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Evento do Facebook: 4 sacadas poderosas para 2017 reveladas no Facebook Camp

No dia 7 de dezembro aconteceu o Facebook Camp, um evento do Facebook exclusivo no Brasil e minha equipe estava lá. Confira as 4 maiores sacadas do evento!
Sumário

No dia 7 de dezembro, aconteceu o Facebook Camp. Um evento do Facebook exclusivo no Brasil, criado para premiar 40 pessoas que participaram de treinamentos e quizzes em um grupo na rede social.

Eu, Camile Woinarski, da equipe de Conteúdo da Camila Porto, fui uma das pessoas convidadas para participar do evento.

Nesse post, vou contar à você as 4 maiores sacadas sobre o Facebook para 2017 que descobri lá e a minha experiência no famoso e divertido escritório da rede social.

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Sobre o Evento do Facebook

O evento aconteceu durante a tarde, em São Paulo, na sede do Facebook e contou com a presença de grandes executivos. Como o Gerente de Produtos, Thiago Gomes e a Gerente de Desenvolvimento de Marca do Instagram, Pérola Cussiano.

Quem também marcou presença e abriu a maratona de palestras, foi Marcos Angelini, atual diretor geral do Facebook no Brasil.

 

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O evento do Facebook durou cerca de 5 horas. Foram apresentadas novidades, boas práticas e tendências para as ferramentas do Facebook. Por fim, aconteceu com um Happy Hour de confraternização para todos os participantes.

4 sacadas poderosas para 2017 reveladas no Evento do Facebook

1. 3 principais mudanças com a chegada do mobile

A era do mobile chegou e como já falamos aqui no Blog, os dispositivos mobile não são mais a segunda tela das pessoas. Já podemos considerar o mobile como primeira tela, ou seja, o dispositivo mais usado atualmente!

Com isso, o comportamento de pessoas e negócios mudou. No evento do Facebook, a palestra do Gerente de Produtos Thiago Gomes, falou sobre as três principais mudanças que ocorreram.

A primeira delas é que hoje, ao criar uma campanha ou um conteúdo nas redes sociais, devemos pensar em Pessoas e não em Devices.

É muito importante conhecer o seu público e entender onde ele está, isso porque a maioria das pessoas não acessa a internet em apenas um dispositivo ou não está somente em uma rede social.

As pessoas estão em diferentes dispositivos e redes sociais a todo momento. Hoje, em apenas 1 minuto na internet acontece que:

  • 763.888 pessoas acessam o Facebook;
  • 150 milhões de e-mails são trocados;
  • 51.100 milhões de aplicativos são baixados na App Store;
  • 65.900 vídeos e fotos são publicadas no Instagram;
  • 41.6 milhões de mensagens são trocadas no Messenger ou Whatsapp.

A segunda delas, é entender que a Atenção das pessoas atualmente é uma das coisas mais valiosas. Segundo pesquisas do Facebook:

quanto mais atenção a pessoa dá para um post, mais lembrança de marca ela gera.

Hoje, as pessoas passam mais de 3 horas por dia acessando conteúdo no Facebook e no Instagram. Além disso, 62% acessam o celular mais de 30 vezes por dia.

Por isso, ter um conteúdo voltado para o mobile e que chame a atenção das pessoas é essencial. A dica é que você sempre coloque as informações principais da sua mensagem no início dos textos ou vídeos, para prender a atenção já nos primeiros segundos 😉

A última mudança é sobre a criação de vídeos com histórias narrativas. Segundo pesquisa do Facebook, todo o dado mobile será em vídeo até 2020, e algumas situações já nos fazem pensar nisso.

Por exemplo:

Você já percebeu que a maioria das suas lembranças do Facebook são em formatos de fotos ou texto? Porém, hoje o seu feed de notícias é repleto de vídeos.

O Facebook está valorizando publicações em formatos de vídeos, e é muito importante você saber isso para aplicar no seu negócio. Comece a gravar vídeos ou criar lives para ganhar mais relevância para a sua página.

Como exemplo de todas essas mudanças, foi apresentada uma campanha de marketing criada pelo McDonald’s. Ela contém todos esses 3 conceitos, assista:

2. Instagram para os negócios

O Instagram se tornou uma das principais redes sociais do mundo. Para as pessoas é uma grande fonte de inspiração, e para as empresas uma grande oportunidade de negócio.

Pérola Cussiano, gerente de desenvolvimento de marca do Instagram, contou que atualmente:

  • 59% das pessoas que usam o Instagram segue negócios e marcas;
  • 59% das pessoas que usam o Instagram já descobriram novas marcas e produtos na rede social;
  • 81% das pessoas que usam o Instagram tomaram uma ação. Ou seja, baixaram um aplicativo ou realizaram uma compra.

Disponível para anúncios desde abril de 2015, a rede social é uma das responsáveis pelo sucesso de vendas de diversos segmentos de mercado. Quando o assunto é beleza, viagem e gastronomia, os dados são muito positivos:

Beleza

40% dos usuários se interessam por perfis relacionados à beleza;

38% já compraram produtos ou serviços inspirados no Instagram.

Viagem

40% dos usuários se interessam por perfis relacionados à viagem;

20% já viajaram inspirados no Instagram.

Gastronomia

38% dos usuários se interessam por perfis relacionados à gastronomia;

32% já foram à um restaurante inspirados no Instagram.

No evento do Facebook Camp, foram dados alguns insights para que as marcas entendam o quanto o Instagram é importante para a descoberta de produtos e serviços.

A dica agora é que você comece a investir nessa rede social para o seu negócio. Hoje, é possível anunciar em 3 diferentes formatos: com vídeo, foto ou carrossel.

Além disso, há a possibilidade de usar ferramentas como o Instagram Stories para criar estratégias diferenciadas para o seu negócio.

Se você quiser saber mais sobre o Instagram, leia o post: Aplicativo Instagram: tudo que você precisa saber para o seu negócio 😉

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3. Avalie métricas que dão retorno

No evento do Facebook Camp também foi falado sobre a importância das métricas. E quem trouxe esse assunto para a pauta foi o executivo Diego Rovira.

Segundo Diego, ao avaliar uma página ou a campanha de anúncios, temos que focar na avaliação de métricas que realmente trazem retorno financeiro para o negócio. Métricas que “pagam o salário”.

Por exemplo:

Se o objetivo do seu negócio é a venda de algum produto ou serviço, avalie o número de conversões dos seus anúncios.

Se o seu negócio é um aplicativo, foque em avaliar a quantidade de instalações que os seus anúncios geraram.

Isso parece bastante óbvio, não é mesmo? Mas muitas vezes, as pessoas focam em avaliar métricas secundárias, como a quantidade de interação de um anúncio, ou investem em mídias que não oferecem números precisos.

Com isso, não conseguem saber se é necessário cortar o investimento ou investir mais. E, mensurar métricas erradas pode fazer o seu anúncio custar 5.7 vezes mais caro que o necessário.

Com o Facebook é possível criar diferentes tipos de testes para descobrir o desempenho dos anúncios e, assim, evitar erros ou perda de recursos financeiros.

Sempre que for criar campanhas de anúncios, a dica para você é:

  • Pense nas pessoas! O que o seu público quer escutar da sua marca e em qual dispositivo o seu público está. Assim, é possível criar anúncios nos mais diferentes formatos e fornecer experiências diferentes;
  • Mensure métricas que estão de acordo com o seu objetivo de negócio;
  • Faça testes com frequência em suas campanhas de anúncios.

Conheça o caso de sucesso do Yuri, que aumentou o retorno sobre o investimento em 900% com o Facebook

4. API de Marketing do Facebook

Pouco se ouve falar da API de Marketing do Facebook, porém ela pode ser uma ótima aliada para o seu negócio.

A API do Facebook é uma ferramenta que auxilia na automatização de tarefas. Ou seja, você pode transformar tarefas repetitivas que geralmente levam muito tempo para serem realizadas em mais rápidas e assertivas.

Por exemplo:

Digamos que você tem uma imobiliária e precisa fazer em torno de 6 mil anúncios no Facebook para divulgar todas as cidades e bairros que atua.

Com a API é possível transformar esse trabalho que levaria cerca de 30 horas em 2 ou 3 horas de trabalho.

Segundo o Thiago, executivo da área de Engenharia de Soluções do Facebook:

“Automatizar tarefas usando a tecnologia, permite que o ser humano gaste mais tempo no que faz melhor: pensar”.

A maior dica que Thiago deu para quem está pensando em usar essa tecnologia é: contratar programadores ou pessoas de tecnologia que estão vivendo o dia a dia do mercado de marketing.

Isso porque, esses profissionais terão visão para entender quais são as necessidades que a sua empresa precisa e que a API de Marketing do Facebook pode automatizar.

Se você quiser saber mais sobre a API, entre em contato com o Facebook. No site, há diversos materiais que irão ajudar você a aprender tudo o que ela pode oferecer.

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Novidades para o Facebook em 2017

Grandes novidades estão sendo preparadas para o Facebook em 2017. No evento do Facebook foram citadas algumas delas:

Transmissões ao vivo

A partir de janeiro de 2017, as transmissões ao vivo do Facebook poderão ser impulsionadas durante o período que estiverem no ar.

Hoje, as lives têm alcance apenas orgânico e é possível patrocinar somente após o término da transmissão.

Outra novidade é as propagandas durante a transmissão. Será possível pausar uma live para a exibição de comerciais, assim como na televisão.

A vantagem é que a pessoa responsável pela transmissão será remunerada por ceder seu espaço e a sua audiência para outras marcas.

Facebook Messenger

O Messenger está em alta! O Facebook possui planos muito interessantes para o aplicativo.

Além dos Chatbots, robôs que podem responder automaticamente mensagens de clientes para marcas, a tendência agora é monetizar o aplicativo.

Será disponível para todos os anunciantes formatos de anúncios exclusivos para o Messenger.

Ainda não há informações divulgadas sobre essa novidade, mas assim que tivermos acesso, publicaremos aqui no blog para você 😉

Facebook Lead Ads

O Facebook Lead Ads é um formato de anúncio do Facebook criado para a captura de dados, como email ou telefone, de pessoas que são potenciais clientes para o negócio.

A novidade nesse formato de anúncio, será a adição de um botão de “click to call”. Isso significa que a pessoa impactada pelo anúncio, poderá ligar para a sua empresa com apenas um clique.

O resultado é a melhoria de vendas de produtos e serviços por impulso.

Outra novidade é que o Facebook está buscando adaptar os anúncios de Leads para promoções. Ou seja, sua empresa poderá criar promoções diretamente com o Facebook, sem a necessidade de cadastro em outros aplicativos.

BÔNUS!

O Escritório do Facebook no Brasil

Muitas pessoas sonham em conhecer o escritório do Facebook em São Paulo. Isso acontece, por ele estar em pauta na mídia como um lugar moderno e diferente para se trabalhar ou por muitos artistas visitarem e divulgarem em suas redes sociais.

Em minha visita, fiz um vídeo que mostra os bastidores do evento do Facebook Camp e também trouxe uma galeria de fotos com algumas áreas do escritório.

Assista ao vídeo:

Galeria de Fotos:

[Best_Wordpress_Gallery id=”3″ gal_title=”Facebook Camp”]

 

 

Continue no Blog:

Além das dicas do evento do Facebook, você quer conhecer como gerar engajamento no Facebook de maneira rápida e efetiva?

Leia o post para conhecer as minhas sacadas:

3 DICAS PODEROSAS PARA GERAR ENGAJAMENTO NO FACEBOOK

QUER MAIS?

Gostou das sacadas do evento do Facebook Camp? Então, tenho mais dicas para você que quer ter um negócio de sucesso usando as redes sociais.

Assista à minha aula gratuita: Os 3 Pilares do Sucesso nas Redes Sociais.

Nela eu explico, passo a passo, o que você deve fazer para aproveitar o melhor as que as redes sociais podem trazer para o seu negócio.

Assista gratuitamente:

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