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Facebook Exchange: O que é e como funciona o remarketing no Facebook?

Muitas pessoas têm me perguntado como funciona o remarketing no Facebook ou o Facebook Exchange. Por isso, resolvi escrever este texto. Tudo começou há um tempo atrás em 13 de fevereiro de 2012.

Em um post no blog do Facebook Studio, Scott Shapiro apresentou a novidade que 11 a cada 10 profissionais de marketing online estava esperando: explorar as possibilidades do remarketing no Facebook, tal como é possível no Google, por exemplo.

O que é remarketing?

Se você já sabe o que é remarketing, fique à vontade para pular para o tópico “Remarketing no Facebook”. Bem, para quem nunca ouviu falar em remarketing, vamos a uma breve definição:

“Remarketing é uma forma de exibir anúncios a pessoas que visitaram um site, mas não concluíram uma conversão. Um cookie é inserido no navegador deste visitante e, ao navegar por outros sites, ele é impactado pela empresa ou produto que mostrou interesse”.

Em outras palavras, o remarketing é aqueles banners que te perseguem onde quer que você acesse. Mesmo que você tenha entrado no site para dar uma olhadinha, buscar mais informações sobre um produto ou pesquisar o preço, aquele produto te persegue até você não ver nada mais a não ser aquele item.

Assim, você compra o item ou odeia a loja com todas as suas forças.

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Exemplo de Remarketing

Quando se fala em remarketing, a primeira coisa que vem à mente é o remarketing do Google. Com ele, você visita um site, um cookie é inserido em seu navegador e os anúncios começam a aparecer em vários sites, a chamada “rede de display”. Para saber mais sobre o remarketing no Google, acesse este link.

Um exemplo bem comum de remarketing é o usado pela Mobly. Você procura por uma poltrona, por exemplo. Depois de algum tempo, banners sobre poltronas aparecem em vários sites parceiros do Google na rede de display.

remarketing-no-baixaki-Facebook Exchange

 

remarketing-no-administradores

Remarketing no Facebook e o Facebook Exchange

A partir de fevereiro de 2012, então, o Facebook Exchange foi lançado e começou a ser implantado aos poucos. Ao contrário do remarketing no Google, que permite que o visitante seja impactado em milhares de sites, no remarketing do Facebook os anúncios são exibidos apenas na rede social.

Em linhas gerais, a lógica de funcionamento é mesma: você acessa um site, um cookie é inserido em seu navegador e, ao acessar o Facebook, você é impactado por anúncios dentro da rede social.

Vamos a um exemplo: Aproveitando o exemplo da Mobly, citado acima, além de exibir poltronas (o que eu pesquisei no site da empresa) em sites da rede de display do Google, também começo a ser perseguida ver anúncios no Facebook.

remarketing-no-facebook

Como criar campanhas de remarketing no Facebook?

A maior dúvida dos profissionais de marketing online no momento, acerca do Facebook Exchange, ou remarketing no Facebook é como criar campanhas. Em primeiro lugar, é necessário contratar os serviços de empresas parceiras do Facebook e autorizadas a promoverem campanhas com esta ferramenta.

Nos EUA, há várias empresas habilitadas a promover campanhas via Facebook Exchange. Dentre as que conheço estão: Triggit, Adroll e Adparlor.

No BRASIL, pelo o que pude ver no texto da Juliana Frade, sobre o Facebook Exchange, a MestreSEO já é uma das agências nacionais autorizadas. Além disso, a Adparlor já parece estar oferecendo o serviço no Brasil por meio deste link.

Além disso, especula-se que o valor de investimento mínimo é a partir de R$5 mil mensais em Ads. Se sua empresa já estiver usando e você souber, compartilhe com a gente como estão os investimentos.

Como funcionam as campanhas de remarketing no Facebook?

Para testar criei uma campanha no Adroll. A empresa oferece um trial de duas semanas onde é possível criar campanhas com orçamento a partir de US$25. Crie uma conta para ter acesso ao trial.

1)      Depois de se cadastrar, comece a criar a campanha escolhendo a opção “Retargeting on Facebook”.

criar-remarketing-no-facebook

2)      Defina o nome da campanha, o orçamento, o país que será exibida e data de início e fim.

criando-campanhas-de-remarketing-facebook

3)      Na sequencia é hora de criar os segmentos do anúncio.

segmentar-anuncios-remarketing-Facebook Exchange

Neste ponto você cadastra a página que, ao ser visualizada, disparará os anúncios no Facebook. No meu caso, é a página do curso Atuando nas Mídias Sociais, com validade de 10 dias depois da visualização.

 4)      Agora é o momento de criar um anúncio.

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 criar-anuncio-remarketing-Facebook Exchange

5)      Para finalizar, insira os dados do seu cartão de crédito para começar a veicular as campanhas.

Obs. As campanhas ainda não foram aprovadas, assim que isso acontecer e os resultados aparecerem, atualizo aqui.

Quando os resultados começarem a aparecer, poderão ser visto no painel de controle.

acompanhar-dados-remarketing-Facebook Exchange

É claro que não é tão simples assim, afinal você precisa planejar as campanhas, criar as imagens, textos, segmentação, mas de forma resumida é isso.

Vale a pena?

Por ser uma ferramenta nova e nem todos terem tido a oportunidade de testar, dúvidas sobre a eficiência do remarketing no Facebook surgem, obviamente.

Para ajudar a sanar estas dúvidas, trago um infográfico produzido pela Adroll onde o remarketing na web e no Facebook são comparados.

Seguem os dados coletados com 468 empresas que estão usando ambos os serviços. Ao serem avaliados 4 quesitos: CPM, CPC, CTR e Custo, temos um empate.

CPM e CPC são mais vantajosos no Facebook. Já o CTR e o Custo compensam mais em outras plataformas de remarketing.

Isso nos leva a concluir que investir em ambos os canais é vantajoso para as empresas. Porém, de acordo com seu objetivo, produto ou posicionamento, nada melhor do que testar para ter certeza.

LeveragingBehemothsInfographic
Infográfico Remarketing Facebook vs. Google

Você está sendo perseguido?

Uma dica simples para saber se uma empresa está te perseguindo com um anúncio é clicar no “X” ao lado do anúncio e ir até a opção “Sobre este anúncio”. Geralmente se ele foi promovido via remarketing, você será direcionado ao site da empresa que fornece o serviço.

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conhecer-campanhas-remarketing-facebook-Facebook Exchange

Sem dúvida, teremos muitos textos sobre o remarketing no Facebook ao longo de 2013. Enquanto isso, confira tudo o que foi publicado sobre Facebook aqui.

Quer saber mais sobre Facebook Marketing?

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24 Comentários

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    Marcelo Bovo
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    Agora sim … ótimo post sobre o assunto. Parabéns camila.

    • Avatar
      Camila Camargo
      Responder

      Obrigada Marcelo!

  • Avatar
    Marcelo Bovo
    Responder

    Agora sim … ótimo post sobre o assunto. Parabéns camila.

    • Avatar
      Camila Camargo
      Responder

      Obrigada Marcelo!

  • Avatar
    Marcus Oliveira de Souza
    Responder

    Olá, Camila! Sem dúvida um dos posts em português mais completos e atuais sobre Facebook Exchange. Também estou testando a plataforma da Adroll na versão trial de 2 semanas e achei a plataforma muito fácil e prática de utilizar. O único porém, continua sendo a forma de pagamento, que assim como o facebook ads, disponibiliza apenas o cartão de crédito internacional até um determinado. Me informei pelo chat do site do Adroll e para termos outra forma de pagamento é necessário investimento superior a US$ 2.000,00. A vida seria muito mais fácil com boletos bancários como faz o Google. Infelizmente, não são todos clientes que usam cartão corporativo, dificultando bastante a utilização do serviço.

    • Avatar
      Camila Camargo
      Responder

      Muito obrigada pelo comentário Marcus. O problema é que temos poucas empresas no Brasil que oferecem esses recursos. Como boleto é coisa de brasileiro, fica difícil empresas de fora adotarem isso como método de pagamento.

  • Avatar
    Marcus Oliveira de Souza
    Responder

    Olá, Camila! Sem dúvida um dos posts em português mais completos e atuais sobre Facebook Exchange. Também estou testando a plataforma da Adroll na versão trial de 2 semanas e achei a plataforma muito fácil e prática de utilizar. O único porém, continua sendo a forma de pagamento, que assim como o facebook ads, disponibiliza apenas o cartão de crédito internacional até um determinado. Me informei pelo chat do site do Adroll e para termos outra forma de pagamento é necessário investimento superior a US$ 2.000,00. A vida seria muito mais fácil com boletos bancários como faz o Google. Infelizmente, não são todos clientes que usam cartão corporativo, dificultando bastante a utilização do serviço.

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      Camila Camargo
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      Muito obrigada pelo comentário Marcus. O problema é que temos poucas empresas no Brasil que oferecem esses recursos. Como boleto é coisa de brasileiro, fica difícil empresas de fora adotarem isso como método de pagamento.

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    Rebeka
    Responder

    Post muito bom!

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      Camila Camargo
      Responder

      Muito obrigada Rebeka 🙂

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    Rebeka
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    Post muito bom!

    • Avatar
      Camila Camargo
      Responder

      Muito obrigada Rebeka 🙂

  • Avatar
    Miguel Cerqueira
    Responder

    Camila, eu vi seu video no you tube e agora vim parar em seu site. muito bom sua dica e publicações, estou aprendendo muito com vc.

    • Avatar
      Camila Camargo
      Responder

      Muito obrigada pelo feedback Miguel.

  • Avatar
    Miguel Cerqueira
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    Camila, eu vi seu video no you tube e agora vim parar em seu site. muito bom sua dica e publicações, estou aprendendo muito com vc.

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      Camila Camargo
      Responder

      Muito obrigada pelo feedback Miguel.

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    Roger
    Responder

    Oi Camila tudo bem? Camila eu crio campanhas de faceads e gostaria de saber como faz para se tornar uma empresa habilitada a promover campanhas via Facebook Exchange, ou seja, se tornar uma empresa parceira do Facebook, assim como a MestreSEO. Vc teria estas infomações? Um abraço.

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    Roger
    Responder

    Oi Camila tudo bem? Camila eu crio campanhas de faceads e gostaria de saber como faz para se tornar uma empresa habilitada a promover campanhas via Facebook Exchange, ou seja, se tornar uma empresa parceira do Facebook, assim como a MestreSEO. Vc teria estas infomações? Um abraço.

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    Manuela
    Responder

    Oi Camila, a Criteo é a empresa líder mundial de Remarketing, e tem uma parceria forte com o facebook. Conheça um pouco mais da empresa no site http://www.criteo.com

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    Manuela
    Responder

    Oi Camila, a Criteo é a empresa líder mundial de Remarketing, e tem uma parceria forte com o facebook. Conheça um pouco mais da empresa no site http://www.criteo.com

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