Texto escrito pela Redação SEMrush
Há infinitas ideias de campanhas de mídia social e, às vezes, você simplesmente não sabe por onde começar. É uma realidade que as empresas mais influentes e eficazes nas mídias sociais têm orçamentos maiores do que a sua empresa. Mas você sempre consegue se inspirar com elas e também aprender a criar posts perfeitos nas redes sociais.
Uma dessas empresas-modelo é a Nike.
Eles estão sempre no topo com estratégias de marketing eficazes e fazem campanhas em várias plataformas. Seus vídeos são emocionantes, instigantes e sempre trazem uma mensagem clara para o espectador. Isso é a fórmula de sucesso para o conteúdo eficaz.
Neste artigo, vamos olhar para algumas das estratégias que eles usaram.
Criando um evento (Offline e Online)
Cada campanha deve começar com definição de objetivos. Você tem que saber o que quer alcançar para que você possa criar estratégias que irão gerar o retorno que você deseja. Você não consegue criar estratégias que funcionam se não compreender as necessidades e desejos do seu público.
A Nike teve um objetivo claro: aumentar as vendas de seus produtos. Mas a estratégia que eles escolheram poderia atender a vários objetivos de uma vez. Eles patrocinaram uma corrida de longa distância chamada # Breaking2.
A Nike promoveu o seu evento no Instagram, YouTube, Facebook, Twitter e Google Plus.
Criando posts perfeitos no YouTube
Se o seu objetivo for a criação de um vídeo bem sucedido, pense estrategicamente. Sim, as pessoas podem assistir ao seu vídeo, mas você precisa que eles assistam a mais de um. Uma série de vídeos que tem conexão com seus vídeos antigos é uma maneira eficaz de convencer o seu público a assistir mais e mais.
Existem muitas dicas sobre como filmar, cortar e editar os vídeos, mas você precisa ir além dos aspectos técnicos. Você tem que criar um vídeo que cative o usuário. Conte uma história emocionante, aquela de prender a respiração. Histórias geram confiança e mais assinantes para seu canal do YouTube.
A Nike é conhecida por seus vídeos inspiradores e este foi o núcleo do seu conteúdo durante esta campanha. Eles criaram uma série de vídeos, contando histórias de participantes da maratona e usaram esses vídeos como uma introdução para a sua campanha de mídias sociais.
Seus vídeos não eram sobre a Nike, e não eram sobre a própria maratona. Os vídeos contavam a história de fazer o impossível, e o público adorou. O vídeo de maior sucesso teve 7.118 curtidas e 380 comentários.
Fonte: Ferramenta de Rastreamento da SEMrush
Dicas de criação de conteúdo eficaz para YouTube
- Conte uma história. Vai precisar de alguém que saiba fazer o papel de diretor de filmagens.
- Otimize seu canal do YouTube. Use os elementos de SEO internos: títulos, tags, descrições. Escolha as palavras-chave que você vai usar com cuidado — as pessoas podem nem ler a sua descrição, mas os rastreadores do Google vão apreciar o seu esforço. Ajude os seus usuários a encontrar o seu vídeo entre milhões de conteúdos parecidos.
- Avalie o desempenho do seu conteúdo. Use ferramentas analíticas para medir o sucesso do seu vídeo.
- Ligue seus vídeos com conteúdos de outras redes sociais. Use as mesmas hashtags e descrições similares.
- Aposte nos vídeos com duração máxima de até 2 minutos. Quanto mais longo for seu vídeo, maior é a chance de perder o engajamento do seu público.
- Escolha o momento certo para lembrar do seu produto. Lembra dos anúncios do Super Bowl? Eles criam histórias incríveis e mencionam o produto ou serviço deles na hora H.
Criando um post perfeito no Facebook
A Nike usou o Facebook como canal de divulgação. Eles criaram uma página para o evento que foi promovida na página principal da Nike e nas páginas semelhantes, como Runner’s World.
Eles usaram as mesmas hashtags #Breaking2 e #JustDoIt em todos os canais. Algumas pessoas dizem que as pessoas não procuram por hashtag no Facebook, mas não é verdade.
As postagens da Nike no Facebook eram diferentes das do YouTube, mas o conceito geral era o mesmo — eles estavam contando uma história e trabalhando para criar inspiração com seus anúncios.
Dicas de criação de conteúdo eficaz para Facebook
- Escolha a hora e o dia mais eficaz e faça postagens da forma sistemática. Deixe seus usuários perceber que, digamos, todas as manhãs de quarta-feira, você vai mostrar a eles algo interessante.
- Com cada publicação, você quer aumentar o interesse do seu público. Dê aos seus espectadores a sensação da chegada de um ponto culminante iminente. Se você ainda não começou a analisar os momentos certos para publicar, recomendamos que confira a ferramenta de Mídias Sociais da SEMrush. Ela pode ajudar a rastrear a eficácia de cada postagem, e você pode ver quais dias / horários são melhores para alcançar seu público.
- Faça promoções pagas — o Facebook fez com que seja extremamente difícil alcançar seu público organicamente. Fique atento, o Facebook oferece uma grande variedade de opções de promoção paga.
- Aposte nos vídeos ao vivo — é a tendência mais recente que invadiu quase todas as redes sociais
- Use as táticas de storytelling para interligar seus posts. Uma postagem separada pode não ganhar tanto alcance quanto uma série de posts dedicados ao mesmo tema.
- Teste vários formatos — vídeos, imagens e textos. Descubra o que seu público prefere e o que gera maior engajamento.
Criando Posts Perfeitos no Twitter
O Twitter tornou-se um dos mais poderosos canais de mídia social para divulgar notícias rapidamente. Pode não ser a sua principal rede de interesse, mas provou ser eficaz para muitas empresas — e certamente ajuda a promover o seu conteúdo e a direcionar o tráfego para um canal do YouTube, um blog ou uma landing page.
O que podemos aprender com o conteúdo do Twitter da Nike? A maioria das campanhas de redes sociais, especialmente uma campanha do Twitter, pode se beneficiar de uma hashtag. É importante que a hashtag seja única. Nike criou e comprou a hashtag #Breaking2 e um emoji especial de tênis da Nike.
Além disso, eles continuam a usar a hashtag principal da marca: #JustDoIt. Todas as postagens da campanha podem ser encontradas usando qualquer uma ou ambas hashtags.
Fonte: Reprodução / Twitter
Dicas de criação de conteúdo eficaz para Twitter
- Use títulos chamativos e um CTA claro. O objetivo do tweet deve ser claro e acionável.
- Use o Twitter para promover seu conteúdo de outros canais (YouTube, blog etc).
- Adicione conteúdo visual: os tweets com imagens e vídeos geram mais engajamento. Veja o que funciona para o seu público, o que é curtido e compartilhado.
- Use vídeos ao vivo. A Nike fez um vídeo ao vivo apoiando a maratona em quase todas as redes.
- Use Social Listening para receber menções da sua campanha.
- Reutilize seus tweets. O ciclo de vida de um tweet é curto. Por isso, a reutilização de tweets permite aumentar a visibilidade deles.
Criando um Post Perfeito no Instagram
O Instagram é uma das redes sociais mais exigentes em termos de formatação. As pessoas navegam pelo post de uma forma muito rápida. Eles tomam a decisão se o post merece atenção em microssegundos. Então, seu conteúdo deve ser certeiro.
O conteúdo do Instagram da Nike é diferente de outros canais sociais. Há imagens de bastidores, fotos de produtos, fotos de cobertura de eventos etc. Eles adaptaram esse conteúdo para alcançar um público diferente.
O Instagram é uma rede que oferece uma oportunidade de publicar conteúdo que ajuda o seu público a se conectar à marca em um nível pessoal. Obviamente, a Nike cria produtos para os fãs de corrida e todos eles querem ganhar. Em um post, eles compartilharam uma imagem de um ápice dos esforços do corredor — o momento do cruzamento da linha de chegada. Este post teve o maior engajamento, provavelmente porque cruzar a linha de chegada é o que interessa e emociona o público.
Fonte: Ferramenta de Social Mídia da SEMrush
Dicas de Criação de Conteúdo Eficaz para Instagram
- Apimente seu conteúdo do Instagram com emoções. Ele deve gerar emoção, surpresa e ser inspirador para se distinguir de outros posts no feed do seu usuário.
- Contrate um fotógrafo para obter fotos de alta qualidade. As imagens são poderosas e belas imagens funcionam bem no Instagram.
- A mesma dica funciona para seus vídeos — trabalhe com profissionais. O conteúdo de vídeo de alta qualidade recebe mais atenção do que o vídeo amador.
- Poste sistematicamente para gerar antecipação.
- Incentive o público a publicar conteúdo sobre sua marca. Acompanhe a sua hashtag, veja o que as pessoas publicam e comente as postagens.
Não se desanime pensando que é impossível criar uma estratégia de mídias sociais.
Você não precisa copiar as estratégias de ninguém, você só precisa encontrar a sua própria voz que o faça se destacar.
No entanto, é sempre bom obter inspiração e algumas ideias legais de grandes marcas, como a Nike. Eles têm o dinheiro para investir nas melhores ferramentas, as melhores equipes de mídias sociais e têm um enorme orçamento para testar o que funciona e o que não.
Empreste as ideias que funcionam!
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