O Facebook é um grande aliado para você que busca entender mais sobre os resultados da sua fanpage. E uma das métricas mais comentadas é o Alcance no Facebook.
A rede social prioriza notícias de acordo com o comportamento do usuário. Por isso, entender e analisar cada métrica é crucial para que seu negócio conquiste mais fãs, aumente o engajamento e gere mais vendas.
Porém, com o excesso de informação diária gerada no Facebook, fica ainda mais difícil obter alcance orgânico.
Por isso, separamos aqui informações importantes para você entender melhor o que é alcance no Facebook e como ele pode influenciar diretamente a análise das suas métricas.
O QUE É ALCANCE NO FACEBOOK
O alcance das publicações representa o número de pessoas às quais suas publicações foram exibidas. No gráfico apresentando no Facebook Insights, a métrica é dividida entre alcance orgânico e pago.
O alcance total refere-se ao número de pessoas que receberam alguma atividade da sua página, independentemente de onde a tenham visto. Podendo ser as suas próprias publicações, publicações de outras pessoas na sua página, anúncios feitos pela sua página, menções e check-ins.
O alcance total também é dividindo entre orgânico e pago, conforme apresentando no gráfico abaixo.
Lembre-se: o fato do seu conteúdo ter obtido um alto índice de alcance indica apenas que muitas pessoas o visualizaram. Já o engajamento que ele conquistar dirá quantas pessoas interagiram ou gostaram daquele conteúdo.
DIFERENÇA ENTRE ALCANCE ORGÂNICO E PAGO
O alcance orgânico representa o número total de pessoas que visualizaram suas publicações por meio de uma distribuição não paga. Ou seja, são todos os conteúdos que chegam de forma espontânea para o usuário.
O alcance pago mostra o número total de pessoas que viram suas publicações através de anúncios, ou seja, posts patrocinados.
O ALCANCE ORGÂNICO ESTÁ DIMINUINDO?
Mas a pergunta que não quer calar… É verdade que O ALCANCE ORGÂNICO ESTÁ DIMINUINDO?
A resposta é SIM.
Em Janeiro de 2018, Mark Zuckerberg anunciou que o algoritmo do Facebook sofreu uma alteração para favorecer post de amigos e familiares, diminuindo assim o alcance das marcas dentro da plataforma.
Cada dia cresce o número de conteúdo sendo compartilhado por pessoas e empresas nas redes sociais. Por esse motivo, a ideia do CEO do Facebook é priorizar posts que realmente vão gerar alguma interação com os usuários.
No gráfico abaixo, fornecido pelo Social Baker, podemos observar a queda do alcance orgânico versus o aumento do alcance pago.
Mas isso não significa que você deva desistir do alcance orgânico. Muito pelo contrário: vale a pena definir bem suas estratégias para se destacar entre seus concorrentes.
O próprio Facebook afirma que as publicações orgânicas têm o seu valor. Segunda a rede social, as marcas que aplicarem uma estratégia de conteúdo relevante para os usuários irão, sim, alcançar as pessoas no Feed de Notícias.
CONTINUE NO BLOG
Agora que você já sabe que, para alcançar seus potenciais clientes, você precisa fornecer conteúdo relevante, que tal aprender estratégias de como criar publicações engajadas no Facebook?
Então confere o post abaixo que temos dicas incríveis para você aplicar na sua página:
3 NOVAS REGRAS DE ENGAJAMENTO NO FACEBOOK PARA COMEÇAR A APLICAR EM SUA PÁGINA
RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA:
Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.
Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.