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IGTV: 5 coisas que você precisa saber sobre o recurso

O IGTV é a aposta do Instagram para pegar sua fatia no mercado de vídeos verticais. Conheça 5 fatos sobre o recurso de vídeos do Instagram

O IGTV é a aposta do Instagram para pegar sua fatia no mercado dos vídeos, só que com um detalhe: IGTV são vídeos verticais.

A ideia da rede social é movimentar o mercado de vídeos mais longos, assim como as plataformas mais consolidadas como YouTube e Facebook.

A proposta do IGTV é a produção de conteúdos em vídeos verticais para facilitar a experiência na versão mobile.

Para o Instagram, esse é um modelo de conteúdo que vai ao encontro da tendência de mercado que sugere que a maioria do tráfego de dispositivos móveis será motivada por conteúdos em vídeos.

Em um primeiro momento, pode parecer difícil e trabalhoso incluir um novo formato de conteúdo em sua agenda.

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Porém, o processo para começar a usar essa ferramenta é extremamente simples e você pode facilmente adaptar alguns dos conteúdos que você já produz para ela.

Esse recurso está disponível para ser usado no aplicativo nativo do Instagram ou no próprio app do IGTV.

Você também tem a opção de publicar seus vídeos verticais usando a versão desktop do Instagram, o que torna a utilização da ferramenta ainda mais fácil.

Se você ainda tem dúvidas de como o IGTV pode potencializar a sua estratégia no Instagram, listamos 5 pontos que vão te ajudar a entender melhor esse recurso.

IGTV como funciona: 5 coisas que você precisa saber

1) O que é IGTV

O IGTV é mais um canal de conteúdo dentro do Instagram. Com ele, você pode publicar vídeos de até 60 minutos em formatos verticais.

Na parte superior do app, você verá o símbolo do IGTV (tipo uma televisão) onde entrará no feed de vídeos verticais e mais longos. Então, quando nos referimos ao Instagram, temos possibilidades: feed, stories, reels e IGTV. Cada um com suas particularidades.

O Instagram também disponibilizou um app próprio para baixar IGTV. Faça o download na Apple Store ou no Google Play.

2) Por que o Instagram lançou esse app?

O IGTV é uma forma disruptiva de consumo de conteúdo adaptada ao mobile. Já temos o YouTube que é líder desse segmento, também para dispositivos móveis.

Um dado interessante é que até 2021, o percentual de 78% de todo o tráfego mobile na internet será com vídeos.

Logo, abrir mais um canal de consumo desse formato, com vídeos mais longos do que os tradicionais 60 segundos, é um grande passo do Instagram para ter mais audiência, mais produtores de conteúdo e, para nós o principal: mais um canal para exibir publicidade.

3) Como você pode usar o IGTV?

Se você quiser apenas consumir o conteúdo do IGTV, a forma mais fácil é pelo próprio app do Instagram.

Mas, se você quiser ter um canal no IGTV e se aprofundar mais nas funcionalidades, você pode usar o app disponível para iOS e Android.

A ideia do canal é a mesma do YouTube: criar quadros, divulgar conteúdos e videoclipes. Porém, o que muda é o formato. No IGTV, você pode subir vídeos verticais com duração mínima de 15 segundos e máxima de 60 minutos.

Qualquer pessoa cadastrada no Instagram pode ter um canal do IGTV. E, assim que alguém que você segue no Instagram postar um vídeo, você vai receber a notificação no próprio aplicativo.

Além disso, no IGTV você também receberá recomendações de vídeos baseados em seus interesses. E claro, compartilhar os vídeos por meio de direct com seus seguidores.

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4) Explore esse novo terreno

Quando recursos assim saem, é sempre bom estar por dentro para entender como se posicionar neles. Hoje, se destacar no YouTube é muito mais difícil se comparado quando ele surgiu.

Segundo o CEO do Instagram, Kevin Systrom, “Agora estamos focando em engajamento…Mas, obviamente é um lugar muito interessante para estar. Haverá muitos criadores (de conteúdo) ganhando dinheiro.”

Se o seu intuito é ser um criador de conteúdo e viver disso, quanto antes você entender o jogo e criar canal no IGTV, mais chances terá de se destacar.

Agora, se você quer entender como o IGTV pode ajudar seu negócio, aí é importante respirar fundo.

5) Por onde começar no IGTV?

Acreditamos que a primeira coisa a fazer é entrar no IGTV e estudar. Ver o que os canais estão fazendo, artistas, grandes empresas. Depois, pensar como você pode explorar os recursos do IGTV para o seu público.

Se você já usa o YouTube, a lógica é muito parecida: buscar retenção dos seus vídeos para ser sugerido quando os usuários entrarem no IGTV.

Mas, o mais importante é ter uma estratégia e ir entendendo o canal. Mesmo que você ainda não esteja pronto para postar, crie seu canal.

Assim, você reserva seu espaço e pode ir trabalhando no planejamento e uma hora a publicação sai!

IGTV COMO USAR: VEJA COMO CRIAR UM CANAL E POSTAR SEUS VÍDEOS

Agora que você já sabe para que serve o IGTV, vamos te ensinar como criar o seu canal e como postar seus vídeos.

Passo 1. Para publicar pelo aplicativo do Instagram, você deve clicar no Ícone lupa. Ele se encontra no menu abaixo na tela;

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Passo 2. Em seu feed de pesquisa, clique na opção IGTV;

Passo 3. Para publicar seu vídeo no IGTV, clique no Ícone mais, no canto superior direito;

Passo 4. Escolha o vídeo que deseja publicar em sua galeria e clique sobre ele. Lembrando: Vídeos com, no mínimo, 15 segundos e máximo de 60 minutos;

Passo 5. Clique em Avançar;

Passo 6. Escolha a capa do seu vídeo. Ela poderá ser uma parte mais favorecida da filmagem ou até uma nova imagem de sua galeria. Depois clique em Avançar;

Passo 7. Antes de publicar no IGTV, você poderá adicionar uma legenda para o seu vídeo e uma breve descrição (essa segunda de forma opcional).

Se desejar manter uma prévia do vídeo em seu feed, ative a opção Publicar uma Prévia. Depois disso é só clicar em Publicar no IGTV.

Prontinho, seu canal foi criado com a sua primeira publicação.

Você também pode usar um caminho mais simples de criar seu canal. Quando você publica um vídeo com mais de 30 segundos em sua página, o Instagram pergunta se deseja cortar esse vídeo ou postar no IGTV.

Essa publicação terá o mesmo efeito que o passo a passo anterior que listamos.

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Ao entrar na funcionalidade, você vai se deparar com os vídeos dos perfis que você segue, tanto pelo próprio aplicativo da ferramenta, quanto pelo aplicativo nativo do Instagram.

Lembrando que o formato dos vídeos no IGTV é vertical. Por isso, se você tem um vídeo em widescreen, por exemplo, você só vai conseguir postá-lo se adaptá-lo para a versão vertical.

Para isso, você pode usar o aplicativo InShot para adaptar os seus vídeos horizontais para a proporção dos vídeos para o IGTV.

Agora você já sabe como postar no IGTV. Seu vídeo vai ao ar em seu canal e todos os seus seguidores serão notificados. Além disso, ele ficará em destaque no seu perfil do Instagram.

Saiba Mais: Instagram Reels: o que é e como usar em 6 passos simples

COMO CRIAR SÉRIES NO IGTV

O IG lançou uma nova plataforma com a opção de publicar uma série de vídeos. O recurso série permite que você organize seus vídeos com tags e publique vários vídeos quando tiver um conteúdo extenso.

Conteúdos organizados dessa forma melhoram a experiência do usuário, já que existe uma sequência lógica da série em que o próximo começará a rodar automaticamente. Veja como criar uma série:

Passo 1. Siga os passos para publicar seus vídeos, conforme o passo a passo anteriormente apresentado;

Passo 2. Depois de editada todas as informações, clique na opção Adicionar à Serie;

Passo 3. Clique em Criar sua Primeira Série;

Passo 4. Digite um nome para sua série e uma breve descrição, se desejar. Depois é só clicar no sinal destacado na imagem, para concluir.

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Prontinho, sua série foi criada. Agora quando postar o segundo vídeo da série, é só o incluir nessa tag.

Assim seus usuários assistirão seu conteúdo de forma contínua independente da quantidade de vídeos. E o melhor: sem a possibilidade de rodar um vídeo fora de contexto na sequência.

COMO ASSISTIR VÍDEOS DE OUTROS CANAIS

Para começar a publicar o seu conteúdo, uma estratégia interessante é ver o que seus concorrentes ou referências no mercado, estão compartilhando.

Vale a pena dar uma olhadinha e tirar inspirações para seus vídeos.

Para acessar o conteúdo de outros perfis, basta entrar no perfil de quem você gostaria de visualizar o canal.

Nesse perfil, clique na aba IGTV. O conteúdo publicado e as séries criadas estarão disponíveis nessa aba.

O que achou desse formato de vídeos do Instagram? Se você quer mais conteúdos de como usar essa ferramenta para potencializar a sua estratégia nas redes sociais, deixe aqui seu comentário.

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16 Comentários

    • Avatar
      Glaucia Périco
      Responder

      Oi, Matthaeus
      Algumas vezes os recursos demoram um pouco pra chegar para todos os usuários.
      Um abraço, #EquipeCP

  • Avatar
    Angelina
    Responder

    Eu sou dançarina e gostaria muito de postar vídeos meus dançando no IGTV pra poder divulgar meu trabalho, mas a minha dúvida é o seguinte, no IGTV posso colocar a música de fundo de música famosa, já que o facebook fez contrato com grande gravadoras? Ou pode acontecer o problema dos direitos autorais? Embora eu posto nos meus vídeos normais do feed depois dos contratos, nunca aconteceu nada, porém as músicas são cortadas, no IGTV no caso seria a música completa e fico com medo de ter a conta bloqueada por isso. Agradeço desde já a atenção.

    • Avatar
      Glaucia Périco
      Responder

      Oi, Angelina
      Acredito que as regras referentes a direitos autorais valem também pro IGTV. É provável que seu vídeo tenha o áudio bloqueado, assim como no feed.
      Um abraço, #EquipeCP

  • Avatar
    Cristina
    Responder

    Olá Tudo bem?
    Estive a ler mas não vejo como fazer isto. Os meus videos de dicas são gravados em câmara Cannon, Estão no computador. Já tentei subir com o postgrain. Mas diz que tem mais de 50mb então não sobe.Capa e tdo é trabalhado no computador. Imagine emtão como é complicado. Sobre nome de canal não vejo as opções que a Camila apresenta nestes artigo nas fotos. Já coloquei um video no igtv mas o nome que aparece é o de defeito do meu perfil. Não sei se se pode mudar. Grata e agradeço a vossa ajuda

  • Avatar
    Claudia
    Responder

    Por que as pessoas não conseguem ouvir o áudio do IGTV se entram direto no canal? Alguns seguidores reclamaram que só acessam o áudio qdo vêm o video no Stories.

    • Avatar
      Glaucia Périco
      Responder

      Oi, Claudia
      Algumas vezes basta que a pessoa aperte o botão de aumentar o volume do celular para que o áudio seja ativado.
      Um abraço, #EquipeCP

  • Avatar
    Lucy
    Responder

    Tentei gravar e no meu caso o video parou cpom 10 minutos. Como consigo fazer videos de 60 minutos???

    • Avatar
      Glaucia Périco
      Responder

      Oi, Lucy
      Parece que os vídeos de 60 minutos ainda não estão disponíveis para todas as contas.
      Um abraço, #EquipeCP

  • Avatar
    Belchior
    Responder

    O IGTV veio para concorrer diretamente com o Youtube e entrar de vez nesse mercado de conteúdos por vídeo. afinal a maioria do conteúdos serão consumidos por meio de vídeo.

  • Avatar
    Flávia Bismara
    Responder

    Estou com problemas no IGTV, estava publicando videos normal nele. Mas quinta feira eu postei uns videos e percebi que não estava tendo visualizações, então eu vi que eles não estão visiveis para o publico, e eu não consigo resolver. PODE ME AJUDAR??

    • Avatar
      Glaucia Périco
      Responder

      Recomendo buscar o suporte do Instagram, Flávia
      Um abraço, #EquipeCP

  • Avatar
    Álvaro
    Responder

    É possível padronizar a imagem de fundo no ícone do IGTV ou ele sempre será o último video postado? Gostaria que ele seguisse o mesmo formato dos demais ícones criados nos destaques.

  • Avatar
    mariana
    Responder

    vale a pena investir tempo para fazer vídeos no igtv em 2020? Parece que não “pegou”…

    • Avatar
      Camila Porto
      Responder

      Oi, Mariana
      Tem muita gente investindo nesse formato, principalmente depois que a prévia do IGTV passou a ser veiculado nos feeds. Vale avaliar se é um formato que o seu público tem interesse em consumir.
      Um abraço,
      #EquipeCP

  • Avatar
    Alcance Certo
    Responder

    Parabéns pelo artigo, Camila Porto!
    O Instagram está na luta de fazer o IGTV dar certo. Um dia ele vai conseguir.
    Mas você acredita que o IGTV um dia conseguirá superar o Youtube?

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