2 minutos. Quanto mais longo for seu vídeo, maior é a chance de perder o engajamento do seu público.
  6. Escolha o momento certo para lembrar do seu produto. Lembra dos anúncios do Super Bowl? Eles criam histórias incríveis e mencionam o produto ou serviço deles na hora H.

Criando um post perfeito no Facebook

A Nike usou o Facebook como canal de divulgação. Eles criaram uma página para o evento que foi promovida na página principal da Nike e nas páginas semelhantes, como Runner’s World.

Eles usaram as mesmas hashtags #Breaking2 e #JustDoIt em todos os canais. Algumas pessoas dizem que as pessoas não procuram por hashtag no Facebook, mas não é verdade.

As postagens da Nike no Facebook eram diferentes das do YouTube, mas o conceito geral era o mesmo — eles estavam contando uma história e trabalhando para criar inspiração com seus anúncios.

Dicas de criação de conteúdo eficaz para Facebook

  1. Escolha a hora e o dia mais eficaz e faça postagens da forma sistemática. Deixe seus usuários perceber que, digamos, todas as manhãs de quarta-feira, você vai mostrar a eles algo interessante.
  2. Com cada publicação, você quer aumentar o interesse do seu público. Dê aos seus espectadores a sensação da chegada de um ponto culminante iminente. Se você ainda não começou a analisar os momentos certos para publicar, recomendamos que confira a ferramenta de Mídias Sociais da SEMrush. Ela pode ajudar a rastrear a eficácia de cada postagem, e você pode ver quais dias / horários são melhores para alcançar seu público.
  3. Faça promoções pagas — o Facebook fez com que seja extremamente difícil alcançar seu público organicamente. Fique atento, o Facebook oferece uma grande variedade de opções de promoção paga.
  4. Aposte nos vídeos ao vivo — é a tendência mais recente que invadiu quase todas as redes sociais
  5. Use as táticas de storytelling para interligar seus posts. Uma postagem separada pode não ganhar tanto alcance quanto uma série de posts dedicados ao mesmo tema.
  6. Teste vários formatos — vídeos, imagens e textos. Descubra o que seu público prefere e o que gera maior engajamento.

Criando Posts Perfeitos no Twitter

O Twitter tornou-se um dos mais poderosos canais de mídia social para divulgar notícias rapidamente. Pode não ser a sua principal rede de interesse, mas provou ser eficaz para muitas empresas — e certamente ajuda a promover o seu conteúdo e a direcionar o tráfego para um canal do YouTube, um blog ou uma landing page.

O que podemos aprender com o conteúdo do Twitter da Nike? A maioria das campanhas de redes sociais, especialmente uma campanha do Twitter, pode se beneficiar de uma hashtag. É importante que a hashtag seja única. Nike criou e comprou a hashtag #Breaking2 e um emoji especial de tênis da Nike.

Além disso, eles continuam a usar a hashtag principal da marca: #JustDoIt. Todas as postagens da campanha podem ser encontradas usando qualquer uma ou ambas hashtags.

posts perfeitos

Fonte: Reprodução / Twitter

Você pode gostar...

Dicas de criação de conteúdo eficaz para Twitter

  1. Use títulos chamativos e um CTA claro. O objetivo do tweet deve ser claro e acionável.
  2. Use o Twitter para promover seu conteúdo de outros canais (YouTube, blog etc).
  3. Adicione conteúdo visual: os tweets com imagens e vídeos geram mais engajamento. Veja o que funciona para o seu público, o que é curtido e compartilhado.
  4. Use vídeos ao vivo. A Nike fez um vídeo ao vivo apoiando a maratona em quase todas as redes.
  5. Use Social Listening para receber menções da sua campanha.
  6. Reutilize seus tweets. O ciclo de vida de um tweet é curto. Por isso, a reutilização de tweets permite aumentar a visibilidade deles.

Criando um Post Perfeito no Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais exigentes em termos de formatação. As pessoas navegam pelo post de uma forma muito rápida. Eles tomam a decisão se o post merece atenção em microssegundos. Então, seu conteúdo deve ser certeiro.

O conteúdo do Instagram da Nike é diferente de outros canais sociais. Há imagens de bastidores, fotos de produtos, fotos de cobertura de eventos etc. Eles adaptaram esse conteúdo para alcançar um público diferente.

O Instagram é uma rede que oferece uma oportunidade de publicar conteúdo que ajuda o seu público a se conectar à marca em um nível pessoal. Obviamente, a Nike cria produtos para os fãs de corrida e todos eles querem ganhar. Em um post, eles compartilharam uma imagem de um ápice dos esforços do corredor — o momento do cruzamento da linha de chegada. Este post teve o maior engajamento, provavelmente porque cruzar  a linha de chegada é o que interessa e emociona o público.

posts perfeitos

Fonte: Ferramenta de Social Mídia da SEMrush

Dicas de Criação de Conteúdo Eficaz para Instagram

  1. Apimente seu conteúdo do Instagram com emoções. Ele deve gerar emoção, surpresa e ser inspirador para se distinguir de outros posts no feed do seu usuário.
  2. Contrate um fotógrafo para obter fotos de alta qualidade. As imagens são poderosas e belas imagens funcionam bem no Instagram.
  3. A mesma dica funciona para seus vídeos — trabalhe com profissionais. O conteúdo de vídeo de alta qualidade recebe mais atenção do que o vídeo amador.
  4. Poste sistematicamente para gerar antecipação.
  5. Incentive o público a publicar conteúdo sobre sua marca. Acompanhe a sua hashtag, veja o que as pessoas publicam e comente as postagens.

Não se desanime pensando que é impossível criar uma estratégia de mídias sociais.

Você não precisa copiar as estratégias de ninguém, você só precisa encontrar a sua própria voz que o faça se destacar.

No entanto, é sempre bom obter inspiração e algumas ideias legais de grandes marcas, como a Nike. Eles têm o dinheiro para investir nas melhores ferramentas, as melhores equipes de mídias sociais e têm um enorme orçamento para testar o que funciona e o que não.

Empreste as ideias que funcionam!

CONTINUE NO BLOG

Você viu o caso de sucesso e inspirações de posts da Nike. Agora, que tal conhecer formatos de conteúdos diferentes que você pode usar para atrair mais clientes?

Nós listamos alguns segredinhos que podem te ajudar a produzir um conteúdo relevante compartilhável nas redes sociais. Leia aqui:

Você pode gostar...
6 SEGREDOS PARA CRIAR UM CONTEÚDO RELEVANTE NAS REDES SOCIAIS

RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA:

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.

Você pode gostar...

Você também pode gostar

Você pode gostar...

Artigos Relacionados

Artigos patrocinados

14 Comentários

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Opa!

      Obrigada pelo carinho, Gabriel 🙂

      #equipecamilaporto

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Opa!

      Obrigada pelo carinho, Gabriel 🙂

      #equipecamilaporto

  • Avatar
    Diogo Gonçalves
    Responder

    Boa tarde, qual a ferramenta que vc usa para administrar as redes sociais???

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Diogo.

      Usamos a ferramenta do próprio Facebook para a programação de páginas.
      Porém, caso você queira indicações de ferramentas, você pode verificar todas aqui no blog:
      https://www.camilaporto.com.br/?s=ferramenta

      #equipecamilaporto

      • Avatar
        Diogo Gonçalves
        Responder

        Obrigado, Camile.

  • Avatar
    Diogo Gonçalves
    Responder

    Boa tarde, qual a ferramenta que vc usa para administrar as redes sociais???

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Diogo.

      Usamos a ferramenta do próprio Facebook para a programação de páginas.
      Porém, caso você queira indicações de ferramentas, você pode verificar todas aqui no blog:
      https://www.camilaporto.com.br/?s=ferramenta

      #equipecamilaporto

      • Avatar
        Diogo Gonçalves
        Responder

        Obrigado, Camile.

  • Avatar
    Bytronic
    Responder

    Me desculpe, você disse para contratar um fotógrafo para fazer as imagens no instagram, então temos que ter muita grana para investir como a nike. Fala sério né.

    • Avatar
      Andressa Pellanda
      Responder

      Oi pessoal da Bytronic, tudo bem?

      Por isso que a redação da SEMRush destaca que “Empreste as ideias que funcionam”! 😉
      Você não precisa seguir tudo à risca, você pode perfeitamente adaptar à sua realidade.
      Temos um caso de sucesso de uma aluna que ela fez uma parceria com um fotógrafo. A aluna trabalha em uma lanchonete e o fotógrafo queria se especializar em fotos de culinária. Eles fizeram a parceria e ela deslanchou o negócio com fotos reais e profissionais dos produtos.
      É tudo questão de ver as oportunidades e aproveitar – ou adaptar – para o que você realmente pode fazer 🙂

      Um abraço
      #EquipeCamilaPorto

  • Avatar
    Bytronic
    Responder

    Me desculpe, você disse para contratar um fotógrafo para fazer as imagens no instagram, então temos que ter muita grana para investir como a nike. Fala sério né.

    • Avatar
      Andressa Pellanda
      Responder

      Oi pessoal da Bytronic, tudo bem?

      Por isso que a redação da SEMRush destaca que “Empreste as ideias que funcionam”! 😉
      Você não precisa seguir tudo à risca, você pode perfeitamente adaptar à sua realidade.
      Temos um caso de sucesso de uma aluna que ela fez uma parceria com um fotógrafo. A aluna trabalha em uma lanchonete e o fotógrafo queria se especializar em fotos de culinária. Eles fizeram a parceria e ela deslanchou o negócio com fotos reais e profissionais dos produtos.
      É tudo questão de ver as oportunidades e aproveitar – ou adaptar – para o que você realmente pode fazer 🙂

      Um abraço
      #EquipeCamilaPorto

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial