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Facebook Ads: guia completo para a criação de anúncios pagos

Entenda o que é e como funciona o Facebook Ads e aprenda o passo a passo para criar anúncios pagos para divulgar o seu negócio
Sumário

O Facebook é a maior rede social do mundo. E seu crescimento faz com que quem trabalhava com vendas precise estar sempre inovando e buscando formas de entregar melhor os seus conteúdos. Uma dessas maneiras é por meio do Facebook Ads.

Mensalmente, 2 bilhões de pessoas acessam o Facebook. Dessas, 1,6 bilhão estão conectadas a uma empresa. Isso mostra o potencial que essa rede social tem para aproximar negócios de seus possíveis clientes.

Saiba Mais: Livro Facebook Marketing: tudo o que você precisa saber para gerar negócios na maior rede social do mundo

Não é preciso ser especialista para ter sucesso usando o Facebook Ads. Contudo, é necessário um pouco de dedicação e estudo para conhecer as estratégias e ferramentas necessárias para ter resultados positivos com esse recurso.

Por isso, se você está querendo começar a fazer anúncios no Facebook, veio ao lugar certo. Vamos te contar nesse texto tudo o que você precisa saber para dar os primeiros passos e começar com o pé direito no Facebook Ads.

O que é Facebook Ads

Facebook Ads são os chamados anúncios do Facebook. Eles são construídos e veiculados por meio de um sistema criado exclusivamente para esse fim.

Por meio dele, aqueles que desejam veicular anúncios na rede social podem criar suas publicidades pagas. Nele, encontramos uma extensa variedade de ferramentas, objetivos e públicos para configurar a entrega dessas criações.

Tudo isso desponta como uma forma de facilitar que o conteúdo certo chegue a pessoa certa.

Não à toa, o Facebook já conta com mais de 3 milhões de anunciantes em todo mundo. São pessoas e empresas que se deram conta do potencial dessa rede social e que estão tirando o melhor proveito disso.

Agora, é a sua vez de melhorar os resultados do seu negócio. Por isso, vamos entender melhor como o Facebook Ads funciona.

Como o Facebook Ads funciona

Você já sabe que o Facebook Ads são os anúncios publicados na rede social. Agora é hora de entender como eles são criados e distribuídos.

A primeira coisa que você precisa saber é que o Facebook desenvolveu uma plataforma exclusiva para a criação dos anúncios, o Facebook Ads Manager.

Essa ferramenta, também chamada de Gerenciador de Anúncios, fica dentro do Gerenciador de Negócios, onde você encontra uma série de outros recursos desenvolvidos exclusivamente para ajudar empresas a divulgar seus produtos e serviços.

É no Facebook Ads Manager que você irá criar, acompanhar, otimizar, mensurar e pagar pelos seus anúncios.

E aqui, entra uma grande dúvida de quem está começando: Quanto custa o Facebook Ads ?

Muita gente tem dúvidas se o Facebook Ads é pago ou não. E a resposta é sim. Se você quiser veicular anúncios no Facebook, precisará pagar por isso.

Já o custo não é possível mensurar. Cada anúncio pode ter um custo diferente, isso vai depender do objetivo dele e do público para qual foi direcionado.

O que se pode afirmar é que há um valor mínimo. Esse valor é de 1 dólar por dia, o que convertido para nossa moeda, fica em torno de R$5.00.

Mas é importante ressaltar que você só paga quando efetivamente configura um anúncio para rodar.

Então, você pode sem medo criar uma conta de anúncios para o seu negócio e começar a conhecer essa ferramenta.

E, por falar em criar conta, é claro que não vamos te deixar no escuro quanto a isso.

Preparamos um passo-a-passo que vai te ajudar nesse processo, já que existem algumas questões importantes que precisam ser consideradas para evitar qualquer tipo de problema.

Como criar uma conta de anúncios no Facebook Ads

Nós já te falamos que o Gerenciador de Anúncios fica dentro do Gerenciador de Negócios. Por isso, para trabalhar com ads, você precisa criar primeiro o seu Business Manager.

Aqui, estamos considerando que você já tem uma fanpage para o seu negócio. Se ainda não tiver, é hora de criar uma página no Facebook.

Com sua página criada, vamos ao passo-a-passo para criação do seu Gerenciador de Negócios:

Passo 1. Acesse business.facebook.com;

Passo 2. Clique no botão Criar Conta, que aparece no canto superior direito da página;

Passo 3. Escreva o nome da sua empresa no campo indicado;

Passo 4. Selecione qual será a Página Principal do seu Gerenciador;

Passo 5. Coloque seu nome e o email do seu negócio e preencha as demais informações nos campos obrigatórios.

Pronto. Feito isso, você já terá um Gerenciador de Negócios e poderá criar sua conta de anúncios. Para isso:

Passo 1. Acesse as Configurações do negócio;

Passo 2. Clique em Contas e depois em Contas de anúncios;

Passo 3. Selecione + Adicionar;

Passo 4. Escolha a opção Criar uma nova conta de anúncios;

Passo 5. Insira as informações pedidas sobre sua conta.

Importante: certifique-se de escolher o seu país e moeda de pagamento corretamente, pois não é possível mudar essa informação depois.

Muitas pessoas cometem o erro de deixar sua conta em dólar e acabam tendo prejuízos por conta disso depois.

Durante a criação da sua conta, também será necessário escolher seu método de pagamento.

Opções de pagamento aceitas pelo Facebook Ads

Ao criar sua conta de anúncios, você precisará escolher o método de pagamento para suas publicidades.

Um vez escolhido, não há como mudar. Por isso, é importante configurar corretamente essa etapa.

Você pode pagar os Facebook Ads com as seguintes formas de pagamento:

  • Cartões de crédito ou cartões de débito
  • PayPal
  • Boleto Bancário

A opção de boleto é pré-paga. Ou seja, você primeiro coloca os créditos em sua conta e depois cria os anúncios. Contudo, nem sempre essa opção aparece quando se solicita a criação de uma nova conta.

Já a opção por cartão de crédito é pós-paga, primeiro seus anúncios serão veiculados para depois serem cobrados.

Como usar o Facebook Ads

Agora que você já sabe como configurar a conta de anúncios para poder utilizar o Facebook Ads, é hora de aprender como usá-la.

Vamos passar aqui pelos principais pontos da criação dos Facebook Ads.

Estrutura de criação dos Facebook Ads

A estrutura de criação dos Facebook Ads está dividida em três níveis: campanha, conjunto e anúncios. Em cada um desses níveis, há configurações e possibilidades específicas. Vejamos:

Campanha

Entenda a campanha como a base do seu anúncio. É nela que você vai definir o objetivo da sua publicidade.

Existem diversos objetivos disponíveis, cada um voltado para um tipo de resultado. Em geral, os objetivos estão divididos em: reconhecimento, consideração e conversão.

Reconhecimento:

  • Reconhecimento de Marca
  • Alcance

Consideração:

  • Tráfego
  • Envolvimento
  • Instalações do aplicativo
  • Visualizações de vídeo
  • Geração de cadastros
  • Mensagens

Conversão:

  • Conversão
  • Vendas do catálogo
  • Tráfego para o estabelecimento

Por aqui, já publicamos um texto explicando todos os detalhes a fundo de cada objetivo dos anúncios no Facebook.

Conjunto

Depois de definir o objetivo do seu anúncio no nível de campanha, você chegará ao nível de conjunto.

Nessa etapa, você vai definir como seu anúncio será veiculado. Aqui, você fará a seleção do público, orçamento, programação e posicionamento.

Público

Aqui você fará a segmentação do seu anúncio. A ideia é dizer para quem você deseja que o anúncio seja entregue.

Resumidamente, você pode fazer isso de duas maneiras: por meio da segmentação por interesses e usando públicos personalizados.

Na segmentação por interesses você informa para o Facebook dados sobre os gostos e hábitos do seu possível cliente.

Você pode escolher enviar anúncios para pessoas que tenham interesse em corrida de rua, por exemplo. Ou até mesmo para aqueles que curtiram página x ou y.

Já ao trabalhar com públicos personalizados, você pode segmentar pessoas que se envolveram com sua página e seus conteúdos ou enviar para o Facebook uma lista dos seus clientes ou leads.

Vamos deixar aqui links para que você possa entender melhor sobre esses tipos de segmentação:

Orçamento

Depois de segmentar o público, você chegará a etapa de definir o orçamento do seu anúncio.

É aqui que você deverá informar ao Facebook quanto pretende investir e como quer que seu investimento seja aplicado.

Mais um vez, você tem algumas opções de configuração, podendo trabalhar com orçamento diário ou vitalício.

Também temos um conteúdo explicando detalhadamente cada uma dessas opções de orçamentos para anúncios.

Programação

A parte de programação diz respeito ao tempo que você deseja que seu anúncio fique no ar.

Você pode deixá-lo rodando indefinidamente ou definir data e horário para acabar a veiculação.

Posicionamento

A configuração do posicionamento define onde o seu anúncio será exibido.

Não sei se você sabe, mas os anúncios do Instagram também são criados no Gerenciador de Anúncios, junto com os Facebook Ads.

O que define se o anúncio vai para o Facebook ou para o Instagram, por exemplo, é justamente essa parte de posicionamento.

São várias opções para escolher, como:

  • Feed de Notícias do Facebook
  • Feed do Instagram
  • Facebook Marketplace
  • Feeds de vídeo do Facebook
  • Coluna da direita do Facebook
  • Explorar do Instagram
  • Caixa de Entrada do Messenger
  • Facebook Stories
  • Instagram Stories
  • Messenger Stories
  • Vídeos in-stream no Facebook
  • Resultados da pesquisa do Facebook
  • Mensagens patrocinadas do Messenger
  • Instant Articles do Facebook
  • Anúncio nativo, em banner e intersticial do Audience Network
  • Vídeos com incentivo no Audience Network

Cada uma das opções tem suas características e elas ficam disponíveis conforme o objetivo escolhido da campanha.

Para entender quando cada posicionamento pode ser usado, confira essa tabela.

É importante ressaltar que, assim como nas demais etapas, aqui você também tem mais de uma opção de configuração.

Você pode optar por escolher o posicionamento do seu anúncio manualmente, selecionando onde quer que ele apareça. Ou pode optar pelo posicionamento automático, deixando que o Facebook escolha quais são os melhores espaços para exibir os seus ads.

Anúncios

Por fim, chegamos a terceira etapa do processo de estruturação do Facebook Ads. É aqui que você irá efetivamente montar o seu anúncio.

Nessa etapa, você irá definir o que chamamos de criativo. Ele é a parte do anúncio que é mostrada para o público, composta geralmente por texto, imagem ou vídeo e botão de Chamada para Ação (CTA).

Como criar anúncios no Facebook Ads

Agora que você já conhece as etapas de estruturação do Facebook Ads, é hora de aprender passo-a-passo como criar anúncios. Vamos lá?

Passo 1.  Acesse a sua conta de anúncios;

Passo 2. Clique em Criar;

Passo 3. Na janela que irá abrir, escolha o objetivo da sua campanha;

Passo 4. Dê um nome para sua campanha;

Passo 5. Nessa etapa, você tem a opção de criar um Teste A/B.

Se você quer saber mais sobre o que é o teste A/B no Facebook, temos um texto sobre isso.

Passo 6. Escolha se deseja ativar a otimização de orçamento. Se decidir otimizar, você vai precisar definir se o orçamento será diário ou vitalício. Caso não opte por ativar essa opção nessa etapa, a definição do investimento ficará para mais tarde.

Passo 7.  Clique em Mostrar mais Opções para acessar as configurações de Estratégia de lances da campanha, a Programação de anúncios ou o Tipo de veiculação.

Passo 8. Dê um nome para seu conjunto de anúncios;

Passo 9. Insira os dados de segmentação do seu público;

Passo 10. Selecione os posicionamentos do seu anúncio;

Passo 11. Caso você não tenha decidido otimizar o orçamento no passo 6, agora é hora de definir os valores que serão investidos para veicular o seu anúncio;

Passo 12. Escolha uma data de início e uma data de término para sua campanha;

Passo 13. Agora, selecione a página a qual o anúncio estará associado;

Passo 14. Escolha o formato do anúncio: carrossel, imagem ou vídeo único ou coleção. Você pode criar uma apresentação multimídia se optar pelo formato imagem ou vídeo único;

Passo 15. Faça upload da mídia de que deseja usar no anúncio. Escolha Adicionar mídia para imagens e vídeos prontos ou Criar mídia para criar uma apresentação multimídia;

Passo 16. Adicione o texto que será exibido no anúncio;

Passo 17. Dependendo do objetivo de anúncio escolhido, nessa etapa você precisará configurar mais algumas opções, como o pixel e botão de chamada para ação (CTA);

Passo 18. Confira a prévia do seu anúncio e, se estiver tudo certo, selecione Confirmar.

Pronto! Ao fim desse processo, seu anúncio será enviado para análise e, se estiver de acordo com a Políticas de Publicidade do Facebook, a veiculação será iniciada.

Caso seu anúncio viole alguma das diretrizes da rede social, ele será rejeitado e você poderá editá-lo para que fique dentro das regras.

Política de publicidade do Facebook Ads

Se você deseja incluir os anúncios do Facebook na sua estratégia de marketing digital para promover sua marca, há algo que precisa saber: existem uma série de regras a serem seguidas.

Essas regras estão explicadas na Política de Publicidade do Facebook e, quando violadas, resultam na rejeição de anúncios e até mesmo no bloqueio da conta de anúncios.

Para evitar esse tipo de problema, recomendamos que você leia todas as diretrizes e, sabendo tudo que é permitido (ou não), crie seus anúncios da maneira correta.

Todas as questões presentes na Política de Privacidade são avaliadas quando você termina de criar o seu anúncio e o envia para análise.

É importante conhecer as regras, pois elas não dizem respeito apenas ao anúncio em si, mas se estendem até mesmo para a página de destino que você usa em uma campanha de tráfego, por exemplo.

Por aqui, já falamos sobre alguns dos erros mais comuns que resultam no bloqueio de contas de anúncios. Confira nosso texto e assista uma aula completa sobre esse assunto.

Depois de criar seu anúncio no Facebook Ads

É importante saber que o trabalho não termina depois que o anúncio passa pela análise e é aprovado para veiculação.

Com seu anúncio no ar e depois que ele termina, ainda há uma série de coisas que você precisa fazer.

A primeira delas é analisar a veiculação. Acompanhar no seu Gerenciador se tudo está correndo como esperado, se os gastos estão de acordo e se a campanha está gerando resultados.

Além disso, também é necessário que você fique de olho no anúncio. Na maioria das vezes, as pessoas irão interagir nele por meio dos comentários, então é importante que você esteja pronto para respondê-las e assim melhorar os resultados da sua publicidade.

Por fim, quando seu anúncio terminar, avalie todos os resultados. Veja o que é preciso melhorar e se vale a pena continuar investindo.

Lembre-se que o processo de gestão dos seus anúncios é algo que leva tempo para aprender e nem sempre você vai acertar logo no início. Por isso, recomendamos sempre que você vá testando e percebendo o que está funcionando (ou não) e o que precisa ser melhorado.


Agora você já tem a base de conhecimento necessária para começar a usar o Facebook Ads. Há ainda muito o que aprender, mas você pode contar com a gente nessa jornada.

Aqui mesmo no blog, você encontra uma série de conteúdos que vão te ajudar a aprender cada vez mais sobre os anúncios no Facebook.

Agora, conta aqui nos comentários se você já tinha usado o Facebook Ads alguma vez para promover o seu negócio nas redes sociais.

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