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É gratuito e sempre será…para AS PESSOAS

Sumário

Olá, como vai?

Recentemente tenho lido muitas matérias sobre a queda no alcance das postagens feitas pelas páginas no Facebook. Muitos reclamando que “onde já se viu o Facebook diminuir o alcance? Tudo isso para faturar mais!”. Outras piores, “O Facebook é gratuito e sempre será…Por que estão ‘forçando’ as empresas a anunciarem?”.

Enfim, em linhas gerais, muitas empresas querem ter resultados no Facebook, mas não querem investir dinheiro. No máximo pagar uma agência para postar três vezes por semana ou um analista para monitorar a postar conteúdo que ‘gera like‘. Resolvi escrever esse post para que minha opinião sobre o tema fique registrada oficialmente aqui em meu blog. Como profissional de Marketing Digital e por trabalhar com Facebook Marketing, penso que seja meu papel me posicionar sobre o tema.

Como me sinto quando falam: “Tem que pagar????”

É gratuito e sempre será...para AS PESSOAS

Por isso, listei alguns argumentos que utilizo sempre que esse tema “tem que pagar” surge.

1) Não tem espaço para todos no feed e obviamente isso ia acontecer.

Você já parou para pensar a quantidade de conteúdo que geramos todos os dias? Fotos, vídeos, textos, memes…Tudo isso gera um problema de “tempo e espaço”. No Facebook o feed de notícias é onde tudo acontece. Desta forma, não dá para TODO MUNDO aparecer ali ao MESMO TEMPO. Por isso, o Edgerank filtra as informações mais relevantes para nós. Eli Pariser no TED “The Filter Bubble” aponta os riscos desses filtros, que praticamente todas as empresas de mídia e conteúdo usam.

2) Mídia social não é grátis;

O maior mito que ainda perpetua no Marketing Digital é que mídia social é grátis ou um canal grátis para fazer propaganda. Isso não acontece mais. O volume de conteúdo aumentou, as marcas acabam disputando a atenção com o conteúdo das pessoas e crescer organicamente, sem investir em mídia paga não dá mais. Das duas uma: ou você investe dinheiro para impactar as pessoas ou investe seu tempo produzindo um conteúdo que REALMENTE seu público quer consumir e compartilhar.

3) Facebook não é ONG nem classificado tipo OLX. Para as marcas é uma empresa de mídia e precisa cobrar por isso. Será que a Globo deixa você anunciar no horário nobre de graça?;

O Facebook é uma empresa, tem mais de 4 mil funcionários e tem fins lucrativos. Logo, precisa de lucro. Logo, se você que usar a plataforma para vender ou divulgar sua marca, tem que pagar sim senhor!

4) Mídia paga PRECISA fazer parte da sua estratégia de marketing. Não dá mais para achar que apenas organicamente você terá resultados;

Falei sobre isso no post: Mídia paga, orgânica e própria: como elas determinam o sucesso ou fracasso nas mídias sociais?

5) O Facebook é gratuito e sempre será para AS PESSOAS. Marcas têm que investir mesmo.

A Globo, por exemplo, é uma empresa de mídia, você como espectador não paga nada para assistir, mas precisa assistir propaganda. Essa é a troca. As marcas querem impactar seus consumidores, têm que pagar. A primeira mensagem que o Facebook dá para as pessoas quando vão se cadastrar é: é gratuito e sempre será…para as PESSOAS. Como diz a frase: “Se você usa um produto gratuitamente, o produto é você”.

gratuito

6) Quer ter resultado orgânico, invista seu tempo conhecendo seu público e fazendo um bom trabalho de conteúdo. Você não faz isso no SEO? SEO demanda tempo e estratégia, aqui não é diferente.

Culpar o Facebook por “esconder” seu conteúdo é fácil! Quero ver sentar e planejar conteúdo realmente bom e que gere resultado.

7) Mídia social não é grátis, só para garantir;

Ou você investe seu tempo planejando e construindo uma estratégia de conteúdo, conhecendo seu público ou você paga. Nunca há um almoço grátis.

8 ) Não quer gastar com marketing, I’m sorry, você parou em 1900 e alguma coisa.

Marketing não é só propaganda. Marketing é bem mais do que isso. Marketing é posicionamento, preço, praça, produto. No mínimo. Propaganda e publicidade é como você comunica esses Ps. Logo, em um ambiente cada vez mais cheio de estímulos de consumo, se você não investe em Marketing para se posicionar…I’m sorry.

9) Vai pro G+? Te vejo em breve na barra lateral de anúncios por lá também.

É questão de tempo, se todos forem para o G+ para o problema de “TEMPO X ESPAÇO” começar por lá também. Não tem mágica: não cabe todo mundo. O feed é a marginal Tietê: cada vez mais congestionado. Cabe a você encontrar rotas alternativas para chegar ao seu destino ou reclamar que o mundo inteiro resolveu comprar um carro, mas continuar a tomar o mesmo caminho.

10) Mídia social não é grátis, marketing digital não é grátis. As prestadoras de serviço têm contas para pagar, hospedagem, equipe, impostos. Se para manter seu site no ar você paga um host, porque acha que no Facebook seria diferente.

Já falei isso, mas nunca é demais repetir. Mídia social não é uma ferramenta gratuita para fazer propaganda. São canais de relacionamento e tudo mais que todo mundo fala, mas muitos não querem ouvir.

11) Muitas marcas não se preocupam ou preocuparam com a qualidade dos fãs que atraem ou atraíram. Inflaram suas páginas com números e agora colhem, só que não, os resultados.

Falei sobre a importância da qualidade dos fãs em uma página em “Os fãs e a influência no Facebook: Mais fãs? Sim! Desde que com qualidade“. Nem todos se preocupam em captar ou reter fãs de qualidade. Quanto mais melhor, esse é o mantra. Aí, não tem Facebook, alcance ou estratégia de conteúdo que solucione se você não tem público de qualidade.

Bem, esse foi um post para expressar minha opinião sobre o tema. O que disse aqui reflete o que penso não apenas sobre o Facebook, mas outros canais como Google que também limita o alcance: ou você está no TOP 10 ou não está no jogo. Se não está no jogo, o Adwords sempre será uma alternativa.

Sinta-se à vontade para opinar enquanto é grátis! kkkkkkkkk

Aproveitando que o blog é grátis, deixa em divulgar meus cursos…Por que, né?

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