Postado originalmente no Blog da eBehavior.
Grandes empresas de varejo como Americanas, Walmart, Magazine Luiza e Extra, por exemplo, possuem estratégias de e-mail marketing que vão além do comum. Sem dúvida, tê-las como modelo ajuda a traçar bons planos de como atuar nesta área. No entanto, é no setor das pequenas e médias empresas que há muito potencial a ser explorado. Várias empresas de pequeno porte fazem campanhas de e-mail marketing, entretanto nem sempre todo o potencial deste tipo de comunicação é bem aproveitado.
Técnicas e estratégias
Muitas empresas ficam presas às questões que não são essenciais, por exemplo, qual a melhor hora do dia para mandar as mensagens, quais palavras os gerenciadores de e-mails classificarão como spam ou qual o título do e mail. Certamente, estes questionamentos são relevantes, mas há muito mais além deles.
Usar estratégias mais abrangentes e que impactarão seus clientes assim que eles receberem suas mensagens podem fazer a diferença. Confira a seguir três dicas para melhorar suas campanhas de e-mail marketing e elevar seus resultados.
1. Segmentação
A segmentação de bases de e-mail é um dos principais fatores de sucesso para suas campanhas. Ao ter uma base de e-mails com boa segmentação, você comunica o que o cliente quer receber. O processo padrão de envio de e-mail marketing se dá: 1) Compra ou formação de uma lista de contatos, 2) Importar para a ferramenta de envio, 3) Criação de e-mails, 4) Envio e 5) Esperar pelo cliente – para comprar, ou sem sua maioria, remover o endereço da sua base.
A segmentação é essencial para o e-mail marketing, pois uma única mensagem nunca será relevante para toda a sua base. Por mais fascinante que seja seu produto, saber quem é o cliente que receberá a mensagem é fundamental. No campo das pequenas empresas, poucas utilizam a segmentação de e-mails, sendo assim, se sua empresa utilizar esta estratégia, estará na frente.
2. Mantenha contato
Manter o contato com seus clientes também é uma estratégia fundamental. A partir da segmentação, este processo será mais fácil e personalizado, pois é possível enviar mensagens de acordo com o histórico deste cliente em sua loja. Entrar em contato com o consumidor apenas quando você quer é uma maneira individualista de vender. Permita uma troca e ofereça mais do que ele espera.
Que tal oferecer informações úteis à sua base? Ao invés de enviar apenas propaganda, divulgar um newsletter sobre o mercado de atuação da empresa, notícias sobre o seu negócio ou novidades em sua loja, podem ser formas de gerar conteúdo relevante para o cliente, mantê-lo próximo e ir além de uma simples relação de consumidor e vendedor. Além disso, poucas pessoas compram sempre que você envia um e-mail promocional. Contudo, manter esses clientes em contato com sua empresa pode render bons frutos e, neste caso a regra é mesma: poucas empresas de pequeno porte fazem isso.
3. Seja multimídia
Neste ponto o “ser multimídia” funciona no sentido literal, ou seja, explore outras mídias também. O e-mail marketing funciona, mas não é a cura para tudo. As redes sociais estão aí e se demonstram uma ótima ferramenta de comunicação. Aproveite isso também. Aqui a manutenção do contato ajuda as pessoas a serem mais receptivas aos seus e-mails, pois vocês estão mais próximos em outros lugares também. Com segmentação, personalização e contato, sua empresa pode mostrar que seus clientes são mais do que uma lista de nomes.
E-mail 2.0
A era 2.0 das ferramentas de comunicação na Internet, que contempla as redes sociais, sites colaborativos como a Wikipedia e o Social Commerce, já são uma realidade onde a comunicação flui entre todos os participantes. O E-mail Marketing também precisa entrar nesta era. O e-mail marketing 2.0, segundo a InfusionSoft, é “enviar mensagens relevantes e segmentadas para todos os consumidores”, ou seja, maior personalização possível.
Fazer diferente e inovar dá trabalho, mas só assim sua empresa pode se destacar e alavancar seus negócios. Para obter mais informações de como sua empresa pode seguir estes três passos usando ferramentas simples, entre em contato com a equipe eBehavior.
Fonte: InfusionSoft