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Gestão de redes sociais: 42 ferramentas para usar e abusar

Confira as 42 ferramentas para gestão de redes sociais que escolhemos e poderão te ajudar a ganhar tempo no seu trabalho.
Sumário

Para algumas pessoas, gerar relatórios ou editar imagens e vídeos pode parecer um bicho de sete cabeças, pois é algo que demanda tempo e conhecimento. Pois não é. Saiba que as redes sociais são suas aliadas. Com a ajuda de ferramentas para gestão de redes sociais, podemos tornar esse trabalho muito mais rápido e fácil.

O conhecimento dessas ferramentas é muito importante, pois facilita a execução de atividades ligadas às gestão de redes sociais. Ao utilizá-las, você ganha tempo para cuidar de outras questões importantes do seu negócio.

Saiba mais: Empreendedorismo Digital: Ideias para criar seu próprio negócio online

Para te ajudar a criar mais conteúdos bacanas, reunimos 42 ferramentas para gestão de redes sociais que vão tornar seu trabalho muito mais fácil.

42 Ferramentas para gestão de redes sociais

Confira as 42 ferramentas para gestão de sociais que escolhemos e que vão te ajudar a ganhar tempo no seu trabalho de produção, gerenciamento e análise de conteúdos. Você não precisa usar todas elas, mas é sempre bom conhecê-las.

FERRAMENTAS PARA ANÁLISE DE RESULTADOS DAS MÍDIAS SOCIAIS

1. Fanpage Karma
Grátis

Com o Fanpage Karma, você pode mensurar e analisar os resultados das suas redes sociais, além de acompanhar a evolução e até ter insights de novos tipos de postagens.

Além disso, é possível criar um planejamento dos seus posts, responder mensagens e analisar facilmente os resultados dos seus concorrentes. Legal, né?

2. Cyfe
Possui versão grátis e planos pro

A Cyfe veio com a promessa de revolucionar a forma de acompanhar as métricas das suas contas. Nela, os gráficos com os principais dados de várias redes sociais foram reunidos em uma única tela. Com isso, você tem uma visão macro dos seus resultados.

Em sua versão gratuita, o Cyfe deixa que o usuário acompanhe até cinco gráficos. Na versão paga, é possível acompanhar até 100 métricas diferentes.

3. Quintly
Pago – 14 dias de teste

Outra ferramenta bem legal é a Quintly. Com ela, é possível medir o desempenho da sua empresa em várias mídias sociais, exportar relatórios, comparar dados com a concorrência e muito mais.

4. Sprout Social
Pago – 30 dias de teste

O Sprout Social é mais uma alternativa para quem precisa coletar e mensurar dados das redes sociais. Ela possui planos pagos, mas disponibiliza 30 dias para você testar a ferramenta.

5. Reportei
Pago – 3 dias de teste

O Reportei é uma opção para quem quer gerar relatórios de forma rápida. A ferramenta analisa os dados de várias redes sociais e compila tudo de forma intuitiva e de fácil entendimento.

Para quem tem dificuldade em interpretar gráficos mais robustos, essa é uma ótima ferramenta.

6. Power BI
Possui versão grátis e paga

O Power BI é uma ferramenta de análise para criação de painéis de acompanhamento de dados e relatórios.

Ele possui uma versão desktop gratuita para quem quer gerar relatórios e também tem uma versão web para quem precisa compartilhar os dados dos painéis com outros colaboradores.

FERRAMENTAS PARA CRIAR CAMPANHAS E PROGRAMAR POSTAGENS

7. LeadLovers
Pago

Essa é uma ferramenta que já falamos algumas vezes por aqui. Com ela, você pode gerir campanhas de email marketing e leads. Usamos a Leadlovers diariamente por aqui.

8. AdEspresso
Pago – 14 dias de teste 

A AdEspresso auxilia na criação de anúncios para o Facebook, Instagram e Google Ads.

Com ela, você pode criar e testar diversas variações de anúncios e segmentações de público, escolher quais veicular e ainda tem insights para melhorar o desempenho das suas campanhas.

9. Swonkie
Possui versão grátis e planos pro

O Swonkie é uma ferramenta que permite gerenciar e programar postagens em diversas redes sociais. Além disso, ele ainda oferece relatórios com suas métricas, possibilita acompanhamento de concorrentes e tem uma função que auxilia na publicação de seu conteúdo para blogs.

O bacana é que ele tem uma versão gratuita para quem gerencia apenas uma conta e diversos planos individuais — para empresas ou agências, por exemplo. Assim, fica fácil encontrar um que se encaixe melhor no orçamento do seu negócio.

FERRAMENTAS PARA CONHECER MELHOR O SEU PÚBLICO

10. Grytics
Pago – 14 dias de teste

O Grytics é uma ferramenta muito útil para quem deseja analisar dados de seus grupos no Facebook.

Com ele, é possível coletar os dados de influência e engajamento dos membros dos grupos. 

EDITORES DE IMAGEM PARA REDES SOCIAIS

11. Lightroom
Grátis

Lightroom é considerado um dos melhores aplicativos para alterar a luz das imagens.

Com ele, é possível fazer edições avançadas alterando contraste, cor, exposição, entre outros. Em sua versão mobile, ele está disponível para Android e iOS.

12. Adobe Spark
Grátis

O Adobe Spark é ideal para quem quer criar postagens em imagem e vídeo para as redes sociais, mas não domina os softwares de edição, como o Photoshop.

Ele tem um grande catálogo com opções que você pode editar e ainda permite criar postagens no tamanho correto para você usar nas redes sociais.

13. Canva
Grátis

Assim como o Spark, o Canva é um aplicativo que permite criar postagens para redes sociais. Ele também possui uma biblioteca com modelos prontos, os quais você pode apenas editar.

Sua base oferece centenas de imagens e ilustrações gratuitas. Se elas não foram suficientes, não tem problema. Dentro da própria ferramenta é possível adquirir outras para comprar sua criação.

14. Crello
Grátis

O Crello também tem uma grande biblioteca pronta para ser editada até por quem não é tão experiente com edições. A ferramenta traz a opção de usar animações e vai além, disponibilizando modelos para materiais impressos.

15. Snapseed
Grátis

O Snapseed é um aplicativo de edição de imagens desenvolvido pelo Google. Ele permite desde edições básicas, como ajuste de cor, até edições mais complexas, como recorte e exclusão de objetos da imagem.

Ao todo, são 29 ferramentas e filtros pra auxiliar a criar os melhores conteúdos.

16. Facetune
Pago

O Facetune é um aplicativo muito usado pelos Instagramers. Ele se destaca pelos excelentes recursos para edição de selfies, que vão desde ferramentas para clarear os dentes até um grande número de pincéis para retocar a pele.

Ideal para quem tira fotos pelo celular e quer editá-las antes de postar nas redes sociais.

17. Vsco cam
Grátis

O Vsco cam é mais uma alternativa para quem quer bons aplicativos de edição de fotos. Ele permite que você faça ajustes básicos nas imagens e coloque filtros profissionais para melhorá-las. Além disso, o app tem uma rede social interna para quem gosta de fotografia.

Você pode baixar e usar o Vsco cam de forma gratuita. Mas, se quiser deixar ele ainda mais poderoso, pode comprar pacotes com novos filtros.

EDITORES DE VÍDEOS PARA REDES SOCIAIS

18. Quik
Grátis

O Quik é um aplicativo para Android, iPhone (iOS), MacOS e Windows, que permite a edição rápida de vídeos.

Ele auxilia na inserção de transições, cortes, vinhetas e legendas. Tudo isso sem deixar marca d’água nos vídeos, o que é um grande diferencial, já que se trata de um app gratuito.

19. Filmora e FilmoraGO
Possui versão grátis e planos pro

O Filmora é uma ferramenta que promete a edição rápida e simplificada de vídeos. Ele permite corrigir tremidos, fazer sobreposição de molduras e acrescentar músicas e textos.

Ele também possui uma versão mobile, o FilmoraGO, para quem precisa editar pelo smartphone.

Em sua versão pro, a ferramenta disponibiliza uma série de efeitos e músicas para serem usados, tudo sem deixar marca d’água nos vídeos.

20. Camtasia
Pago – 3 dias de teste

O Camtasia é um aplicativo muito completo para quem quer editar vídeos. Ele permite, inclusive, a gravação da tela do seu computador e ainda possui uma biblioteca com diversos recursos para você usar no seu vídeo.

Essa ferramenta se destaca por permitir a gravação de uma narração para vídeos e a inclusão de legendas. Vale a pena testar.

21. Video Rotate
Grátis

Se você gravou um vídeo na vertical e precisa deixá-lo na horizontal (ou vice-versa), essa pode ser uma das ferramentas para gestão de redes sociais que vai te ajudar.

O Vídeo Rotate é um site no qual você faz o upload do seu vídeo e ele automaticamente rotaciona o arquivo para você.

Ideal para quem não tem aplicativos mais completos de edição, pois é uma opção online, gratuita e muito simples de usar.

22. Vyond
Pago – 3 dias de teste

A Vyond é uma ferramenta para quem deseja criar animações rapidamente. Com uma biblioteca de modelos que você pode editar e diversos recursos que você pode inserir em seus vídeos, o site permite que você crie seu primeiro projeto em apenas cinco minutos.

Além dos recursos gráficos para sua animação, a Vyond também permite que você adicione uma gravação de voz aos seus vídeos.

23. Video Scribe
Pago – 7 dias de teste

Essa também é uma das ferramentas para gestão de redes sociais para quem deseja criar vídeos de animação. O Video Scribe tem em sua biblioteca animações com “desenhos feitos à mão” para você inserir em seus projetos.

Ideal para quem quer fazer vídeos explicativos, ele também possui recurso de gravação de voz e ainda permite escolher uma grande variedade de fontes para usar no seu vídeo.

24. Moovly
Pago – 7 dias de teste

Mais uma opção de criador de vídeos que incluímos em nossa lista de ferramentas para mídias sociais. Além das animações, o Moovly também tem em sua galeria uma variada quantidade de vídeos.

Ao todo, são 500 mil vídeos, sons, músicas e imagens para você usar.

O Moovly é parceiro do Shutterstock, considerado um dos melhores bancos de imagens da atualidade. Você pode testar os vídeos e imagens desse banco em suas produções e terá desconto para comprá-los.

25. OBS Studio
Grátis

O OBS é um programa que auxilia na gravação de vídeos e em transmissões ao vivo.

Ideal para quem quer gravar videoaulas, tutoriais e, principalmente, para quem quer fazer uma Live no Facebook direto do computador.

CRIADOR DE GIFS PARA REDES SOCIAIS

26. Giphy
Grátis

Se o que você precisa é criar um GIF, o Giphy pode ser o que você procura. Ele permite a criação de GIFs diretamente no site, por meio do upload de imagens ou de vídeos do YouTube. É ideal para quem não tem afinidade com os softwares de edição.

O legal é que os GIFs ficam armazenados no site e você pode encontrá-los por meio de hashtags.

FERRAMENTAS PARA GERENCIAR INSTAGRAM

27. Leetags
Grátis

O Leetags é um aplicativo para smartphones que permite identificar quais são as melhores hashtags de acordo com o tema da sua publicação.

Além disso, você ainda pode salvar as hashtags que mais usa e copiar todas com apenas um clique.

28. Hashtagify
Grátis

Essa é uma ferramenta que permite analisar hashtags. Com ela, você descobre quais as tags mais recomendadas para você, de acordo com o seu perfil e também monitora as que você já está usando.

Além disso, consegue verificar quais hashtags estão em alta no momento.

29. Unum
Grátis

Para quem gosta de ter o feed do Instagram super organizado com imagens que conversem entre si, esse é um ótimo aplicativo.

Além de gerar relatórios com vários dados interessantes sobre a sua conta, ele ainda permite que você faça um teste colocando as imagens que planeja postar dentro do aplicativo para saber exatamente como seu feed ficará depois de postar.

30. Inshot
Grátis

O Inshot é um editor gratuito para você criar de maneira rápida e fácil Stories para o Instagram. Ele é um dos mais recomendados, pois além de ser todo em português, ainda não acrescenta marcas nos vídeos. 

Outro grande diferencial é que ele permite acrescentar legenda às gravações.

31. Autocap
Grátis

O AutoCap é um aplicativo que transcreve automaticamente a legenda de vídeos. Com ele, é possível gravar um vídeo na hora ou escolher um da galeria do seu celular, que tenha até 5 minutos.

O uso é bem simples, apesar de ser em inglês. Ao adicionar o vídeo, basta escolher a língua (Português Brazil) que ele mesmo cria automaticamente a legenda. Caso haja algum erro, basta editar manualmente.

FERRAMENTAS PARA WHATSAPP

32. SKEDit
Grátis

É um aplicativo mobile para agendamento de postagens em redes sociais, mas sua função mais bacana talvez seja a de agendar mensagens para serem enviadas via WhatsApp.

Se você tem clientes no Whats, essa talvez seja uma das ferramentas para mídias sociais que vai te ajudar a manter um bom relacionamento com a sua audiência.

FERRAMENTAS DE ORGANIZAÇÃO PARA QUEM TRABALHA COM MÍDIAS SOCIAIS

33. Evernote
Grátis

O Evernote é ideal para quem quer se organizar. Nele, você pode criar e compartilhar cadernos e notas com suas anotações.

A ideia é que você pode usá-lo para criar seus cronogramas de postagens, salvar pesquisas que tenha feito para seus posts, anotar a ideia de uma estratégia nova ou qualquer outra informação que achar necessária e acessá-la de qualquer lugar.

34. Trello
Possui versão grátis e pro

O Trello é uma boa opção de aplicativo para gerenciamento de projetos. Você pode criar quadros com as tarefas que deve fazer e tem diversas opções para marcá-las como feitas, incluir imagens, marcar o prazo de entrega, criar checklists e muito mais.

Os quadros podem ser usados individualmente ou compartilhados com outras pessoas. Por isso, se você tem mais membros que cuidam das suas mídias sociais, pode criar um quadro com eles para saber, por exemplo, qual tarefa cada um está realizando.

35. Google Keep
Grátis

É um serviço do Google para você armazenar suas ideias. Funciona quase como um bloco de notas, para você fazer anotações ou salvar até mesmo imagens de notas e recibos, por exemplo.

Ideal para quem tem o costume de fazer anotações rápidas e quer tê-las sempre à mão em qualquer lugar. Você pode usar para salvar uma ideia de post para sua página que teve enquanto você passeava no shopping, por exemplo.

FERRAMENTAS PARA CRIAÇÃO DE CHAT BOTS

36. ManyChat
Possui versão grátis e pro

O Chatbots são uma das grandes apostas na gestão de redes sociais e o ManyChat é uma das ferramentas que promete te ajudar a configurar um robô para sua página.

A ideia é criar bots que possam manter uma conversa completa com seus clientes de maneira rápida e intuitiva.

37. Chat Fuel
Possui versão grátis e pro

O Chat Fuel é uma das ferramentas para gestão de redes sociais que possibilita a criação de Chatbots para responder as pessoas que entram em contato com sua página.

A ferramenta em si é completamente gratuita, mas existe a possibilidade de adquirir uma versão pro, caso você precise de recursos adicionais.

OUTROS APLICATIVOS QUE QUEM TRABALHA COM MÍDIAS SOCIAIS PRECISA CONHECER

38. Fluid
Possui versão grátis e pro

Esta é uma ferramenta exclusiva para quem usa Mac. A ideia do Fluid é transformar qualquer site em um aplicativo para Mac e, com isso, facilitar — e muito — a vida de quem precisa logar com várias contas em uma rede social, por exemplo.

39. Keeper
Pago – 30 dias de teste

O Keeper é um gerenciador de senhas e um cofre digital. Ele cria senhas fortes, preenche senhas automaticamente e as organiza.

Ideal para uma empresa que precisa compartilhar senhas entre seus colaboradores ou até mesmo para quem sempre acaba esquecendo uma ou outra senha durante a gestão de redes sociais.

40. Pixel Helper
Grátis

O Pixel Helper é um aplicativo para Google Chrome que vai te ajudar a descobrir se os seus pixels de remarketing e conversão do Facebook estão funcionando corretamente.

Sempre que você acessar uma página que tenha um pixel, ele mostrará se ele está funcionando, o que está medindo e outras informações como ID e velocidade de carregamento, por exemplo.

41. LeadsZAPP
Pago

O LeadsZAPP é uma ferramenta com vários recursos para quem trabalha com marketing digital, como construção de funil de automação e páginas. Porém, um de seus recursos mais bacanas é a possibilidade de enviar notificações para seus leads via Facebook.

Ele funciona como um email e vai te auxiliar a gerar tráfego para sites e blogs. É uma forma muito eficaz de manter contato com sua audiência.

42. SimilarWeb
Grátis

Com a SimilarWeb você consegue obter informações sobre os sites de seus concorrentes. A ferramenta traz dados de como está o desempenho dos sites que você pesquisar, como fontes de tráfego, por exemplo.


E aí, já usa alguma dessas ferramentas nas mídias sociais da sua empresa?

Se você usa outras para colocar em prática sua estratégia de marketing digital, conta aqui nos comentários quais são. Nós vamos adorar conhecer!

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