Ou navegue pelas categorias

Redes Sociais

Estúdio de Criação: Como agendar posts nas redes sociais

Seja no Facebook, Instagram ou no YouTube, o estúdio de criação é a ferramenta dessas 3 plataformas para você agendar posts sem pagar nada

estúdio de criação

Em um mundo cada vez mais acelerado, encontrar a hora ideal para publicar seus conteúdos nas mídias sociais é fundamental. Por isso, vamos te apresentar o estúdio de criação.

Com ele, você pode aproveitar ao máximo o engajamento do seu público da sua página, perfil ou canal, já que um mantra muito difundido nas redes sociais é o famoso “conteúdo é rei”.

A programação de posts no YouTube, Instagram e Facebook através do estúdio de criação é uma ótima forma de manter seus seguidores engajados.

E um recurso que ajuda muito qualquer pessoa a manter seus canais atualizados e postar conteúdos nos “horários nobres” da sua audiência, é o agendamento de postagens.

Por isso, vamos te mostrar como agendar posts no estúdio de criação de 3 das maiores redes sociais da atualidade.

Você pode gostar...

O QUE É ESTÚDIO DE CRIAÇÃO?

Estúdio de criação, também conhecido como Creator Studio, é uma ferramenta que te possibilita criar, agendar e gerenciar as publicações de redes sociais. Além disso, nele é possível mensurar o desempenho desse conteúdo.

Atualmente, tanto o Facebook (que inclui o Instagram), quanto o YouTube disponibilizam um estúdio de criação dentro de suas plataformas gratuitamente.

COMO ACESSAR O ESTÚDIO DE CRIAÇÃO?

FACEBOOK E INSTAGRAM

O layout do Facebook muda constantemente e volta e meia algum item do menu muda, ficando difícil localizar. Mas há algumas formas de acessar o que o estúdio de criação reúne.

A mais fácil delas é salvando os seus favoritos no link direto que é: https://business.facebook.com/creatorstudio

Se quiser acessar pelo menu da sua Página do Facebook, normalmente o link fica localizado no menu à sua esquerda, identificado como Estúdio de Criação.

Caso ele não esteja visível, clique em Ferramentas de Publicação e você achará o botão do estúdio de criação em Ferramentas.

estúdio de criação

Você usa mais o celular para publicar nas redes sociais da sua empresa?

Não tem problema! Uma outra forma rápida de acessar o estúdio de criação é pelo aplicativo. Ele se chama Creator Studio e está disponível para celulares Android e iOS.

Para aprender como usar o Creator Studio e agendar posts pelo celular no Facebook e Instagram, acesse esse post do nosso blog.

YOUTUBE

Assim como na rede social anterior, a forma mais rápida e fácil de acessar o Youtube Studio é através do link direto: https://studio.youtube.com/

Para acessar o estúdio de criação do YouTube pela página dele, você precisa clicar no ícone de perfil localizado no canto superior direito da sua tela e depois em Youtube Studio.

estúdio de criação

O estúdio de criação do YouTube está disponível em aplicativo para Android e iOS. Então, você também pode agendar seus vídeos no YouTube pelo celular.

COMO AGENDAR POSTS PELO ESTÚDIO DE CRIAÇÃO?

Hoje existem diversas ferramentas de automação de redes sociais no mercado que ajudam a agendar Stories e posts, porém com recursos gratuitos limitados ou são pagas.

Se você não tem verba para investir nisso agora, a boa notícia é que se você quiser agendar seus posts no Facebook, Instagram e YouTube, já existem formas gratuitas e nativas para isso.

Estamos falando, é claro, do estúdio de criação de cada plataforma! Por isso, vamos te ensinar logo abaixo como agendar posts em cada um dessas redes sociais.

Você pode gostar...

ESTÚDIO DE CRIAÇÃO FACEBOOK

Agendar posts no Facebook não é nenhuma novidade. A rede social já oferece essa possibilidade há bastante tempo no próprio feed das Páginas e dos Grupos.

Atualmente, o Facebook disponibiliza um estúdio de criação com muitos recursos além de programar posts. Você pode conhecer todos eles nesse post do nosso site.

A seguir compartilhamos com você, o passo a passo para agendar seus posts no Facebook gratuitamente usando o Estúdio de Criação:

Passo 1. Acesse o Estúdio de Criação clicando aqui ou pela Página do Facebook, como falamos anteriormente;

Passo 2. Se você tem várias Páginas no Facebook, certifique-se que está criando a postagem correta, logo acima de Página Inicial;

Passo 3. Para agendar uma postagem, clique em Criar publicação, no canto superior esquerdo do estúdio de criação e depois na opção Criar publicação;

Passo 4. Escreva o texto e inclua uma imagem, vídeo ou qualquer outro dos vários formatos disponíveis;

Passo 5. Ao terminar, clique na opção Compartilhar agora que possui um relógio e uma seta;

Passo 6. Para programar seu post, é preciso escolher a opção Agendar;

Passo 7. Escolha a data e horário e clique em Programar.

Você pode gostar...

estúdio de criação

Para conferir todos seus posts agendados no estúdio de criação, basta ir até Biblioteca de Conteúdo. Em Publicações, você encontrará as publicações agendadas na coluna Programadas.

Feito! Agendar posts no Facebook é bem tranquilo e não é nenhuma novidade. Mas, pelo Estúdio de Criação, ficou melhor ainda!

Lembrando que só é possível agendar posts nas suas Páginas. Perfis não tem essa funcionalidade.

Além disso, ainda não é possível programar um Stories no Facebook, apenas postá-lo na hora.

Saiba Mais: Facebook Marketing: Tudo que você precisa saber para gerar negócios na maior rede social do mundo

ESTÚDIO DE CRIAÇÃO INSTAGRAM

A novidade mais recente e que talvez muita gente ainda não saiba, está em agendar posts no Instagram. Antigamente, isso era possível apenas através de plataformas pagas.

E agendar posts no Instagram de graça e usando o computador é uma bela ajuda para qualquer produtor de conteúdo de marketing digital.

Qualquer um que tenha uma conta comercial no Instagram pode usar o estúdio de criação. Se você tiver uma conta comercial, o próximo passo é adicionar essa conta, caso ainda não tenha feito.

Para adicionar sua conta do Instagram no estúdio de criação, você precisa clicar na logo do Instagram, bem no topo da tela do seu navegador.

Em seguida, vá em Contas do Instagram e depois clique em Adicionar Conta do Instagram.

Um pop-up vai abrir e nele você deve inserir os dados da conta para fazer o login: nome de usuário e senha.

Você pode gostar...

Agora, vamos te ensinar como agendar posts no Instagram gratuitamente usando o Estúdio de Criação:

Passo 1. Acesse o Estúdio de Criação, clicando aqui ou pela Página do Facebook, como falamos anteriormente;

Passo 2. Clique no ícone do Instagram no topo central do estúdio de criação;

Passo 3. Se você tem mais de uma conta comercial do Instagram no estúdio de criação, certifique-se que está criando a postagem correta, logo acima de Biblioteca de Conteúdo;

Passo 4. Para agendar uma postagem, clique em Criar publicação, no canto superior esquerdo do estúdio de criação e escolha se quer fazer o post no Feed do Instagram ou no IGTV;

Passo 5. Escreva a legenda e carregue o arquivo de uma imagem ou vídeo. Se quiser, pode adicionar sua localização e assinalar o campo de Publicar no Facebook, para que o post seja publicado na página ao mesmo tempo;

Passo 6. Ao terminar, clique na seta ao lado de Publicar;

Passo 7. Clique na opção Programar, escolha a data e horário;

Passo 7. Para agendar seu post no Instagram clique em Programar.

estúdio de criação

Precisamos ressaltar aqui que cada tipo de publicação, no Feed ou no IGTV, tem suas especificidades:

Você pode gostar...

Vídeos: Precisam ser no formato MP4. Para postar no Feed, ele precisa ter, no máximo, 1 minuto de duração. Já no IGTV são, no mínimo, 60 segundos e, no máximo, 60 minutos (se publicado via web) ou, no máximo, 15 minutos (se publicado via celular).

Legendas: Você tem como “limite” de até 2200 caracteres, 30 menções de outros perfis e 30 hashtags.

Caso você tenha alguma dúvida, aqui tem o link com todas as informações e os requisitos de mídia do IGTV. Tendo o arquivo dentro dos padrões, basta seguir os mesmos passos para agendar no Feed.

Feito o agendamento, você pode conferir tudo o que está programado para ir ao ar no estúdio de criação indo em Publicações e filtrar as Programadas em Status da Publicação.

Até o momento da atualização desse artigo, o Instagram não possibilita criar uma postagem e nem agendamento de conteúdos para o Stories ou Reels.

Não esqueça que, depois que a publicação entrar no ar, você precisa conferir e acompanhar o desempenho dela e as métricas de cada post.

ESTÚDIO DE CRIAÇÃO YOUTUBE

Se você tem um canal no Youtube, pode usar o estúdio de criação dele para agendar os seus vídeos. Para isso, siga os passos abaixo:

Passo 1. Acesse o Youtube Studio, clicando aqui ou pela página inicial da plataforma, como falamos anteriormente;

Passo 2. Clique em Criar no canto superior direito, ao lado da imagem do seu perfil, escolha a opção Enviar vídeos;

Passo 3. Carregue o arquivo do vídeo que deseja agendar;

Você pode gostar...

Passo 4. Enquanto o YouTube faz o upload do arquivo, você poderá já preencher os detalhes do vídeo, se ele será monetizado ou não (disponível para algumas contas) e quais elementos quer adicionar;

Passo 5. Em Visibilidade, você encontrará a opção Programar. Escolha a data e horário da publicação;

Passo 6. Para agendar o seu vídeo no YouTube, clique em Programar.

estúdio de criação

Ao agendar seu vídeo no YouTube, você também tem a opção de Definir como Estreia. Mas o que isso significa?

Ao definir um vídeo como uma estreia, você e os espectadores poderão assisti-lo juntos, ao mesmo tempo.

Uma página de exibição pública será criada e é mostrada uma contagem regressiva para o início do vídeo. Quando o vídeo começar, você poderá interagir com os espectadores no chat ao vivo e nos comentários.

Uma dica super importante que gostaríamos de ressaltar, antes de você agendar seus posts no Facebook, Instagram ou Youtube: crie conteúdos originais e fique atento às políticas de direitos autorais de cada rede social.

O estúdio de criação do Facebook e Instagram permite que você proteja os conteúdos originais que postar nas plataformas. Para isso, se inscreva no Rights Manager.

O YouTube possui uma ampla inteligência artificial que detecta tanto imagens quanto áudios de outros vídeos que possuem direitos autorais. Portanto use apenas imagens, vídeos e músicas ou áudios de sua autoria.

Caso contrário, você será punido pela plataforma e perderá todo seu conteúdo.

Você pode gostar...

Não quer ter problemas com isso? Separamos 3 artigos do nosso site que podem te ajudar na produção dos conteúdos para suas redes sociais:

Você pode gostar...

Você também pode gostar

Você pode gostar...

Artigos Relacionados

Artigos patrocinados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial