Sabemos que na internet a zoeira não tem limites, pois a galera não perdoa erros no marketing. Mas algumas empresas pedem para serem zoadas.
Erros no marketing de mídias sociais
Hoje, vou compartilhar com você alguns casos de empresas que falharam epicamente nas mídias sociais e que você pode usar como exemplo para NÃO seguir.
1 – “Joana e seu marido” no bomnegócio.com
Já dizia o velho ditado: quem nunca errou que atire o primeiro print. Para começar a nossa série de catástrofes nas redes sociais, vamos chamas a Joana e o seu marido.
Essa foto foi publicada na fan page do bomnegócio.com, onde dizia:
Recebemos essa foto da Joana e seu marido, felizes com o carro comprado pelo bomnegócio.com.
Até aí, tudo bem! Mas o que aconteceu:
A Shutter é o banco de imagens onde a Joana e seu marido estavam. Então, eles não eram clientes do Bom Negócio, mas sim modelos posando para uma imagem que vendida no banco de imagens Shutterstock.
A OLX, concorrente do BomNegócio, aproveitou o momento em que a Joana se tornou meme para também fazer o marketing da empresa.
O que fica de lição: nunca subestime o seu público. 😉
2 – Photoshop na campanha de Preta Gil para C&A
Outra empresa que falhou epicamente nas mídias sociais foi a C&A com a foto da Preta Gil.
O pior de tudo foram as montagens que foram feitas a partir de um ensaio fotográfico. Confira algumas delas:
Na campanha da C&A, foram publicadas fotos da Preta Gil nas mídias sociais e o que mais chamou a atenção foi a “remodelada” que a cantora ganhou.
Na verdade, foi uma grande destruída que o Photoshop deu para a foto. Puxaram o ombro dela, arrancaram o pescoço e a Preta Gil acabou ficando estranha na imagem.
Esse caso trouxe muitas matérias em sites de notícias e comentários negativos para a marca.
3 – Campanha publicitária da Schin
Outra prova de que a zoeira não tem limites na internet foi quando resolveram zoar a cerveja Schin.
A empresa lançou uma nova ação comercial chamada “Porque sim pedir a Schin”.
No Twitter da Schin, foi lançada a seguinte questão: qual a pergunta que mais merece ser respondida com “porque sim”? #porquesim
E aí começou a zoeira:
A empresa resolveu chamar a atenção das pessoas fazendo uma pergunta e acabou recebendo respostas um pouco deselegantes.
No caso da Schin, eles tentaram usar o Twitter para gerar um buzz para a marca, mas, na verdade, o tiro saiu pela culatra.
4 – Pepsi e a foto dos pés
Uma foto completamente não comprometedora acabou gerando uma leve zoação em uma publicação da Pepsi.
A Pepsi fez uma peça publicitária e escreveu o seguinte: a foto mais tirada de todos os tempos depois da selfie é a foto dos pés, e o limão (símbolo da Pepsi) quer muito que você tire a foto dos seus pés agora e poste aqui.
O que aconteceu: sempre tem alguém disposto a zoar. Um cara chamado Nelson Oliveira postou uma foto dos seus pés com um tênis da Coca-Cola.
E o pior que o post do Nelson “trollador” teve mais curtidas que o próprio post da Pepsi. Acredita?
5 – Bling e o marketing de mal gosto
Um outro caso de uma empresa que falhou epicamente nas mídias sociais é uma empresa chamada Bling. É muito legal você aproveitar as tendências e o que está sendo falado no mundo para usar o marketing de oportunidade.
Porém, sabe qual era o contexto desta foto?
Há um tempo atrás, um avião sumiu no mar, uma tragédia na qual centenas de pessoas morreram. A empresa usou esse tema (que estava sendo super falado) para fazer o seu marketing. E recebeu milhares de comentários negativos nas redes sociais.
Tá certinho, heim?
Dica da Camila
Você pode usar tudo que está rolando no mundo na sua publicidade, mas tenha bom senso. Notícias que envolvem morte e coisas trágicas, não!
Não faça piadas com coisas desse sentido, pode pegar bem mal para o seu negócio e fazer você entrar para alguma seleção de erros no marketing.
6 – TV Record e a foto “muito boa”
Uma outra publicação que falhou epicamente nas mídias sociais foi da TV Record.
Neste dia, estava pegando fogo no memorial da América Latina, e eles fizeram a seguinte publicação:
Gente, como a foto de um lugar pegando fogo poderia ser “muito boa”? Fala sério!
Na hora de publicar, todo o cuidado é pouco para você perceber o contexto daquilo que está postando. Você acha que uma foto de um incêndio pode ser considerada muito boa? Então, é preciso ter sensibilidade antes de fazer suas publicações.
Para você, a mensagem pode estar super clara. No caso da pessoa que publicou, o sentido de “muito boa” pode ser de que a imagem está em boa resolução, foi bem fotografada, enfim. Mas, para quem recebe a mensagem, acaba soando de outra forma.
Tenha muito cuidado principalmente em casos mais sensíveis, como tragédias e incêndios.
A minha intenção não é zoar nenhuma empresa, mas trazer algumas erros no marketing que se tornaram engraçados. Isso acaba acontecendo, e faz parte da rotina de quem trabalha nas mídias sociais.
Assista ao vídeo:
Continue aqui no Blog!
Porque você não está gerando os resultados que você gostaria? É culpa da crise, da economia, seu cliente está sem dinheiro? Confira o post:
COMO GERAR VALOR AO SEU NEGÓCIO PARA VENDER MAIS
Quer mais?
Já imaginou ter mais informações exclusivas e totalmente gratuitas sobre esse assunto?
É só baixar AGORA o material abaixo, aplicar no seu negócio e bombar as suas redes sociais.
Aprofunde os seus conhecimentos com o meu material que é 100% gratuito. Baixe já: