Recentemente tenho publicado textos sobre a qualidade do conteúdo veiculado por empresas de todos os portes no Facebook. Nos textos “Fãs no Facebook: estamos olhando para o dado errado?” e “O retrocesso e o vazio recompensado nas redes sociais” abordei a falta de preocupação e estratégia das empresas na hora de criar e divulgar conteúdo no Facebook, especialmente.
É um show de cachorrinhos, bebês, memes, piadas, curte e compartilha, sem fim. Não que não ache que devemos trabalhar com humor nas mídias sociais, mas penso que podemos ter um pouco mais de cuidado com que tipo de conteúdo atrelamos à nossa marca.
Enfim, esta ideia você pode conferir nos textos que mencionei acima. Hoje gostaria de falar sobre uma nova tendência e demanda que seremos obrigados a cumprir: o Facebook Engine Optimization. Sim, penso que esta otimização tenha muito a ver com o nosso velho conhecido SEO, que, segundo Martha Gabriel (em seu excelente livro “Marketing na Era Digital”) diz respeito:
“São técnicas e ferramentas desenvolvidas com base no funcionamento dos buscadores de forma a melhorar o posicionamento de sites na busca orgânica”.
Sendo assim, o SEO diz respeito à utilização de técnicas e estratégias para mecanismos de busca, as quais, se aplicadas de forma correta, podem posicionar sites e páginas nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa. O Google e demais buscadores possuem critérios para definir quais sites serão exibidos nas primeiras posições. Sendo assim, a função do profissional de SEO é conhecer estes critérios e realizar ações para que suas estratégias contemplem as demandas dos provedores de busca.
Portanto, se você saber jogar o jogo dos buscadores, certamente terá mais chances de aparecer nas primeiras posições. Obviamente, vários fatores determinam em que lugar as páginas que você otimiza aparecerão, mas de modo simples e direto, trabalhar com SEO é jogar o jogo dos buscadores.
Facebook Engine Optimization
Quando olhamos para o Facebook e o EdgeRank, de certa forma, há uma estreita relação estre os critérios dos mecanismos de pesquisa com o algoritmo da rede. Você pode saber sobre EdgeRank clicando aqui. Para quem nunca ouviu falar em EdgeRank, de forma direta, é um algoritmo que o Facebook utiliza para determinar, a partir do nosso comportamento na rede social, o que é mais relevante para nós. Sendo assim, baseado em três indicadores:
- Afinidade;
- Peso;
- Tempo.
O algoritmo define o que veremos em nosso Feed de Notícias. Para saber mais sobre esses três elementos, sugiro a leitura do texto “Desmembrando o EdgeRank. Saiba como ele influencia no conteúdo que você consome no Facebook”.
O EdgeRank, por determinar o que aparece ou não em nosso Feed, possui muita semelhança com os algoritmos dos buscadores. Portanto, você também precisa se preocupar em corresponder às demandas do Edgerank, bem como faz com as demandas dos buscadores. Se não aparecer no Google pode ser (com certeza é) ruim para sua empresa, não aparecer no Feed de Notícias dos seus fãs, pode ser tão ruim quanto.
Isso porque, o comportamento das pessoas quando estão no Google e no Facebook são distintos. O tempo de permanência de uma pessoa no Google é menor do que tempo de permanência no Facebook. No Google, se sua empresa não aparece nas primeiras posições, perde uma grande chance de responder às expectativas do seu cliente, que verá nas páginas que aparecem nos primeiros lugares a fonte que precisa.
Já no Facebook, as pessoas tendem a ter um comportamento de relacionamento, interagir mais com marcas e pessoas. Isso, de certa forma, cria empatia e proximidade entre consumidores e empresas. Por isso, estar sempre presente no cotidiano online do seu cliente no Facebook é tão importante quanto ter um bom posicionamento no Google.
Posts otimizados para o Facebook
Devido a esta demanda da ferramenta em ter conteúdo que engaje as pessoas, marcas estão produzindo conteúdo para o Facebook, bem como muitas empresas produzem conteúdo para o Google, com palavras-chave, links e demais estratégias.
Alguns formatos de conteúdo chamam mais a atenção das pessoas e acabam trazendo um excelente engajamento para as marcas, como é o caso do Hotel Urbano e Guaraná Antárctica. Para conferir algumas dicas de otimização de postagens, confira o post “7 dicas para aumentar o EdgeRank da sua página”.
A partir deste ponto de vista, conteúdo focado no mecanismo, ou seja, no EdgeRank, é extremamente necessário, se pensarmos na perspectiva técnica. Porém, reitero minha preocupação com o balanceamento adequado entre:
Conteúdo para o Facebook, para gerar engajamento e conteúdo para criar posicionamento de marcas.
Penso que tendo um bom balanço entre os dois, suas estratégias serão mais positivas. Lembre-se: tudo que é demais é prejudicial. Desta forma, conteúdo sem conteúdo pode prejudicar sua marca e conteúdo muito institucional pode prejudicar seu engajamento. Saber fazer os dois andarem juntos com harmonia e resultados é o nosso maior desafio como profissional.
Você está preparado?
Com informações Baekdal