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5 ideias infalíveis para fazer remarketing no Facebook e Instagram para vender mais

O remarketing no Facebook é uma forma eficiente de impactar clientes em potencial que já se interessaram por algum conteúdo ou produto do seu negócio.
Sumário

O remarketing no Facebook e Instagram são uma forma eficiente de impactar clientes em potencial que já se interessaram por algum conteúdo ou produto do seu negócio.

Você pode nunca ter usado esse recurso em suas campanhas, mas certamente já deve ter sido impactado por alguma campanha nesse formato. Sabe quando você pesquisa por algum produto e, em seguida, começa a receber vários anúncios sobre ele? Isso é remarketing!

Contudo, engana-se quem pensa que o remarketing serve apenas para enviar promoções e anúncios de produtos. Apesar dessa ser a forma mais comum, também é possível usar o remarketing em outros tipos de comunicação, principalmente quando o assunto é Facebook e Instagram.

Nesse texto, vamos dividir com você as principais estratégias de remarketing que usamos por aqui, mas primeiro vamos conhecer o elemento chave para quem deseja trabalhar remarketing no Facebook e Instagram: o pixel.

Saiba mais: O que é Google Ads: como funcionam os anúncios no Google

O pixel do Facebook

Você já ouviu falar no pixel do Facebook? Trata-se de um código que, ao ser inserido no seu site, permite que você monitore as visitas em seu site e crie a lista de remarketing para impactar novamente o seu público.

Com o pixel, você cria as chamadas listas de público personalizado. Depois, elas  podem ser usadas na segmentação de seus anúncios para criar suas campanhas de remarketing.

Você verá que boa parte das formas de se fazer remarketing no Facebook dependem dos dados coletados pelo pixel. Porém, atualmente é possível impactar novamente uma pessoa a partir de uma interação dela com um conteúdo seu no Facebook ou Instagram.

Pessoas que engajaram com sua página do Facebook ou Instagram, pessoas que mandaram uma mensagem para sua página no Facebook, visualizaram um ou mais vídeos são apenas algumas das possibilidades de se fazer remarketing para quem interagiu com seu negócio.

Porém, a forma mais tradicional e comum de se fazer remarketing é usando o pixel do Facebook instalado em um site.

Vale ressaltar que só quem tem um site é que poderá usar o pixel. Não é possível instalá-lo na página do Facebook. No entanto, se você não tem site, pode usar o engajamento dos seus seguidores no Facebook ou Instagram para criar seus públicos de remarketing.

fazer remarketing no Facebook e Instagram

Como criar um público personalizado

Os públicos personalizados do Facebook são categorias de segmentação para anúncios. No caso do remarketing, já citamos aqui que eles podem ser criados de duas formas: por meio dos dados coletados pelo pixel do Facebook ou com base no público que interagiu com seus conteúdos.

Para criar um público personalizado você deve acessar o seu gerenciador de anúncios. No menu do canto superior esquerdo da tela, clique em Biblioteca de ativos e escolha a opção Públicos. Feito isso, clique em Criar um público personalizado.

5 ideias infalíveis para fazer remarketing no Facebook e vender mais

Em seguida, no pop-up que irá abrir, escolha se vai usar o Tráfego do site (pixel) ou Envolvimento.  

A opção Tráfego do site é a que criará o público com base nas informações coletadas pelo Pixel do Facebook. Ao escolher essa opção, você será direcionado para criar um pixel para o seu negócio.

Caso você opte por Envolvimento, criará seu público personalizado a partir das pessoas que interagiram com seus conteúdos do Facebook e Instagram.

5 ideias infalíveis para fazer remarketing no Facebook e vender mais

5 formas de fazer remarketing no Facebook e Instagram

Selecionamos aqui cinco das principais técnicas de remarketing que usamos ao criar os anúncios da Camila Porto. Confira:

1. Mais por menos

Essa é uma estratégia de vendas conhecida como upsell. Com ela, o vendedor oferece uma condição especial para que o cliente compre mais e com isso, aumente o ticket médio da compra e a lucratividade de um negócio.

Por exemplo: o cliente acessa o seu site e compra uma unidade do seu produto. Com o pixel do Facebook instalado na sua página de obrigado, você poderá criar anúncios de remarketing no Facebook oferecendo um produto complementar ao que ele comprou. Ele comprou uma pasta de dente, você pode oferecer uma escova. Ele comprou uma calça, você pode oferecer o cinto. Outra possibilidade é oferecer o mesmo produto um tempo depois com alguma vantagem.

Se ele comprou uma pasta de dentes, ela vai acabar em determinado tempo. Você pode criar um anúncio para quem comprou oferecendo o produto com desconto ou 2 unidades pelo preço de 1.

2. Cliente fiel

Com um pixel do Facebook instalado no seu site, você pode criar anúncios direcionados para quem já é seu cliente. Com isso, sempre que você lançar um produto novo, por exemplo, você poderá oferecê-lo às pessoas que já são suas clientes e fazê-las comprar novamente de você.

Você pode somar alguns gatilhos mentais como o da reciprocidade, oferecendo um desconto ou o da escassez, oferecendo uma pré-venda especial para clientes por um determinado tempo.

3. Hora de converter

Você disponibiliza conteúdos gratuitos para seu público? Utilize remarketing para oferecer a eles os seus produtos.

Engana-se quem pensa que os conteúdos gratuitos servem apenas para capturar o email dos leads. Com o pixel do Facebook, é possível criar públicos personalizados a partir de conteúdos que você produz e publica em seu Facebook e Instagram.  

Usamos essa estratégia para impactar as pessoas que já baixaram algum conteúdo gratuito aqui no site. Quando a pessoa baixa algum e-book, significa que ela está interessada naquele assunto o suficiente para dar seu email. 

4. Te vi no Facebook

Você postou um vídeo no Facebook e ele foi assistido por várias pessoas? Então, você pode criar um anúncio com público personalizado com base no público que assistiu determinado tempo do seu vídeo.

Por aqui, costumamos direcionar anúncios para quem assistiu pelo menos 50% de algum dos vídeos da Camila Porto no Facebook. Essa é uma das formas que quem não possui um site pode usar para fazer remarketing.

Depois que a pessoa assiste 50% do vídeo, entendemos que ela está muito interessada naquele tema. Afinal, quem ficaria pelo menos 2 minutos vendo algo que não é do seu interesse? Essas pessoas, usando o público por envolvimento no Facebook, são direcionadas para baixar algum dos materiais gratuitos.

5. “Por que não comprou?”

Sabe aquele cliente que se cadastra, coloca o produto no carrinho, mas não finaliza a compra? Você também pode usar o remarketing para convencê-lo a voltar ao seu site para concluir a compra.

Nesse caso, você também usa as informações coletadas pelo pixel do Facebook para impactar esse cliente. Veja um exemplo de anúncio para esse público:

5 ideias infalíveis para fazer remarketing no Facebook e vender mais

Na frase “Notei que você demonstrou interesse em investir no Facebook Essencial, mas por algum motivo não concluiu sua inscrição” fica claro que o anúncio é direcionado para as pessoas que entraram na página de inscrição do treinamento, mas não finalizaram a compra.

Essas são apenas algumas das formas de fazer remarketing no Facebook que usamos. Com elas, você pode impactar novamente o seu público para fechar vendas, aumentar o ticket médio de compra dos seus clientes e ser mais assertivo na hora de criar uma segmentação para seus anúncios no Facebook.  

Saiba mais: Como anunciar no Tik Tok?

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