O Facebook registrou mais de 2 bilhões de usuários em Julho de 2017. A rede social de Mark Zuckerberg é uma máquina de inovação, ainda mais quando falamos em recursos. E não podia ser diferente com o lançamento do Facebook Analytics.
Desde 2015, a plataforma vem investindo pesado em sua nova ferramenta que é considerada por muitos concorrente do Google Analytics.
O Facebook Analytics é uma plataforma de análise de métricas para aplicativos móveis e sites. Com ele, você pode analisar toda a jornada de compra do seu cliente.
Além disso, você pode acessar os dados demográficos do seu público, acompanhar o tráfego do seu site ou app e muitos outros recursos.
Enquanto o Google Analytics tem como foco coletar os dados de navegação dos usuários, o Facebook Analytics tem a proposta de analisar o comportamento das pessoas. Isso porque, para a rede social, as pessoas tendem a trocar de plataforma durante a execução de uma tarefa.
Isso quer dizer que muitas pessoas, por exemplo, iniciam a compra de um produto por um aplicativo mobile, mas finalizam a compra em um site no computador.
O Facebook Analytics também fornece relatórios, gráficos, insights, segmentações e dados de conversões. Tudo isso para você analisar e otimizar a performance do seu site ou app.
Agora que você já sabe para que serve essa ferramenta, vamos partir para o funcionamento dela.
COMO USAR O FACEBOOK ANALYTICS
O Facebook Analytics é uma ferramenta destinada a anunciantes mais avançados. No entanto, está disponível para qualquer negócio. Além disso, ela é gratuita!
Para começar a usar o seu Facebook Analytics, você deve ter configurado o pixel de acompanhamento no seu site. Esse pixel é o mesmo criado para mensurar as conversões através de uma conta de anúncios do Facebook Ads.
Se você tem dúvidas sobre o pixel do Facebook, clique aqui e entenda melhor.
Para o Facebook Analytics, você deve:
- Acessar o Gerenciador de Negócios do Facebook;
- Clicar nas três barrinhas no canto superior esquerdo;
- Selecionar a opção “Analytics”.
A partir daí, se o seu pixel já estiver configurado, você consegue ver todas as informações do seu site ou aplicativo.
FUNÇÕES DO FACEBOOK ANALYTICS
O Facebook Analytics tem o objetivo de facilitar o entendimento sobre o comportamento do seu cliente dentro do seu site ou aplicativo.
Ele é dividido em três seções principais: visão geral, atividade e pessoas.
Resumidamente, listamos aqui algumas das principais funções que são disponibilizadas nessas seções:
1. Métricas e segmentos
Na visão geral, você pode consultar todos os dados de tráfego do seu site ou app, como: usuários ativos, número de acessos, número de sessões iniciadas, cadastros na página entre outros.
Além disso, você tem acesso a informações sobre o comportamento da sua audiência, como: quantas pessoas acessaram seu aplicativo ou visitam seu site, com que frequência elas fazem compras e outras ações que você mesmo pode personalizar.
Se você tem um e-commerce e gostaria de saber, por exemplo, quantas mulheres de 25 anos incluíram seu produto no carrinho e não finalizaram a compra, é possível descobrir através da plataforma.
2. Públicos
A partir dos dados feitos na sua segmentação, você pode criar novos públicos para testar nos seus anúncios.
O legal é a possibilidade de criar novos públicos de acordo com os dados de acesso do seu app ou site, como: homens com 45 anos, que usam o seu aplicativo em celulares Android, por exemplo.
E se você quer alcançar ainda mais pessoas, você pode utilizar esse Público Personalizado para criar novos Públicos Semelhantes e encontrar novas pessoas com perfis parecidos com os dos seus clientes.
3. Dados demográficos
Dentro da plataforma, você pode acessar dados demográficos detalhados sobre o perfil do seu cliente.
Nessa opção, você pode consultar os dados do perfil do seu público, como: faixa etária, gênero, cargo, nível educacional, status de relacionamento, localização entre outros.
Além das funcionalidades, o próprio Facebook Analytics complementa a plataforma com alguns insights sobre os dados apresentados no seu perfil.
4. FUNIS
A criação de funis permite que você analise a conversão de uma sequência de ação realizada por seus usuários em seu site ou app.
Você pode entender mais sobre a jornada de compra dos usuários e otimizar as experiências dos seus clientes.
Essa funcionalidade permite que você analise cada etapa do funil de vendas e rastreie o tempo médio que cada pessoa leva para concluir cada etapa.
Por exemplo, com essa função, você consegue mapear quantas pessoas viram o seu conteúdo, quantas delas entraram na sua lista de e-mail e quantas compraram seu produto.
Se quiser saber ainda mais sobre o Facebook Analytics, clique aqui.
E aí, o que você achou dessa ferramenta de métricas que o Facebook vem investindo seus esforços?
CONTINUE NO BLOG
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o Facebook Analytics, aposto que você quer entender ainda mais sobre as métricas dessa rede social. Não é?
Selecionamos um conteúdo para você entender cada métrica do Facebook e descobrir quais delas são importantes para o seu negócio. Saiba mais:
3 MÉTRICAS FUNDAMENTAIS PARA AVALIAR OS RESULTADOS DA PÁGINA DO FACEBOOK
RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA:
Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.
Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.