Ou navegue pelas categorias

Empreendedorismo

Dinâmica de grupo: 6 exemplos práticos para a sua empresa

Saiba o que é dinâmica de grupo e 6 exemplos para você usar com a sua equipe. De bônus, listamos 6 livros para você se aprofundar no assunto

dinâmica de grupo

Existem diversos recursos importantes para uma boa gestão empresarial da equipe do seu negócio. Um deles é a dinâmica de grupo.

Em um processo seletivo, essa ferramenta tem seu poder de oferecer uma melhor análise comportamental do candidato em um ambiente de grupo para saber se ele pode (ou não pode) estar alinhado com a sua empresa.

Por isso, vamos compartilhar com você o que é uma dinâmica de grupo, qual seu objetivo e alguns exemplos que podem ser aplicados no seu negócio.

O QUE É DINÂMICA DE GRUPO?

A dinâmica de grupo é um recurso muito utilizado por profissionais de Recursos Humanos e também por quem trabalha com coaching.

É um exercício feito por um grupo de participantes com um objetivo que precisa ser alcançado.

Você pode gostar...

QUAL O OBJETIVO DA DINÂMICA DE GRUPO?

A dinâmica de grupo pode ser usada tanto em processos seletivos, quanto por equipes que já trabalham em uma empresa.

Para a busca de novos profissionais para sua empresa, a dinâmica de grupo tem como objetivo facilitar a identificação de quem mais atende os requisitos de uma determinada vaga.

Além disso, a dinâmica de grupo também pode ser feita com equipes dentro de uma empresa com a finalidade de melhorar os relacionamentos, a comunicação, a empatia, o espírito colaborativo, entre outras.

E quais tipos de dinâmica de grupo existem? Aqui são alguns:

  • Contratar novos funcionários;
  • Incentivar a cooperação;
  • Detectar novos líderes;
  • Encontrar soluções criativas para problemas, melhorias de processos ou ideias para novos produtos;
  • Possibilitar uma modificação da cultura organizacional.

EXEMPLOS DE DINÂMICA DE GRUPO

Para facilitar a sua vida, separamos 7 dinâmicas de grupo simples de fazer para te ajudar com a sua equipe. Acompanhe:

1. DINÂMICA DA ILHA DESERTA

Objetivo: Avaliar ou melhorar o relacionamento da equipe.

Essa dinâmica de grupo é muito conhecida e frequentemente aplicada. Para realizá-la, você pedirá para os membros responderem um questionário contendo três perguntas:

  • Se tivesse se perdido em uma ilha deserta, quem do grupo você gostaria que estivesse com você? E por quê?
  • Se tivesse que organizar um evento importante, quem do grupo você escolheria para te ajudar? E por quê?
  • Se ganhasse uma viagem com mais três acompanhantes, quem do grupo você levaria? E por quê?

O questionário deverá ser preenchido em sigilo e sem a informação do nome de quem está respondendo. Após o término, o papel deverá ser colocado em um envelope e por último dentro de uma caixa.

Todos devem então se sentar em uma roda e o condutor da dinâmica de grupo pedirá que cada um diga as justificativas das respostas, sem mencionar o nome do colega que foi escolhido.

Em um quadro serão escritas as palavras-chave mencionadas nas justificativas para que elas se tornem valores importantes para a melhoria da relação e comunicação do grupo.

2. DINÂMICA DAS MÃOS DADAS

Objetivo: Melhorar e ressaltar a ideia do trabalho em equipe.

Essa é uma das dinâmicas de grupo mais rápidas e fáceis de fazer com a sua equipe. Você vai precisar apenas de uma sala vazia e uma cartolina colorida grande.

Peça que as pessoas façam um círculo no meio da sala de mãos dadas com os demais colegas. Informe que eles precisam memorizar quem está tanto do seu lado esquerdo, quanto do direito.

Então, peça para que soltem as mãos e andem pela saia tranquilamente. Depois de alguns minutos, coloque a cartolina no centro da sala e peça para que todos fiquem em cima dela, tentando não sair da cartolina.

Quando todos estiverem parados, peça para que se lembrem quais colegas estavam do lado direito e esquerdo, e então formem o círculo original. Mas sem sair da cartolina.

Você pode gostar...

Ao fazer isso, as pessoas perceberão que poderão fazer um trabalho melhor se juntarem suas forças.

3. DINÂMICA DO BALÃO

Objetivo: Ajudar a desenvolver o trabalho em equipe e uma competitividade saudável.

Monte duas equipes, com cores diferentes. Para cada um dos integrantes dê dois balões e um cordão, para que possam amarrá-los na cintura.

Cada um deve tentar estourar os balões da equipe adversária ao mesmo tempo que protege os do seu grupo. A equipe que estourar todos os balões primeiro, ganha.

4. DINÂMICA DAS SEMELHANÇAS

Objetivo: Conectar a equipe pelas suas semelhanças e pela empatia.

Essa é uma dinâmica quebra gelo bem simples e rápida. Divida a equipe em duplas ou trios, dependendo do número de pessoas. Peça à eles que conversem sobre os seus gostos profissionais e pessoais.

Eles devem anotar em um papel ao menos duas ou três gostos que tiverem em comum.

5. DINÂMICA VERDADE OU MENTIRA

Objetivo: Fazer com que a equipe se conheça.

Talvez você já até tenha visto essas brincadeiras para grupos. Cada membro da equipe precisa escrever uma vez em um papel três afirmações sobre si e uma delas deve ser uma mentira.

Depois, cada pessoa lê o que escreveu e os demais precisam adivinhar quais são verdade.

Você pode gostar...

6. DINÂMICA DAS CARACTERÍSTICAS

Objetivo: Melhorar a comunicação e entrosamento da equipe.

Mais uma dinâmica de grupo rápida e fácil de fazer com a equipe, além de muito divertida. Será preciso caneta e pedaços de papel. Cada participante deve escrever em cada papel duas características diferentes.

O condutor desta dinâmica deve embaralhar os papéis e depois distribuí-los entre os participantes. Cada um fará uma mímica para representar a característica sorteada e os demais devem adivinhar.

Assim que descobrirem a característica, o grupo deverá adivinhar a quem pertence. Depois, o dono da resposta explica por qual motivo colocou aquela determinada característica.

Dessa forma, sua equipe acaba se conhecendo melhor e criando laços.

LIVROS SOBRE DINÂMICA DE GRUPO

Quer se aprofundar e ter mais exemplo de como funciona uma dinâmica de grupo? Escolhemos alguns livros para complementar esse artigo:

1. DINÂMICAS DE GRUPO: DA TEORIA À PRÁTICA

Nesse livro o tema é apresentado conforme está em seu título: da teoria à prática.

Além disso, traz exemplos e sugestões de como utilizar as técnicas de dinâmica em grupo em intervenções psicossociais em diferentes áreas, como da saúde, educação e área organizacional.

2. JOGOS E TÉCNICAS VIVENCIAIS NAS EMPRESAS: GUIA PRÁTICO DE DINÂMICA DE GRUPO

O livro conta a grande experiência da autora em consultoria organizacional, que inclui dinâmicas de grupo, jogos e técnicas vividas nas empresas.

O que ela sugere é um método simples que envolve a prática de jogos e a utilização do trabalho de uma forma desprendida, eficiente e efetiva.

Você pode gostar...

3. DINÂMICAS DE GRUPO: 45 JOGOS PARA TREINAMENTOS EMPRESARIAIS

Esse livro mostra como jogos e dinâmicas de grupo são criados, adaptados e praticados ao longo de quase três décadas em treinamento de pessoas em empresas nacionais e estrangeiras, de segmentos diversos, em turmas de líderes e de liderados.

4. DINÂMICAS DE INTEGRAÇÃO: PARA FORMAR GRUPOS VENCEDORES

Esse livro foi criado para ajudar os profissionais de Recursos Humanos e também todos aqueles que trabalham com grupos e corporações. Ele mostra 71 dinâmicas de grupo que favorecem o desenvolvimento afetivo na relação interpessoal.

São atividades que se utilizam da criatividade para gerar momentos que facilitem as pessoas a se conhecerem e estabelecerem laços.

5. DINÂMICAS DE GRUPO PARA TREINAMENTO MOTIVACIONAL

Neste livro, a autora mostra diversas dinâmicas de grupo inéditas, explicando todos os detalhes. Ele tem como objetivo auxiliar os profissionais que utilizam essas atividades para o desenvolvimento de recursos humanos.

6. DINÂMICAS DE GRUPO: 25 EXERCÍCIOS PARA ESTIMULAR INTERAÇÕES 

Esse é um livro-caixinha, lançado pela editora Matrix sediada em São Paulo, que traz 25 dinâmicas rápidas de grupo, pensadas para estimular a integração, aumentar a qualidade do trabalho, o engajamento em torno de objetivos comuns e também a cooperação.

Ele prepara os integrantes para os desafios diários de uma profissão ou atividade. Também é indicado para motivar equipes, desenvolver competências, para uso em processos seletivos e para aprendizagem participativa.

Além da dinâmica de grupo, outra forma de se comunicar com a equipe e motivá-los é através do feedback. Não sabe o que é feedback ou a melhor forma de trabalhá-lo com seus funcionários? Clique aqui e acesse o nosso artigo.

Você pode gostar...

Você também pode gostar

Você pode gostar...

Artigos Relacionados

Artigos patrocinados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial