Em Junho de 2018, o Instagram atingiu a marca de 1 bilhão de usuários e desponta como uma das principais redes sociais para quem deseja fazer negócios online. O mercado de e-commerce, por sua vez, cresceu 12% em 2017 e tem projeção de crescimento de 15% para 2018.
O Instagram possui diversos recursos interessantes para empresas que, se bem trabalhados, podem trazer ótimos resultados em vendas. Por isso, investir em marketing nessa rede social é uma importante estratégia para fazer seu e-commerce crescer ainda mais.
Para te ajudar a tornar o perfil do seu e-commerce no Instagram muito mais atrativo, separamos 5 dicas para você incrementar sua estratégia.
5 dicas de como atrair mais clientes com seu e-commerce no Instagram
1. Aproveite os recursos exclusivos
O Instagram possui alguns recursos exclusivos para marcas. Muitas empresas ainda não transformaram seus perfis em contas comerciais e, por isso, deixam de aproveitar essas ferramentas.
Se esse é o seu caso, acesse nosso tutorial e aprenda como converter perfil pessoal em perfil comercial no Instagram.
Com uma conta comercial, você terá acesso, por exemplo, a:
- Dados das suas publicações;
- Número de pessoas que visitaram seu perfil;
- Melhor horário para postar.
Além disso, também poderá começar a fazer anúncios no Instagram.
2. Use outros aplicativos
Existe uma série de aplicativos, muitos deles gratuitos, que você pode usar para melhorar o perfil do seu e-commerce no Instagram. São ferramentas de edição de vídeos, edição de fotos, seleção de hashtags, agendamentos, organização de feed, entre outras.
Esses aplicativos vão te ajudar a incrementar o seu perfil, tornando-o mais atrativo para os seus clientes.
Se você não sabe em quais apostar, confira essa lista com 35 aplicativos para Instagram para potencializar a gestão do seu perfil.
Desta lista, separei os 6 melhores e mais efetivos para você baixar assim que acabar de ler esse texto:
- Lightroom para editar imagens;
- Quik para editar vídeos;
- Unum para organização do feed;
- Analytics for Instagram para métricas;
- Repost para compartilhamento;
- Inshot para criar Stories.
3. Interaja com seu público
Manter a interação com seus seguidores é muito importante para ter sucesso com seu e-commerce no Instagram. Procure responder os comentários e directs que receber em seu perfil.
Isso ajuda a aproximar os seus clientes e a sua empresa. Além disso, é visto com bons olhos pelo algoritmo do Instagram, já que aumenta o engajamento das suas publicações.
Em linhas gerais, o algoritmo do Instagram filtra os conteúdos. Um dos fatores que influenciam diretamente essa filtragem é o engajamento.
Quando você responde um comentário de um seguidor, tende a aumentar o engajamento da sua publicação. Com isso, o algoritmo passa a considerar seu conteúdo cada vez mais relevante e irá entregá-lo para mais pessoas.
Ou seja, quando mais engajamento você tiver, mais relevante o seu conteúdo será considerado pelo algoritmo e mais pessoas irão recebê-lo.
Para saber mais sobre o algoritmo do Instagram, confira nosso texto sobre por que ignorá-lo pode prejudicar o seu engajamento.
4. Use o Instagram Shopping
Já falamos que é importante mudar seu perfil para um conta comercial para poder usufruir dos recursos que são exclusivos para empresas. Um deles é o Instagram Shopping.
Esse recurso permite que você marque seus produtos em publicações do seu e-commerce no Instagram. Com isso, basta um clique para que seu cliente seja direcionado da rede social diretamente para o seu site, na página do produto em que ele clicou.
Sempre que alguém tocar em um produto marcado nas suas publicações, essa pessoa verá:
- Uma descrição do produto;
- O preço do produto;
- Um link que levará diretamente a seu site.
Para usar o Instagram Shopping, é necessário ter site e um catálogo de produtos cadastrado no gerenciador de negócios. Para saber mais sobre esse recurso, acesse a central de ajuda do Instagram.
5. Crie uma hashtag da sua empresa
Criar uma hashtag para o seu negócio pode ser uma maneira fácil e eficiente de monitorar o que seus clientes estão falando sobre o seu e-commerce no Instagram.
Você pode divulgar essa hashtag em seus posts e estampá-las em suas embalagens. Assim, sempre que um cliente receber um produto do seu e-commerce, por exemplo, você pode pedir que ele poste uma foto utilizando a sua hashtag.
Além de ajudar a divulgar sua marca e facilitar o seu monitoramento, essa prática cria um senso de pertencimento e coletividade entre seus clientes.
Essas são dicas básicas que vão ajudar a tornar seu e-commerce no Instagram muito mais atrativo para seus clientes. Elas demandam pouco ou nenhum investimento e costumam trazer resultados logo nos primeiros dias depois de aplicadas.
Conta para mim nos comentários: essas dicas já fazem parte da sua estratégia para o seu e-commerce no Instagram?
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Agora que você já sabe como melhorar seu o perfil do seu e-commerce no Instagram e torná-lo mais atrativo para o seu público, uma grande dica é investir em conteúdos de valor.
Mas, se você não sabe por onde começar, não se preocupe. Separamos um texto que pode te ajudar a ter ideias e insights para o seu negócio.
Está sem inspiração? Veja as sacadas desses 6 perfis do Instagram
RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA:
Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.
Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.