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Grupos no Facebook e 6 dicas para gerenciar uma comunidade

Aprenda como criar, gerenciar e por que ter grupos no Facebook pode aumentar as vendas do seu negócio! Confira nosso guia completo
Sumário

Os grupos no Facebook podem ser uma carta na manga para sua empresa. A empresa de Mark Zuckerberg anunciou que a missão da rede social é unir as comunidades — e nada melhor do que os grupos do Facebook para cumprir essa tarefa.

Pare um pouco e pense: em quantos grupos no Facebook você está agora? Com certeza são vários, talvez você nem saiba de cabeça a quantidade.

Mas aqueles mais especiais, que geram valor para você, provavelmente devem ficar salvos nos seus favoritos.

Um grupo no Facebook que atrai e que envolve as pessoas consegue construir um relacionamento com os demais participantes. E é aqui que você pode ter o pulo do gato no marketing digital do seu negócio.

Que maneira melhor de unir seu público, gerar valor, construir autoridade e ainda promover sua marca? Um grupo no Facebook certamente pode ajudar.

Uma notícia boa para quem anuncia, é que o Facebook está testando Facebook Ads em grupos, algo que muitos sempre pediram. Mas, com todo esse carinho e atenção que a empresa vem dando para os grupos no Facebook, em breve estará disponível para todos.

Por isso, você precisa estar preparado e pensando no futuro! Aqui nesse texto, nós vamos te mostrar o que você precisa saber sobre os grupos no Facebook.

E, principalmente, como você pode usar esse canal de comunicação para promover a sua empresa. E promover do jeito certo, sem ser um panfleteiro chato no grupo do Facebook.

O que são grupos no Facebook?

Um grupo no Facebook é um lugar destinado aos membros da rede social, onde eles podem conversar sobre interesses que tenham em comum.

É possível criar um grupo no Facebook para qualquer coisa! Por exemplo, para um grupo de família, para praticantes de um determinado esporte, para quem quer vender, quem vai divulgar outros empreendedores, enfim, os mais variados assuntos.

Diferença entre grupos no Facebook e Páginas

Se você já tem uma Página no Facebook, deve estar pensando porque ter um grupo também, não é? E nós entendemos bem essa sua dúvida. Tenha em mente que os dois são universos distintos, mas que podem se complementar.

Ter uma Página no Facebook é essencial para seu negócio. O funil de vendas vai acontecer ali, todo o contato com o seu cliente, geração de conteúdo e oferta do seu produto é feito na Página. Sem contar que é aqui que você faz os seus anúncios.

Os grupos no Facebook surgem como um complemento. A ideia é que aqui seja um espaço de interação, capaz de deixar os usuários mais à vontade.

Os participantes de grupos no Facebook se sentem especiais, já que é como se eles estivessem fazendo parte de um serviço de assinatura. E quando você responde essas pessoas, você gera ainda mais valor para a comunidade.

Essas são as diferenças básicas entre um grupo no Facebook e uma Página.

Como criar grupos no Facebook 

Ficou interessado em explorar as vantagens que os grupos no Facebook podem trazer para o seu negócio? Então vamos te ensinar como criar um novo grupo no Facebook:

Passo 1. Clique no ícone de mais (+) disponível no canto superior direito do Facebook;

Passo 2. Selecione a opção Grupo;

Passo 3. Dê um nome ao seu grupo e escolha a opção de privacidade que deseja;

Passo 4. Se quiser, adicione seus amigos já no momento da criação;

Passo 5. Clique em Criar.

Pronto! Esse é o processo para a criação de grupos no Facebook. Agora, prossiga com a configuração, adicionando imagem de capa, descrição e mais detalhes.

Por que criar grupos no Facebook?

Os grupos no Facebook não são locais destinados apenas para venda. Provavelmente você já deve ter anunciado seus produtos em algum grupo que participa, não é verdade? Mas não é só para fazer isso que ele serve.

Como participante, você pode começar a estudar o perfil das pessoas do grupo no Facebook e tirar proveito dessas informações no seu negócio.

Não seja um panfleteiro, que fica postando todos os dias o seu produto em grupos no Facebook. Seja uma pessoa que faz a diferença para essa comunidade que você participa.

Sempre que possível responda perguntas e interaja com o perfil da sua empresa. É natural que as pessoas comecem a perceber que a sua marca está dando atenção para elas nos grupos do Facebook.

E isso pode gerar um impacto poderoso em seu negócio: a autoridade da sua marca vai começar a surgir!

Participar de grupos no Facebook é interessante. Agora, ter um grupo relacionado ao seu negócio é melhor ainda. Por isso, indicamos fortemente que tenha você um grupo no Facebook da sua empresa.

Se você trabalha com coaching e tem um curso online, por exemplo, quando vender seu curso, você pode oferecer como um presente (para quem comprou e agora é seu aluno) o acesso a um grupo fechado.

Essa será uma comunidade exclusiva para os alunos trocarem experiências e para você interagir com eles. É um canal oficial que oferece valor às pessoas que participam.

No nosso negócio, quando uma pessoa compra o treinamento, ela tem a chance de participar de um grupo no Facebook secreto exclusivo só para alunos.

Na prática, o que percebemos tendo esse grupo no Facebook para nossos alunos:

  • Mostramos dedicação com os nossos clientes;
  • Os demais clientes conseguem ver a nossa interação;
  • Encorajamos as pessoas a interagir;
  • Recebemos feedback de nossos clientes;
  • Percebemos que nossos clientes são leais;
  • Um local onde você pode gerar valor e até vender outros produtos, pois já são seus clientes.

Métricas dos Grupos no Facebook 

Mais um motivo interessante para que você tenha um grupo no Facebook: as Informações do Grupo. Por meio dessa função, os administradores dos grupos no Facebook têm acesso a diversas métricas referentes à comunidade.

Com ela você consegue saber, por exemplo:

  • Detalhes do crescimento: número de participantes, aumento de participantes, solicitações de entrada. Tudo pode ser exportado em planilhas para você fazer a análise;
  • Detalhes de envolvimento: horários de maior interação no grupo, dias da semana de melhor movimento, publicações mais relevantes, comentários, reações e muito mais;
  • Detalhes dos membros: acesso a uma lista com os colaboradores mais ativos no grupo, além de dados sobre faixa etária, gênero, países e cidades de onde os membros do Facebook são.

Para acessar as informações do grupo:

Passo 1. Acesse o grupo;

Passo 2. No menu à esquerda, localize a opção Informações logo abaixo de Ferramentas do Administrador;

Passo 3. Clique na métrica que deseja analisar: Crescimento, Envolvimento, Administradores e moderadores ou Membros do grupo.

É muita informação relevante que você tem acesso sendo administrador de um grupo no Facebook. E que, com certeza, pode fazer a diferença em seu negócio.

Funções Gerenciais dos Grupos no Facebook

Existem duas funções gerenciais dentro dos grupos no Facebook: administrador e moderador. Confira abaixo quais as atribuições que cada um deles possui:

Administrador

  • Tornar outro membro um administrador ou moderador;
  • Remover um administrador ou moderador;
  • Gerenciar as configurações do grupo (por exemplo, alterar o nome do grupo, foto de capa ou configurações de privacidade);
  • Aprovar ou recusar solicitações de participação;
  • Aprovar ou recusar publicações no grupo;
  • Excluir posts e comentários em publicações;
  • Remover, silenciar ou bloquear pessoas do grupo;
  • Marcar e desmarcar uma publicação como Avisos;
  • Programar posts no grupo.

Moderador

  • Aprovar ou recusar solicitações de participação;
  • Aprovar ou recusar publicações no grupo;
  • Excluir posts e comentários em publicações;
  • Remover, silenciar ou bloquear pessoas do grupo;
  • Marcar e desmarcar uma publicação como Avisos;
  • Programar posts no grupo.

Para tornar alguém administrador ou moderador de grupos do Facebook:

Passo 1. Clique na opção Membros abaixo da foto da capa do grupo;

Passo 2. No campo de busca de membros, localize o perfil que deseja tornar administrador ou moderador;

Passo 3. Clique nos três pontos ao lado do nome do membro;

Passo 4. Selecione Tornar administrador ou Tornar moderador;

Passo 5. Clique em Enviar convite.

Se quiser cancelar um convite que enviou para alguém se tornar administrador ou moderador do grupo, acesse Administradores e moderadores convidados.

Em seguida, clique nos três pontos ao lado do nome e selecione Cancelar convite para administrador ou Cancelar convite para moderador.

Uma boa dica para quem vai criar, administrar ou moderar um grupo no Facebook: estabeleça as políticas e regras da sua comunidade!

Assim que o grupo for criado, um ponto importante é montar uma lista com todas as regras da comunidade. E o Facebook tem um espaço especifico dentro do grupo onde você poderá listar até 10 regras, o Regras do Grupo.

Sempre vai aparecer algum espertinho querendo fazer algo que possa ir contra as regras do próprio Facebook, que seja ilegal ou que poste algo que não tem nada a ver com o objetivo do seu grupo.

Por isso, você deve ter as políticas do grupo bem estabelecidas e disponíveis para todos os membros acessarem. Dessa forma, quem sair da linha será silenciado ou até removido do grupo.

Táticas para gerenciar grupos no Facebook

Existem algumas táticas que podem te ajudar a gerenciar grupos no Facebook de um jeito mais prático e nós vamos te mostrar as principais aqui:

  1. Use as perguntas de participação

Ao fazer perguntas para os membros que solicitam a entrada em grupos no Facebook, você tem mais controle sobre quem participa da sua comunidade.

É possível fazer até 3 perguntas para os membros responderem quando pedirem para entrar no grupo ou forem convidados. E você poderá alterá-las nas configurações a qualquer momento.

Para configurar as perguntas aos membros do grupo acesse Perguntas de participação no menu de Ferramentas do Administrador.

Um exemplo para o uso das Perguntas de participação é se você criou o grupo no Facebook apenas para seus alunos ou clientes que adquiriram um produto da sua empresa.

Utilize a pergunta para pedir algum dado relacionado a compra do produto ou serviço. Nos nossos cursos, solicitamos o email cadastrado na compra.

  1. Defina a localização do grupo

Uma coisa que é muito importante nos grupos no Facebook é ser visto, é ser encontrado. Exceto se você tem um grupo secreto.

Se o seu intuito como empresa local é fazer com que mais pessoas te encontrem e fazer sua comunidade no Facebook crescer, você pode configurar o recurso de Localização.

Em Configurações, na lateral esquerda do grupo, você encontrará a opção de Localização e poderá definir a região que seus grupos no Facebook abrangem.

A dica é definir isso com base na localização do seu negócio, caso você tenha um estabelecimento físico. Isso ajudará as pessoas próximas a você a encontrarem o seu grupo, caso elas façam uma pesquisa no Facebook pelo tema.

Pense que você tem um restaurante, ao criar um grupo sobre seu estabelecimento, é interessante que pessoas próximas ao local participem do grupo, não acha?

De que adianta seu restaurante ser no Paraná e a maioria dos membros da Bahia? A probabilidade de eles irem no restaurante são mais baixas.

Além de caprichar na localização, sempre vale o aviso de criar uma boa descrição sobre seu grupo no Facebook. Quanto mais completa e detalhada, maiores serão as chances de os usuários da plataforma localizarem seu grupo no meio da multidão.

Grupos no Facebook

  1. Programe postagens em grupos no Facebook 

Você sabia que os membros que são administradores ou moderadores de grupos no Facebook podem programar postagens? Essa é uma estratégia bem bacana para você garantir que sempre tenha conteúdo novo rolando em sua comunidade.

Basta iniciar uma postagem normalmente no grupo e, ao invés de clicar em Publicar, você deve clicar no ícone de calendário para programar a data e hora da sua publicação.

O fluxo de novidades em um grupo no Facebook é bem importante para prender a atenção dos participantes. Pense em você como usuário: você gosta de um grupo que nunca tem novidades?

Provavelmente, pouco tempo depois, você acaba saindo de um grupo paradão desse jeito. Por isso, aposte no agendamento de conteúdo para motivar os membros dos seus grupos no Facebook a publicarem conteúdos também, combinado?

  1. Ative as notificações

Como administrador ou moderador de grupos no Facebook, nós podemos receber dois tipos de notificações. A primeira é sobre postagens e a segunda é sobre a entrada de novos membros no grupo.

É muito importante que você fique atento ao que vai surgir no seu grupo no Facebook. Muitas vezes, se não estiver com os olhos em cima do conteúdo publicado, você vai ter que apagar um incêndio.

Por isso, é essencial que você esteja de olho na moderação dos grupos no Facebook. Isso requer tempo, requer dedicação, mas a partir do momento que você se compromete a ter um grupo voltado para o seu negócio, isso é indispensável.

Além disso, também é importante ter as notificações de novos membros ativadas para que você não deixe um cliente esperando por muito tempo.

Aqui na nossa empresa, nós temos um grupo no Facebook secreto exclusivo para alunos. Todo aluno que compra o curso ganha o passaporte de acesso e deve solicitar a entrada, que fica pendente para um dos administradores aprovar.

Recebendo avisos de novas solicitações, a equipe consegue confirmar se o usuário que comprou o curso é o mesmo que está solicitando o acesso, e liberá-lo (ou não).

Para ativar as notificações de novas postagens dos grupos no Facebook:

Passo 1. Clique nos três pontos (fica ao lado do ícone de busca do grupo);

Passo 2. Escolha a opção Gerenciar notificações e selecione Todas as publicações;

Passo 3. Clique em Salvar.

Para ativar notificações de novos membros dos grupos no Facebook, o passo-a-passo é o mesmo das postagens, basta ativar o botão Notificações de solicitações de entrada e clicar em Salvar.

Outra notificação que pode ajudar no gerenciamento de grupos no Facebook, é o de comentários de publicações. É importante caso você sinta que um post no grupo pode sair da linha ou ser mais polêmico.

Também é interessante ativar as notificações caso você tenha feito ou visto uma postagem e deseje ficar atento às respostas.

Para monitorar comentários em grupos no Facebook é só clicar nos três pontos, localizados no canto superior direito da publicação, e depois em Ativar notificações dessa publicação.

  1. Filtros de solicitações de entrada

Nem todo mundo sabe, mas existem vários filtros para você ordenar as pessoas que solicitam a entrada em grupos no Facebook. Eles serão seu melhor amigo, principalmente se tiver um volume grande de solicitações.

Para visualizá-los, acesse Solicitações de Entrada no menu de Ferramentas do Administrador.

Esses filtros facilitam bastante o trabalho de gerenciar grupos no Facebook. Você consegue visualizar rapidamente os pedidos de membros, aprovar e reprová-los com base nessas informações.

  1. Remova os membros que incomodam

Quando for criar grupos no Facebook, é importante que você estipule as regras da comunidade. É praticamente um manual de boas maneiras dos membros.

Quem sair da linha, você remove do grupo, sem peso na consciência, sem tempo ruim! Sim, você não precisa manter todo mundo no grupo para o resto da vida!

Muita gente fica com medo de remover um cliente da lista de contato, mas acredite: existem pessoas que apenas sugam a sua energia.

Não é bacana que esses membros continuem no seu grupo, já que estão ali apenas para causar.

Para aprender como excluir alguém dos grupos no Facebook, continue acompanhando esse post pois ensinaremos o passo-a-passo.

Como participar de grupos no Facebook?

Dependendo das configurações escolhidas pelos administradores do grupo que deseja participar, talvez será preciso aguardar até que alguém aprove a sua solicitação.

Existem grupos no Facebook que são secretos, então não aparecem nos resultados da pesquisa. Para participar desse tipo de grupo, um membro dele precisa enviar um convite para você.

Veja como participar de grupos no Facebook com seu perfil ou sua Página:

Passo 1. No seu Feed de Notícias, clique na opção Grupos no menu à esquerda da tela;

Passo 2. Na barra de pesquisa, digite palavras-chave que se relacionam ao grupo que está procurando;

Passo 3. Escolha o grupo que deseja participar e clique em + Participar do grupo sob a foto da capa;

Passo 4. Se a configuração do grupo permitir, será possível escolher se você quer participar usando seu perfil ou sua Página;

Passo 5. Clique em Participar do grupo.

Como mencionamos no tutorial acima, o administrador de um grupo no Facebook pode configurar se irá permitir ou não que Páginas participem da comunidade.

Se escolher participar de grupos no Facebook como Página, é importante lembrar:

  • Uma Página do Facebook pode ter vários administradores então, dependendo das configurações, algumas ou todas as pessoas que gerenciam a Página podem ver e interagir com as publicações e os membros do grupo;
  • As Páginas só conseguem pedir para participar de grupos, elas ainda não podem receber convites para participar deles;
  • Somente os administradores da Página podem pedir para participar de um grupo no Facebook.

Como remover pessoas de grupos no Facebook? 

Se você é administrador ou moderador de grupos no Facebook, poderá excluir ou até mesmo bloquear membros quando quiser.

Para remover pessoas de grupos no Facebook siga o passo-a-passo abaixo:

Passo 1. Clique na opção Membros abaixo da foto da capa do grupo;

Passo 2. Localize o perfil que deseja remover ou bloquear no campo de busca de membros;

Passo 3. Clique nos três pontos ao lado do nome do membro;

Passo 4. Selecione a opção Remover membro para removê-lo do grupo, ou Bloquear membro, caso não queria que ele encontre o grupo novamente;

Passo 5. Em seguida, você poderá escolher se quer remover ou não todas as postagens desse membro;

Passo 6. Clique em Confirmar.

Sabia que você também pode criar grupos no Facebook vinculados a uma Página? Ao vincular um grupo a uma Página, você traz mais credibilidade para a comunidade, já que as pessoas podem ver que ele tem relação com uma fanpage oficial.

Confira todos os passos que você deve seguir para vincular um grupo no Facebook à sua Página, clicando aqui.

Ufa, bastante informação sobre grupos no Facebook! Agora queremos saber de você: depois de ler tudo isso, você se animou em criar um grupo nas redes sociais para sua empresa?

Conte aqui nos comentários como está sendo essa experiência.

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