Ou navegue pelas categorias

Google

Ferramentas do Google: 13 opções gratuitas para seu negócio

Você já conhece todos os recursos que o Google oferece para a sua empresa? Descubra 13 ferramentas do Google totalmente gratuitas

ferramentas do google

Talvez muitas pessoas não saibam, mas o Google vai muito além de ser o maior buscador do mundo. Para quem é empreendedor, fazer uso das ferramentas do Google pode ser o diferencial para o seu negócio.

Desde auxiliar nas tarefas da sua rotina diária até opções para colocar seu produto ou serviço, as ferramentas do Google são ótimas opções para ajudar na divulgação da sua empresa.

Saiba Mais: Livro Como o Google funciona

Além disso, o Google não quer apenas empurrar seus produtos para os clientes e deixá-los batendo cabeça. Não, a empresa se esforça em ensinar como usá-los e obter bons resultados.

E o melhor, muitas ferramentas do Google são gratuitas e de excelente qualidade. Pensando nisso, trouxemos uma lista de 15 ferramentas do Google para facilitar a sua vida e o se negócio, sendo que 13 delas são gratuitas.

FERRAMENTAS DO GOOGLE GRATUITAS

Com a ajuda das ferramentas do Google gratuitas listadas nesse artigo você conseguirá criar documentos e compartilhá-los, fazer reuniões online, organizar seus compromissos e até agenda de conteúdos.

Você pode gostar...

Listamos ótimas opções, principalmente para quem está começando no mundo do empreendedorismo. Acompanhe nossa lista de ferramentas do Google:

1. GOOGLE MEET

O Google Meet é uma ferramenta gratuita do Google que possibilita profissionais realizarem reuniões online de até 60 minutos (para um tempo maior, é necessário utilizar a versão paga).

A ferramenta permite fazer chamadas de videoconferência pelo Google Chrome, por exemplo, ou por meio do aplicativo (disponível tanto para Android, quanto iOS). Desenvolvida para suprir as necessidades das empresas, ela permite que funcionários remotos possam interagir em tempo real.

O Google Meet ainda possui integração com um clique ao Google Agenda para reuniões e compartilhamento de tela para apresentação de documentos, planilhas ou apresentações.

Se você quer acessar o Google Meet, clique aqui.

2. GOOGLE DRIVE

O Google Drive é uma ferramenta do Google que serve para armazenar e compartilhar arquivos que ficam hospedados na nuvem. Dessa forma, você pode acessá-los de qualquer dispositivo que esteja conectado à internet.Por isso, pode ser muito útil no seu negócio.

Ele possui um espaço de armazenamento de até 15GB gratuitos e planos pagos para quem precisa de mais.

Para usar o Google Drive, clique aqui.

3. GOOGLE DOCS

O Google Docs é a ferramenta gratuita do Google de criação, edição e compartilhamento de textos. Seus arquivos ficam hospedados na nuvem e podem ser acessados de qualquer computador, tablet ou celular É uma ótima alternativa, porém mais simples que o Word, do Microsoft Office.

Para acessar o Google Docs, clique aqui.

4. GOOGLE PLANILHAS

Assim como o Google Docs é uma alternativa para quem não tem o Word, o Google Planilhas é uma ótima opção para quem não possui o Excel. Essa ferramenta gratuita ajuda a criar, editar e compartilhar planilhas, que podem ser acessadas de qualquer dispositivo.

Para acessar o Google Planilhas, clique aqui.

5. GOOGLE FORMS

O Google Forms é a ferramenta gratuita do Google de criação de formulários para pesquisas. Ela é a maneira mais simples e fácil se você precisa coletar informações dos seus clientes e assim aprimorar sua estratégia de marketing digital.

Para criar uma pesquisa no Google Forms, clique aqui.

6. GOOGLE AGENDA

Também conhecido como Google Calendar, o Google Agenda é uma ferramenta gratuita do Google que vai além de simplesmente agendar compromissos.

Você pode gostar...

Com ela, você pode conectar o Google Meet e agendar reuniões com grupos, criar vários calendários e compartilhar com sua equipe, além de sincronizar com seu CRM e outros recursos.

Para criar seu Google Agenda, você tem que clicar aqui.

7. GOOGLE ALERTS

O Google Alerts é uma ferramenta gratuita do Google em que você pode criar cadastros de assuntos, tópicos, nome da sua empresa e dos concorrentes, qualquer palavra e receber notificações no email quando surgirem no Google.

Utilizando esse recurso, você ficará atualizado sobre as novidades do seu nicho e poderá até acompanhar o que as pessoas estão publicando sobre o seu negócio e de seus concorrentes.

Para cadastrar seus alertas no Google Alerts, clique aqui.

8. GOOGLE TRENDS

Essa ferramenta gratuita do Google mostra os assuntos mais pesquisados no momento. Assim como o Alerts, o Google Trends te ajudará a acompanhar as principais tendências do seu ramo de negócio.

A ferramenta ainda te auxilia na avaliação da popularidade de certos termos ou assuntos. Você consegue fazer uma comparação com outras variações de palavras-chave e exibe palavras-chave relacionadas, o que pode ser útil na produção de conteúdos para a divulgação da sua empresa nas redes sociais, por exemplo.

Saiba mais sobre o Google Trends, clicando aqui.

9. YOUTUBE

Ferramenta gratuita de vídeos do Google, o YouTube pode ser um forte aliado na estratégia de marketing do seu negócio. Afinal ele é a segunda ferramenta de busca mais usada pelas pessoas, ficando atrás apenas do próprio buscador do Google.

Como a procura por vídeos tem se tornado cada vez maior, fazê-los e postá-los no YouTube pode alavancar as vendas da sua empresa. Aprenda como criar um canal no YouTube em 5 passos rápidos e comece a distribuir conteúdo em vídeo para o seu público hoje mesmo.

Você pode gostar...

FERRAMENTAS DO GOOGLE PARA EMPRESAS

Embora as ferramentas do Google da lista anterior possam ser usadas tanto para empresas quanto pessoas físicas, a plataforma oferece soluções específicas para quem tem um negócio.

10. GOOGLE MEU NEGÓCIO

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google para que empresas possam inserir facilmente seus dados no Google. Com ela, diversas informações como horário de atendimento e localização ficam disponíveis em uma ficha nos resultados de pesquisa do buscador.

Esses dados passam então a ser encontrados não só na rede de pesquisa do Google, mas também no Google Maps. Dessa forma, os clientes encontram os negócios com muito mais rapidez e precisão.

Para saber mais sobre essa ferramenta do Google, temos um post completo que conta quais são as vantagens em utilizar o Google Meu Negócio para divulgar a sua empresa no buscador mais acessado do mundo.

11. GOOGLE TESTE MEU SITE

O Google Teste Meu Site é uma ótima ferramenta do Google gratuita que testa a velocidade do seu site em dispositivos móveis (celulares e tablets). Ele ainda tá dá o número de visitantes que o site pode estar perdendo, compara com a concorrência e dá dicas de como fazer o site ficar mais rápido.

Para acessar o Google Teste Meu Site, clique aqui.

12. GOOGLE ANALYTICS

O Google Analytics é obrigatório para quem tem site, já que é uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas do mundo para monitorar e analisar sites e aplicativos. Essa ferramenta do Google possui uma versão gratuita muito completa.

Além de mostrar quantos visitantes o site da sua empresa recebeu, ele aponta as páginas mais acessadas, os dispositivos utilizados, as conversões, métricas de abandono do site, fontes de tráfego e muito mais.

Sem falar que o Google Analytics faz integração com outros serviços do Google, como Google Ads e Google Search Console.

Você pode fazer o cadastro no Google Analytics, clicando aqui.

Você pode gostar...

13. GOOGLE ADSENSE

O Google AdSense é uma ferramenta gratuita do Google para exibir anúncios em seu site. É uma maneira de ganhar dinheiro online criando conteúdos. Esses anúncios são pagos pelos anunciantes de 3 formas: pelos cliques, impressões e outras interações com os anúncios do Google que são exibidos no seu site.

Para se inscrever no Google Adsense, basta clicar aqui.

14. GOOGLE ADS

Conhecido anteriormente como Google Adwords, a ferramenta Google Ads possibilita que você crie e gerencie anúncios nos resultados das pesquisas de busca do Google, no YouTube, Gmail, na Play Store e em sites parceiros.

A grande vantagem dessa ferramenta do Google é sua segmentação, pois sua empresa investirá em anúncios para um público qualificado e que realmente tem relação com seu negócio, além de gerar mais tráfego para seu site.

Para acessar o Google Ads, clique aqui.

15. GOOGLE SHOPPING

Lançado em 2011, o Google Shopping é uma ferramenta do Google que basicamente serve para mostrar produtos (com foto, modelo, preço, nome da loja) na própria busca do Google. Serve também como comparador de preços, similar a sites como o Buscapé, por exemplo.

Você já deve ter visto uma vitrine de opções, normalmente no topo dos resultados, quando pesquisou um produto no Google. Esse é o Google Shopping, e para que seus produtos apareçam nessa vitrine, assim como o Google Ads, é necessário investir em anúncios.

Para cadastrar seus produtos no Google Shopping, clique aqui.


Todas estas ferramentas se bem usadas, vão ajudar e muito seu negócio a obter bons resultados de vendas. Seja identificando erros ou tendências, estes serviços oferecem uma gama de opções que se adequam a qualquer mercado de atuação.

Você já usa alguma dessas ferramentas do Google? Faltou alguma nessa lista? Deixa aqui nos comentários!

Você pode gostar...
Você pode gostar...

Você também pode gostar

Você pode gostar...

Artigos Relacionados

Artigos patrocinados

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial