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Grupo no Facebook: tudo o que você precisa saber para sua empresa

Um Grupo no Facebook pode ser uma carta na manga para sua empresa. Aprenda tudo sobre essas comunidades para usar seu negócio. Clique aqui e saiba mais!
Sumário

Um Grupo no Facebook pode ser uma carta na manga para sua empresa. Recentemente, o Facebook anunciou que a nova missão da rede social é unir as comunidades — e nada melhor do que os Grupos para cumprir essa tarefa.

Pare e pense: em quantos Grupos no Facebook você está agora? Com certeza são vários que você não deve nem saber de cabeça a quantidade. Mas aqueles mais especiais, que geram valor para você, devem ficar salvos nos seus favoritos.

Um Grupo no Facebook que atrai e que envolve as pessoas consegue construir um relacionamento com os demais participantes. E é aqui que você pode ter o pulo do gato no seu negócio. Quer maneira melhor de unir pessoas, gerar valor, construir autoridade e ainda promover sua marca? Um Grupo certamente pode ajudar.

Até o momento, só existem especulações sobre a possibilidade de criar anúncios para os Grupos no Facebook, nada concreto. Mas, com todo esse carinho e atenção que a equipe do Facebook vem dando para os Grupos, não é de se admirar que isso aconteça em algum momento.

Por isso, você precisa estar preparado e pensando no futuro! Aqui nesse texto, nós vamos te mostrar tudo o que você precisa saber sobre os Grupos do Facebook e, principalmente, como você pode usar esse canal de comunicação para promover sua empresa. E promover do jeito certo, sem ser um panfleteiro chato no grupo.

Saiba mais: WhatsApp Comunidades: Como criar, participar e gerenciar grupos

Por que criar um Grupo no Facebook

 

Os Grupos no Facebook não são locais destinados apenas para venda. Eu acredito que você já deve ter anunciado seus produtos em algum grupo que você participa, não é verdade? Mas não é só para isso que ele serve.

Você pode começar a estudar o perfil das pessoas do Grupo no Facebook e tirar proveito dessas informações no seu negócio. Não seja um panfleteiro, que fica postando todos os dias o seu produto. Seja uma pessoa que faz a diferença para essa comunidade.

Responda perguntas e interaja com o perfil da sua empresa. É natural que as pessoas comecem a perceber que a sua marca está dando atenção para elas no Grupo. E isso pode gerar um impacto poderoso em seu negócio: a autoridade da sua marca vai começar a surgir.

Tenha você um Grupo no Facebook da sua empresa

Participar de um Grupo é interessante. Agora, ter um Grupo relacionado ao seu negócio é melhor ainda.

Se você trabalha com coaching e tem um curso online, por exemplo. Quando você vender seu curso, você pode oferecer como um presente (para quem comprou e agora é seu aluno) o acesso a um grupo fechado.

Essa será uma comunidade exclusiva para os alunos trocarem experiências e para você interagir com eles. É um canal oficial que oferece valor às pessoas que participam.

Na prática o que percebemos tendo esse grupo para nossos alunos:

  • Mostramos dedicação com os nossos clientes.
  • Os demais clientes conseguem ver a nossa interação.
  • Encorajamos as pessoas a interagir.
  • Recebemos feedback de nossos clientes.
  • Percebemos que nossos clientes são leais.

Nós não queremos que um aluno compre o curso apenas uma vez. Queremos que após os 12 meses que ele tem para consumir o conteúdo, ele continue sendo nosso aluno.

Diferença entre Grupo no Facebook e Páginas

 

Essas são as diferenças básicas entre um Grupo e Página no Facebook. Para se aprofundar ainda mais no assunto, clique aqui.

Se você já tem uma página, você deve estar pensando por que ter um grupo também… E nós entendemos bem essa sua dúvida. Tenha em mente que os dois são universos distintos, mas que se complementam.

Ter uma página no Facebook é essencial para seu negócio. O funil de vendas vai acontecer ali, todo o contato com o seu cliente, geração de conteúdo e oferta do seu produto é feito na página. Sem contar que é aqui que você faz os seus anúncios.

Os Grupos surgem como um complemento. A ideia é que aqui seja um espaço de interação, capaz de deixar os usuários mais à vontade. Os participantes de um grupo se sentem especiais, já que é como se eles estivessem fazendo parte de um serviço de assinatura. E quando você responde essas pessoas, você gera ainda mais valor para a comunidade.

Informações do Grupo: recurso de métricas

 

Mais um ponto interessante para que você tenha um Grupo no Facebook. Agora, existe um recurso chamado Informações do Grupo. Por meio dessa função, os administradores dos grupos têm acesso a diversas métricas referentes à comunidade.

Você consegue saber:

  • Detalhes do crescimento: número de participantes, aumento de participantes, solicitações de entrada. Tudo pode ser exportado em planilhas para você fazer a análise.
  • Detalhes de envolvimento: horários de maior interação no grupo, dias da semana de melhor movimento, publicações mais relevantes, comentários, reações e muito mais.
  • Detalhes dos membros: acesso a uma lista com os colaboradores mais ativos no grupo.

É muita informação relevante que você tem acesso sendo administrador de um grupo. E que com certeza pode fazer a diferença em seu negócio.

Como criar um Grupo no Facebook

 

Ficou interessado? Para criar um Grupo no Facebook:

  1. Clique no ícone Grupo no Facebook: tudo o que você precisa saber para sua empresa no canto superior direito do Facebook.
  2. Selecione a opção Criar grupo.
  3. Dê um nome ao seu grupo.
  4. Adicione algumas pessoas já no momento da criação, se quiser.
  5. Selecione o nível de privacidade do grupo. Clique aqui para saber mais sobre as opções de privacidade.
  6. Clique em Criar

Pronto! Esse é o processo para a criação de um grupo no Facebook. Agora, prossiga com a configuração, adicionando imagem de capa e mais detalhes.

Estabeleça Políticas do Grupo no Facebook

Assim que você criar seu grupo, um ponto importante é montar um arquivo com todas as regras da comunidade.

Sempre vai aparecer um espertinho querendo fazer algo ilegal — por isso, você deve ter as políticas do grupo bem estabelecidas.

É bem simples: faça uma lista com todas as regras e as condutas inaceitáveis na sua comunidade. Quem sair da linha será removido do grupo.

Como remover pessoas do Grupo no Facebook

Para remover ou bloquear um membro:
  1. Clique na opção Membros na lateral esquerda do grupo.
  2. Localize o membro que deseja remover.
  3. Clique no ícone de engrenagem ao lado do nome do membro.
  4. Selecione Remover do grupo.
  5. Você pode escolher se quer remover todas as postagem desse membro.
  6. Você ainda pode escolher bloquear o membro do grupo.
  7. Clique em Confirmar.

Funções gerenciais no Grupo do Facebook

Existem duas funções gerenciais dentro de um Grupo no Facebook: administrador e moderador. Confira abaixo quais as atribuições que cada um deles possui:

 

Administrador de Grupo no Facebook pode:

  • Tornar outro membro um administrador ou moderador.
  • Remover um administrador ou moderador.
  • Gerenciar as configurações do grupo (por exemplo, alterar o nome do grupo, foto de capa ou configurações de privacidade).
  • Aprovar ou negar solicitações de participação.
  • Aprovar ou negar publicações no grupo.
  • Remover publicações e comentários em publicações.
  • Remover ou bloquear pessoas do grupo.
  • Fixar ou desafixar uma publicação.
  • Visualizar a Caixa de Entrada de Suporte.

Moderador de Grupo no Facebook pode:

  • Aprovar ou negar solicitações de participação.
  • Aprovar ou negar publicações no grupo.
  • Remover publicações e comentários em publicações.
  • Remover ou bloquear pessoas do grupo.
  • Fixar ou desafixar uma publicação.
  • Visualizar a Caixa de Entrada de Suporte.

Ufa, bastante informação sobre Grupo no Facebook! Agora queremos saber de você: depois de ler tudo isso, você se animou em criar um grupo para sua empresa? Conte aqui nos comentários como está sendo essa experiência.

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